Viagem de carro – 10 opções de roteiros incríveis!

Antes mesmo da pandemia dominar o planeta, road trips já eram uma das minhas formas preferidas de explorar o mundo. Uma viagem de carro te dá muito mais liberdade e abre um leque enorme de opções, visto que não há necessidade de manter um roteiro tão rígido, permitindo que você curta mais o caminho e, quem sabe, acabe se deparando com algo que você nunca viu nas redes sociais ou blogs especializados!

Nesse artigo decidi elencar 10 viagens de carro incríveis que já fiz. Tarefa nada fácil, diga-se de passagem!! Em ordem crescente, são elas:

10- Viagem de carro pelo interior de São Paulo

Apesar de não chamar muita atenção pela proximidade, o interior de São Paulo tem cidades incríveis e é possível unir várias delas em uma só viagem. Além disso é uma excelente alternativa para quem é de SP e ainda não se sente seguro para se aventurar muito longe por hora.

Por exemplo, unir Votuporanga, São José do Rio Preto e Araraquara com uma paradinha em Bueno de Andrada para comer uma das melhores coxinhas do estado!!

Praça da Matriz em Socorro

E que tal Socorro e Jundiaí, onde tem uma coxinha com massa de mandioca divina no Kiosque Roseira, além da rota do vinho!!

Outra combinação que adoro é Avaré com uma paradinha em Sorocaba para me deliciar com a melhor coxinha do mundo, a da Padaria Real. Já deu para perceber que amo coxinha, né?

Pôr do Sol na represa de Jurumirim em Avaré
Pôr do Sol na represa de Jurumirim em Avaré

Todas essas combinações são possíveis com pequenos desvios no caminho, pois estão conectadas por uma estrada principal comum entre elas.

Mais sobre o interior de São Paulo

9- Dobradinha Cunha-Paraty

Essa viagem é recomendada para quem está de carro. Isso porque o transporte público entre as duas cidades é escasso.

Aqui o caminho faz parte da experiência, já que um trecho da Estrada Real une as duas cidades.

Em Cunha, no estado de São Paulo, você poderá apreciar o artesanato, a comida e a cerveja artesanal; fazer trilhas como da Pedra da Macela, de onde se tem uma vista incrível das baías de Paraty e Angra dos Reis, e curtir o pôr do sol nos campos de lavanda do Lavandário ou Contemplário.

Lavandário em Cunha

Já em Paraty, você se encantará com o centro histórico da cidade e suas lindas praias e ilhas. Não deixe de fazer um passeio de escuna ou lancha pelo litoral. Vale cada centavo!

Paraty

Mais sobre Cunha e Paraty

8- Viagem de carro por Minas Gerais

Assim como o interior de São Paulo, Minas Gerais têm diversas cidades que são facilmente interligadas em uma viagem de carro.

Em nosso último roteiro pelo estado passamos por algumas cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del Rei e a charmosa Tiradentes.

Extrema – MG

E tem coisa melhor que estar em contato com parte da história do nosso país enquanto nos deliciamos com a maravilhosa culinária mineira?

Outra vantagem de estar de carro: poder colocar no porta malas as compras de queijos e doces mineiros! Credo, que delícia!!

Mais sobre Minas Gerais

7- Explorando o Altiplano Boliviano

Engana-se quem acha que o ponto alto da viagem de carro pelo Altiplano Boliviano é o Salar de Uyuni. Esse pedacinho da cordilheira dos Andes tem lagunas de diversas cores, bofedales, Gêiseres, montanhas, paisagens espetaculares de fazer cair o queixo dos apaixonados pela natureza.

Nossa viagem pela Bolívia iniciou lá na fronteira com o Chile, pertinho do Deserto do Atacama, e encerrou na cidade de Uyuni.

Ainda quero voltar para ver o Salar de Uyuni espelhado!

Mais sobre a Bolívia

6- Viagem de carro entre Sergipe e Alagoas

Quem me acompanha já sabe que não sou muito de praia e calor. Então como fomos parar no nordeste?? Tudo culpa do Rio São Francisco!!!

Grande parte dessa road trip pelos estados de Sergipe e Alagoas foi beirando o belíssimo Velho Chico. Fomos de sua foz até quase a divisa com a Bahia, percorrendo toda a divisa entre Sergipe e Alagoas.

Foz do rio São Francisco

Mas teve praia e história também! Conhecemos as cidades históricas de Penedo e Piranhas no Alagoas, São Cristóvão e Laranjeiras em Sergipe.

Por ser um estado tão pequenininho, conseguimos explorar todo o litoral do Sergipe, incluindo o belíssimo Pantanal Sergipano.

Cânions do Xingó

E já que era logo ali, fomos tietar em Mangue Seco, lá na Bahia, que foi cenário da abertura da famosa novela Tieta!

Nessa viagem ainda conhecemos melhor a deliciosa comida nordestina. Saudades que fala né?

Mais sobre Sergipe e Alagoas

5- Aos amantes de vinhos – Mendoza!

Pouco apaixonada que sou pelos vinhos argentinos, Mendoza é um dos poucos lugares do mundo que pretendo voltar várias vezes. São tantas vinícolas para visitar que foi uma tarefa dificílima eleger as 10 que conhecemos durante nossa viagem.

Decidimos alugar um carro para poder visitar vinícolas que normalmente não são incluídas pelas agências de viagem, mas também para economizar uma boa grana para gastar tudo em vinho!!!

Pois é, voltamos com somente 21 garrafas… mas só porque atingimos o peso máximo!

Durante nosso roteiro de 4 dias, 3 foram reservados para conhecer cada uma das regiões produtoras: Maipu, Lujan de Cuyo e Valle de Uco. No quarto dia fizemos o roteiro conhecido como Alto Montanha, com paisagens maravilhosas, incluindo o Aconcágua.

Essa viagem foi incrível pois, além de tudo, nevou no meu aniversário!!!!!!!!

E como nevou!

Mais sobre Mendoza

4- Viagem de carro pela Mesopotâmia – Curdistão Turco

Barbara do céu, onde é isso?? O Curdistão turco é a parte do território Curdo que fica no sudeste da Turquia, perto da fronteira com o Iraque e a Síria. Os curdos são um povo sem pátria, como os palestinos.

Mardin

Essa região é ainda pouquíssima explorada pelos turistas em geral. Brasileiro então, coisa rara por lá! Mas acredito que seja por puro desconhecimento da existência da região. Muitos locais com quem conseguimos falar jamais tinham visto um brasileiro.

O curdistão turco, que inclui cidades importantes como Diyarbakir e Mardin, é riquíssimo em história. Ali nada mais é que uma parte da Mesopotâmia, região importantíssima na história antiga. São inúmeras as ruínas, muitas delas ainda por serem descobertas, como as da antiga cidade romana de Dara.

Cisterna de Dara

E a culinária dessa região? Gente do céu, que comida maravilhosa!

Decidimos explorar a região de carro porque os pacotes para lá eram raros e caros. Além disso, os pontos de interesse ficam muito distantes uns dos outros, com poucas opções de transporte público. Apesar de alguns perrengues, foi uma experiência única que recomendo a todos!

Mais sobre o Curdistão Turco

3- O surpreendente Noroeste Argentino

Acho que você já deve ter ouvido falar da cidade de Salta. Pois ela, juntamente com Jujuy, faz parte do Noroeste Argentino, localizado bem na fronteira com a Bolívia e o Deserto do Atacama, no Chile.

Serranias del Hornocal

Assim, a região é um misto das belezas encontradas nestes dois países. Ficamos impressionados com as montanhas coloridas do Hornocal e os formatos das rochas nas Quebradas das Flechas e das Conchas, nos divertimos fazendo fotos em perspectiva nas Salinas Grandes e nos deliciamos com os vinhos de Cafayate.

O Noroeste Argentino agrada àqueles que gostam de museus, de contato com a natureza, de vinhos, de boa gastronomia e de viajar sem gastar muito. Foi uma das viagens mais baratas que já fizemos – tirando as garrafas de vinho.

Quebrada de las Conchas

Mais sobre o Noroeste Argentino

Os próximos dois destinos estão empatados. Não consegui decidir qual dessas duas viagens de carro foi melhor. Ambas são destinos africanos, com muitas semelhanças, mas também com características únicas e maravilhosas. Deixo vocês decidirem qual lhes encanta mais!

1- Viagem de carro pela África do Sul

Ai gente, o que foi essa viagem. Eu não pensei que fosse me apaixonar tanto por esse país.

Nosso roteiro iniciou em Port Elizabeth e terminou na Cidade de Cabo. Foram 17 dias pelo país onde teve de tudo um pouco: safari, praia, rio, passeio de caiaque, trilhas, caverna, cachoeira, vinhos (muito vinhos), cochilo no banheiro da vinícola (foram muitos mesmo), baleias (muitas baleias), pinguins (muitos também), ponto mais ao sul do continente africano, banho de chuva, comida deliciosa, pessoas incríveis e duas multas (que inclusive cobraram do cartão durante nossa viagem à Turquia e achamos que o cartão tinha sido clonado)!!

Já posso voltar?

Apesar da mão inglesa confundir no começo, uma viagem de carro é a melhor forma de explorar o sul do país. As estradas são muito boas e em cerca de 2 mil quilômetros só tivemos que pagar 2 pedágios!

Mais sobre a África do Sul

Roteiro de 17 dias pela África do Sul

Além da Garden Route – os 10 mais da África do Sul

1- A surreal Namíbia!

E por último, mas não menos importante, a detentora de uma das melhores experiências bárbaras que já tivemos e do pior momento de nossas vidas, que mesmo assim não conseguiu desmerecer todos os outros dias incríveis que tivemos por lá.

Foi uma viagem única, pois foi a primeira vez que alugamos um carro 4×4 com barraca de teto. Quase todos os dias acampamos em algum dos diversos parques nacionais espalhados pelo país.

Foram 4 mil quilômetros rodados até que a viagem foi brutalmente encerrada por um capotamento. Demos PT no carro e o Yu quebrou 7 costelas, teve um pneumotórax e por pouco, segundo os médicos, não perdeu sua vida.

Por sorte isso aconteceu no nosso penúltimo dia de viagem. Nos outros 15 dias exploramos o país de norte a sul.

Subimos montanhas, fizemos trilhas, vimos o nascer do sol, vimos o pôr do sol, fizemos safari, ouvimos um leão brigar com duas hienas, dois rinocerontes brigarem, fomos roubados por babuínos, comemos a melhor lula da vida, atolamos o carro no meio do nada perto de várias foquinhas, fizemos vários braai, vimos com nossos próprios olhos o Deadvlei, subimos uma das maiores dunas do mundo, conhecemos um cânion e um grupo de alemães animadíssimos, brincamos no playground dos gigantes, experimentamos vinho namibiano.

Um dia voltaremos para encerrar de maneira apropriada nossa viagem de carro pela Namíbia!

Mais sobre a Namíbia

Top 10

São tantos os caminhos que um tema como “TOP 10” pode nos levar, né? Veja quais são os 10 mais das meninas do grupo “Viagens por Escrito”:

8 Comentários

  • Jeanine Carpani

    Eu nem sei o que comentar nesse Top 10 incrível! A gente precisa sentar com um belo vinho e falar sobre cada uma dessas experiências, hahahaha! Nós, do Voyajando, crescemos fazendo road trips com os nossos pais e algumas delas acabaram que são as mesmas que você citou por aqui. Obrigada por trazer as memórias de volta!
    E queria dizer que estou apaixonada pelas fotos da África do Sul e do Salar de Ayuni!

    • barbaracortat

      Nossa, como eu queria ter tido essa experiência na minha infância. Vocês são meninas de sorte!
      E com certeza quero compartilhar várias histórias com vocês com uma (ou várias) garrafa de vinho!!!

  • elizabeth

    Nossa, estou impactada com seu perrengue máximo da Namíbia. Esse é um país que vou visitar breve e vou seguir todas as dicas daqui.
    Amei sua visita no Curtistão, também é meu sonho de consumo. Quero visitar o curdistão iraquiano também.
    🙂
    Adorei as 10 sugestões de road trips pelo mundo. Eu também adoro rodar de carro, por aí, e minha última foi na Itália e recomendo bastante. Estou amando acompanhar o blog. Beijinhos

    • barbaracortat

      Ainda bem que saímos vivos para contar esse perrengue. Infelizmente é o tipo de coisa que pode acontecer ao sairmos de casa, seja durante uma viagem ou indo ao trabalho.
      E nunca esquecer do cinto de segurança, foi ele que nos salvou!

  • Luciana Calvo Mardegan

    Oi Barbara, roteiros super interessantes. Não sei se sou medrosa ou preguiçosa… mas geralmente nao viajo de carro rrs. Estou aproveitando a pandemia para perder esse trauma… quem sabe começar a dirigir no Brasil e num proximo momento, arriscar as estradas estrangeiras!

  • Mari Vetrone

    Ba, que roteiros incríveis que vc escolheu para roadtrips! Só me deixou com mais vontade de viajar de novo… Esse da mesopotâmia é um dos meus destinos de sonhos! Vou te pedir muitas dicas quando puder ir! 🙂

  • Pâmela

    Nossa que viagens maravilhosas! E realmente a do nordeste argentino é surpreendente en? Na minha lista está uma road trip pela África e na Bolívia! Amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: