Roteiro de 2 dias em Mococa

Fomos no dia 29/04/2018 para Mococa para prestigiar o casamento dos nossos amigos. A cidade fica a cerca de 280 km ao norte de Sampa (umas 3-3h30 de carro), quase divisa com Minas.

Dia 1 – Tour pelo centro histórico

Hoje em dia a cidade integra o Circuito do Café com Leite, sendo as principais atrações turísticas os antigos casarões e fazendas históricas.

No centro da cidade há diversos casarões históricos além da igreja Matriz (interior não é interior sem sua igreja Matriz!) para visitar.

Nas fazendas é possível fazer cavalgadas, se deliciar com comidas e bebidas típicas do interior paulista e mineiro e aprender um pouco sobre a história da região no século XIX.

Infelizmente chegamos muito tarde na cidade e não conseguimos fazer a parte histórica antes de ir ao casamento. Mas em um dia, sem pressa, dá para conhecer o centrinho e ir a uma fazenda.

Dessa vez não precisei organizar a Lua de Mel, ufa! Organizar uma viagem alheia não é nada fácil!

Roteiro de 2 dias, Mococa, interior de São Paulo
Fim de tarde em Mococa direto do Casório.

Nos hospedamos por uma noite no Plaza Hotel Mococa (reserve pelo Booking ou pelo Hoteis.com), somente a 800 metros da praça principal! O hotel é antigo, mas confortável. Café da manhã do tipo buffet que só ficou faltando o doce de leite!

Dia 2 – Cachoeiras e Mirante

No dia seguinte, tomamos um café reforçado antes do check out, abastecemos o carro no posto ”Rede Serviços JPS” (indicação da minha amiga – confiável e bom preço) e partiu Cachoeira do Itambé!

Cachoeira do Itambé

A cachoeira do Itambé fica na divisa entre os municípios de Mococa e Cássia dos Coqueiros, uma belíssima queda de 84 metros no meio da vegetação.

Saindo de Mococa são cerca de 40km, uns 50 minutos de carro. Minha amiga tinha me falado de uma forma de visita-la, mas lá acabamos descobrindo uma outra:

Acesso 1

– A que a maioria faz é acessando pelo Restaurante e Camping do Zezé (é onde o google maps vai te mandar quando você colocar Cachoeira do Itambé na busca).

A entrada custa 10 reais por pessoa. Tem estacionamento, banheiros e um restaurante que não aceita cartão de crédito ou débito. Então vá com dinheiro se quiser comer lá. A vista da cachoeira desse ponto é espetacular!

Roteiro de 2 dias, Mococa, interior São Paulo Cachoeira do Itambé

Acesso 2

– Pelo Rancho do Rui, você segue na estrada além do anterior, pega um pedacinho de estrada de terra à direita e você chega lá (tem bastante placa, não tem como se perder!).

O caseiro e atendente do restaurante nos recebeu. Um senhor super simpático, que infelizmente esqueci o nome e perdi o telefone (havíamos prometido mandar o vídeo do drone para ele) nos falou que lá tem quartos para hospedagem, além de camping, estacionamento, banheiros e um restaurante que aceita cartão de crédito e débito!!!

Paramos aí em busca de comida e um lugar que aceitasse cartão (a gente nunca tem dinheiro vivo na carteira), estávamos famintos.

Após comer algo, o caseiro nos levou até a cachoeira. Deste ponto você pode vê-la de cima. Para os mais corajosos dá para ficar bem do ladinho da queda (morro de medo de altura, ver o Yu e o senhorzinho indo até o local me dava um mal estar…).

Além disso, de lá também tem trilha para chegar na base da cachoeira, sem precisar pagar!!! Se eu soubesse disso antes…

Ah! O risole de carne tava ultra mega bom!

A Trilha

Mas e a trilha?? Meeeu, não é fácil. Não é impossível, mas cansa. Qualquer pessoa com um pouquinho de condicionamento consegue fazê-la.

A gente começa a cerca de 100 metros de altura em relação à base da cachoeira, ou seja, temos que descer, mas não é aquela descidinha de boinha, gradual, é quase queda livre!!! Têm várias cordas ao longo do caminho para ajudar na descida e na subida.

Fazer essa trilha molhada deve ser impossível, porque ela já dá uma escorregada seca, imagina cheia de barro. Depois que desce tudo, tem uma parte de trilha mais plana, com leves subidas e descidas no meio. Já quase na cachoeira, tem que subir um pouco para chegar nela.

Levamos cerca de 30 min por trecho. Não é longa, mas tem essa parte mais técnica dela que demanda uma atenção.

Meu, a cachoeira é muito alta, um poço gigante embaixo para nadar e muuuuito gelada. Mas o dia tava quente e ensolarado. Depois de 200 horas eu criei coragem de entrar de cabeça!

A vazão de água estava relativamente baixa, então dava para chegar bem perto da queda. Em época de chuva não aconselham. De abril a setembro é a época que chove menos, com pico seco em julho.

Roteiro de 2 dias, Mococa, interior São Paulo, Cachoeira do Itambé
Yu pequenininho!

Um visual surreal como vocês podem ver no vídeo!

Cachoeira do Itambezinho

Depois de tirar todas as fotos e voar com o drone, decidimos também fazer a trilha da Cachoeira do Itambezinho. Tem um ponto na trilha que ela bifurca.

Pouca gente faz essa trilha, então ela estava bem menos aberta. Paramos quando chegamos em um ponto que não dava mais para passar. Fomos nas pedras e de lá deu para ver uma parte dela.

Ela é menor no quesito vazão de água, mas a altura não é tão menor não. Conseguimos ver os detalhes só com o drone, que foi um desafio pilotar por ali, por causa das árvores.

Mirante

Depois de curtir tudo que a cachoeira tinha a nos oferecer, partimos para o Mirante de Cássia dos Coqueiros (ou Mirante das Areias), a cerca de 1300 metros de altitude e com um visual incrível.

Quando o tempo está limpo dá para ver 7 cidades entre SP e MG (quase dá para tocar Minas!). Fomos com o intuito de ver o pôr do sol, mas a vista é para o lado leste, ou seja, vá para ver o nascer do sol, que deve ser incrível.

De qualquer forma não perdemos o pôr do sol, foi só ir para o outro lado do morro e aproveitar!

Roteiro de 2 dias, Mococa, interior São Paulo, mirante de cássia dos coqueiros

Para chegar lá, pode colocar no google maps que ele indica o caminho direitinho. Saindo da cachoeira, é tudo por estrada de terra, mas em boas condições, então qualquer carro vai de boa. Tem placas sinalizando e área para estacionamento. Depois é só fazer um micro trilha de 50-100 metros que vc chega lá.

Demos sorte de pegar a cachoeira quase vazia, em alguns momentos até ficamos sozinhos (o número máximo de pessoas que pegamos foram 4 além de nós dois) e o mirante não tinha ninguém! Isso porque estávamos bem no meio do feriado!

Como tem alguns pontos que a gente ficou total sem internet, aconselho baixar o mapa off-line da região de Mococa. O que nos salvou foi o Rancho do Rui que tinha wi-fi e aproveitamos para colocar o caminho para o Mirante.

Depois do pôr do sol, foi hora de voltar para Sampa, de alma lavada pela cachoeira!

Curte esse contato com a natureza? Então a preserve! Carregue seu lixo com você, não largue bitucas de cigarro pelo caminho (que em épocas secas podem causar incêndios). Seja um turista, um cidadão consciente! #FicaADica

Conheça o interior de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *