Parque Vale das Pedras – onde ficar em Socorro SP

Se você procura sossego em meio à Serra da Mantiqueira, o Parque Vale das Pedras em Socorro, no interior de São Paulo, provavelmente vai te surpreender como nos surpreendeu!

Fomos acampar por dois dias lá, a convite do parque, e a experiência foi mais que bárbara!

Seu nome se deve à descoberta de artefatos arqueológicos, como pontas de flechas, facas, raspadores e outras ferramentas, que teriam sido utilizados pelos povos da Tradição Umbu a cerca de 10 mil anos!

Como chegar no Parque Vale das Pedras

O Parque Vale das Pedras está localizado a cerca de 13 km do centro de Socorro e 150km do centro de São Paulo.

Há duas possibilidades para quem sai da capital paulista: uma pela Rodovia Fernão Dias e outra pelas Rodovias Bandeirantes ou Anhanguera e Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. A partir de Bragança Paulista, ambas as opções seguem pela BR-146 até Socorro.

Do centro de Socorro até o Parque Vale das Pedras o caminho é pela Estrada Socorro-Munhoz e Corredor Turístico do Rio do Peixe. O trecho final, de cerca de 1,5 km, é em estrada de terra em boas condições.

Estrutura do Parque Vale das Pedras

O Parque Vale das Pedras conta com ampla infraestrutura para visitantes e hóspedes:

Atividades de aventura

Dentro da área do parque há tirolesa, arvorismo, cavalgadas, tiro ao alvo com paintball e arco e flecha. Fora do parque, há passeio de quadriciclo, rapel e rafting.

Cumpre ressaltar que algumas dessas atividades podem estar suspensas face à pandemia do coronavírus. Portanto, entre em contato com a administração previamente à sua visita para confirmar quais estão em funcionamento.

Ecoturismo

Trilhas autoguiadas, bem sinalizadas, passando por cascatas provenientes de nascentes em meio à mata e até o Mirante do Vale, ao custo de R$ 10,00 para visitantes.

Restaurante e Armazém

No restaurante são servidos café da manhã, almoço e jantar, todos a la carte. Veja o cardápio completo.

A lojinha tem à venda diversos produtos locais, como bebidas, pimentas, doces e também aluguel de equipamentos de camping, como barracas, colchão, fogareiros, churrasqueira etc.

Além disso, vende gelo, carvão, lenha e produtos de higiene, por preços não muito diferentes daqueles no centro de Socorro.

Ambos funcionam todos os dias das 8 às 20h. Pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cartão de crédito ou débito.

Estacionamento

Há estacionamento exclusivo para campistas em área separada daqueles que estão somente visitando o Parque Vale das Pedras.

O horário de funcionamento para visitantes é das 9 às 17h.

Hospedagem

Chalés

São três chalés com varanda, com vista para as montanhas. Todos estão situados próximos ao edifício principal.

Imagem cedida pelo Parque Vale das Pedras

Cada chalé possui um quarto com uma cama de casal e um beliche, comportando até 4 pessoas, além de banheiro privativo e estacionamento.

É necessário levar roupa de cama e banho.

Camping

O foco do Parque Vale das Pedras é o camping. São três ambientes gramados e bem nivelados: dois próximos ao edifício principal e um em uma colina próxima. Todos possuem vários pontos de luz e de energia.

À esquerda está a área da Casa do Sítio e à direita o edifício principal com as duas outras áreas pra camping e os chalés.

No edifício principal há 2 banheiros de uso geral e 2 vestiários exclusivos para campistas, estes contando com 3 chuveiros com água quente e 2 vasos sanitários. Além disso há dois quiosques com pia e tanque e um espaço para fogueira.

Os dois primeiros ambientes são arborizados, sendo possível encontrar uma sombrinha se você chegar cedo. Um deles tem tomadas no estacionamento, possibilitando alimentar uma geladeira no carro ou até um motorhome pequeno;

Já a terceira área, bem mais extensa que as duas primeiras, mas sem árvores, tem como suporte a Casa do Sítio, que anteriormente era toda alugada. Hoje, ela dá suporte a esta área de camping.

Nela há três banheiros completos, além de dois banheiros apenas com vaso sanitário. Também conta com churrasqueira, sala e cozinha com pia, fogão e geladeira.

A área da Casa do Sítio é capaz de receber veículos com barraca de teto.

Nos três ambientes há churrasqueiras (campanas) que podem ser utilizadas pelos hóspedes.

Ponto de luz e energia espalhados nas áreas para camping

Seja qual for sua escolha de hospedagem, as trilhas do parque estão incluídas no valor da diária.

Valores e horários de check-in e check-out

Em novembro de 2020 os valores das diárias eram R$ 40,00 por pessoa para acampar e dos chalés dependem do número de pessoas:

• 2 pessoas – R$110,00
  • 3 pessoas – R$140,00
  • 4 pessoas – 170,00

As diárias podem iniciar às 9h ou às 16h. Há opção de uma diária e meia com check-in às 9h e check-out às 16h. Para 2 ou mais diárias, o check-in é as 9h e check-out às 16h.

Para maiores informações e reservas entre em contato pelo whatsapp de 9 às 18h: (19) 97172-4260 ou acesse o site oficial.

Como foi nossa experiência no Parque Vale das Pedras

Primeiro contato e recepção

Desde o primeiro contato pelo whatsapp com o Jeferson ou o Gabriel, fomos muito bem atendidos e nos tiram todas as dúvidas com muita clareza.

Chegamos na sexta feira (06/11/2020), por volta das 18h e fomos recepcionados pelo Jeferson. Ele nos apresentou toda a estrutura do Parque Vale das Pedras, como também as atividades ali realizadas e as parcerias com os principais pontos turísticos de Socorro.

Essas parcerias são muito interessantes, pois podemos obter os ingressos das atrações ali mesmo, evitando filas e realizando o pagamento em um só lugar. Muito mais prático!

Primeira noite

Após toda a apresentação decidimos montar acampamento no ambiente da Casa do Sítio, situado no alto de uma colina com uma vista privilegiada do vale e do nascer do sol!

Quando a casa do sítio ainda era só nossa!

O silencio, a quase ausência de luz (apagamos todas) deixaram aquela noite mais do que especial. Um céu estrelado maravilhoso com a trilha sonora das vaquinhas e dos grilos.

Naquela noite somente nós e mais dois casais de amigos estávamos acampados naquela área. Fizemos uma hamburgada, acendemos uma fogueira e conversamos até altas horas empunhando nossas taças de vinho, até o momento que o sono nos venceu.

Nesse meio tempo vimos estrelas cadentes e um dos nasceres da lua mais lindos que já presenciei. Estou apaixonada por esse lugar!

Ah! Apesar dos dias terem sido super quentes, as noites foram bem frias, então estejam preparados para essa grande amplitude térmica, dependendo da época do ano.

Nascer do sol e trilhas

No dia seguinte madrugamos para ver o nascer do sol. Que espetáculo! Valeu a pena dormir quase nada!

Montamos nossa mesa de café da manhã e, juntando o que cada um trouxe, tivemos um banquete de deixar muito hotel no chinelo!!

A manhã foi reservada para as trilhas dentro do Parque Vale das Pedras. Essa época ainda é de poucas chuvas, então as cascatas estavam bem fraquinhas, mas não menos bonitas ou refrescantes, ainda mais naquele dia que fazia 40°C.

A trilha até o Mirante do Vale é curtinha, não deve ter mais de 2km. Grande parte dela é feita em meio à mata. Somente o trecho final é embaixo de sol e é uma ladeira bem íngreme, porém, curta.

E como toda subida vale a pena, essa não poderia ser diferente. Considero a trilha de nível médio. Use sapatos apropriados, filtro solar, chapéu e leve água. Há a opção de subir no mirante a cavalo.

Reserve pelo menos um período do dia para essa atividade, principalmente se estiver na época chuvosa, quando as cascatas estarão mais volumosas para tomar uma boa ducha de água gelada para refrescar e lavar a alma!

Segunda noite

A segunda noite foi de churrasco e novamente fogueira – com direito a marsmallows presos em gravetinhos que pegamos no chão (os gravetos, não os marshmallows – os apropriados pra assar são encontrados na lojinha do parque).

Nesta noite já havia mais umas 6 barracas no local, mas havia espaço mais que suficiente para mantermos o distanciamento social.

Vale ressaltar que a Casa do Sítio comportou bem esse número de pessoas e não tivemos problemas para usar a cozinha e os banheiros. Essa noite eles estavam com a lotação máxima permitida pela pandemia.

Até o Spike e o Théo vieram nos visitar naquela noite!

Como estávamos exaustos, face à noite anterior mal dormida, nem ouvimos o barulho dos outros campistas. Mas um dos nossos amigos teve que pedir silencio, pois, um outro grupo falava e ria muito alto já de madrugada.

Gente, não é porque estamos acampando que não se deve respeitar os demais. Evite fazer muito barulho após às 22h, assim como você faria na sua casa. E parede de barraca não é o isolamento acústico ideal, né?

Além disso, mantenha o espaço compartilhado limpo. Lembre-se sempre que você pode ser o próximo a usá-lo.

Recolha seu lixo tanto na área do camping, como também nas trilhas. Vamos preservar o espaço para que todos possam desfrutá-lo.

Último dia

Novamente rolou aquele café da manhã farto e as atividades do dia também foram fora do parque. Voltamos no meio da tarde para um almoço com tudo que restou, e foi hora de desmontar acampamento e partir já com saudades daquele lugar que superou as expectativas de todos.

Todas as atividades realizadas fora do Parque Vale das Pedras serão tema de um outro post sobre o que fazer em Socorro.

Observações

– O Parque Vale das Pedras está preparado para recepcionar seus visitantes e hóspedes em tempos de pandemia. O uso de máscara nos ambientes compartilhados é obrigatório e há álcool 70% em todas essas áreas. Além disso, nos banheiros também há à disposição água sanitária para limpeza.

– Também me chamou atenção a preocupação com o meio ambiente:

• as trilhas estavam bem cuidadas e limpas;
  • há reciclagem de todo o lixo produzido no parque;
  • há bilhetes atentando para a economia de energia e de água;
  • os cavalos estão bem cuidados e eles usam o processo de doma racional, na qual não há uso de violência nem maus tratos para adestra-los.

– Todos os ambientes estavam bem cuidados e limpos. Fiquei bastante satisfeita com a limpeza dos banheiros.

– Em nenhum momento houve falta de papel higiênico e papel toalha nos banheiros, tampouco de água sanitária e álcool gel nos ambientes compartilhados.

– Os chuveiros são ótimos! Banho quentinho e com bastante água!

– Ah! Tem wifi gratuito! Ainda assim, o sinal 4G da vivo pegou muito bem, então quase não usamos.

Conheça o Parque Vale das Pedras em Socorro também sob o ponto de vista da Pâmela, do blog Se Joga no Roteiro.

Depois da nossa experiência na Namíbia, que tem um enorme know-how e é nosso parâmetro de acampamento, podemos afirmar que o camping do Parque Vale das Pedras está preparado para recepcionar todo tipo de campista, tornando a experiência ainda mais agradável.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *