Uma tarde na Vinícola Castanho em Jundiaí

Semana passada, estava olhando o feed do meu instagram e vi uma dica no perfil Vinho Todo Dia  que sigo sobre o “Tour do Vinho” realizado na Vinícola Castanho, em Jundiaí, a cerca de 1 hora de Sampa.

Assumo, tenho sim preconceito com vinho brasileiro! Até esse ano, quando comecei a experimentar os espumantes do Sul, que até agora não me decepcionaram (mas também meu n é igual a 2, definitivamente não sou parâmetro), surpreenderam na verdade, o que eu conhecia eram os vinhos doces com uvas de mesa = suco de uva com álcool. Não gosto de suco de uva, então já não ajuda muito.

Bate e Volta São Paulo Vinícola Castanho Jundiaí
Não Pertube!

Anyway, achei que seria uma boa forma de começar a perder esse preconceito fazendo uma visita mais aprofundada, conhecendo um pouco mais sobre a produção. Além disso, o tour oferece ao final um minicurso de harmonização de vinhos. Me conquistaram nisso!!

Mandei para uns amigos e todos adoraram a ideia! O tour foi no dia 09/06/2018.

Tour pela Vinícola

Aguardando o início do tour, pudemos degustar diversos licores, cachaças e até vinhos e espumantes produzidos pela vinícola.

O tour é guiado pelos donos e enólogos da vinícola (pai e filho) e inicia com uma explicação sobre a criação da bodega. Depois pegamos um trenzinho puxado por um trator e vamos ao alto da colina, onde foi explicado como é feito o plantio, os tipos de uvas e suas diferenças. Depois voltamos para a sala da fermentação, onde produzem também cachaças e terminamos na sala de envase. Essa parte do tour dura cerca de 1 hora. A primeira parte foi liderada pelo Gustavo (filho), que mostrou conhecer bastante sobre o assunto, mas achei que sua apresentação não fluiu muito bem. Tudo bem, ele é jovem, tem bastante tempo pra treinar!

Degustação de queijos e vinhos

Ai então fomos para uma salinha no mezanino para a parte de harmonização. Em cada lugar havia um prato com 5 tipos de queijos (Gouda, Emmental, Provolone, Parmesão e Brie) e morangos, uma garrafa de água e 3 taças de vinho, 1 para espumante e 2 para branco e tinto, além de pão italiano e azeite extra virgem para dividir. Já gostei (gosto pouco de queijo!).

Essa parte foi liderada pelo Ricardo, que nos apresentou cada vinho intercalado pela degustação do vinho sozinho e depois harmonizado com algum dos queijos ou morangos. Os vinhos degustados foram: Espumante Serra dos Cristais Chardonnay Brut, Vinho Branco Seco Luar Moscatel , Vinho Tinto Seco Luar Cabernet Sauvignon , Vinho Tinto Demi-sec Bordô e Espumante Serra dos Cristais Moscatel Doce.

Os dois espumantes me surpreenderam, em especial o brut. Até comprei uma garrafa. O branco, quando harmonizado com queijo emmental, ficou muito equilibrado. Comprei uma garrafa, pois faríamos uma fondue de queijo (Emmental e Gruyére) mais tarde! O tinto seco, quando harmonizado com o queijo parmesão até gostei, mas não faz muito meu tipo (dentro do universo dos tintos secos). O demi-sec, como já disse, não gosto mesmo. Mas, como nos falaram, 90% da produção é de vinhos suaves, então existe um público considerável para esse tipo de vinho.

Gostamos bastante dessa parte de harmonização, que durou cerca de 1 hora também. O Ricardo tem bastante didática e sua aula fluiu bem.

Ao fim, fomos fazer umas fotos e vídeos de drone próximo às parreiras e quando a vinícola estava quase fechando, fizemos nossas comprinhas, que tinham 10% de desconto, pois havíamos participado do tour!!!

Valor do tour: 45 reais por pessoa.

Mais informações: Tour do Vinho

Vinícola em Jundiaí, vale a pena?

Foi uma experiência gostosa e divertida, principalmente por estar junto com os amigos, pude aprender um pouco mais sobre harmonização de vinhos, além de ter perdido um pouquinho mais o preconceito com vinhos brasileiros. Fui e recomendo!

Bate e Volta São Paulo Vinícola Castanho Jundiaí
Foto de Fernando J. Velloso.

Quer mais opções de bate e volta? Que tal conhecer o centro histórico de Santos? Ou Guararema?

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: