Receitas Bárbaras

Receita de pão italiano caseiro

Se você não está numa dieta low carb com certeza deve ser louco por um pãozinho, principalmente aquele recém feito, quentinho e com aquele cheirinho maravilhoso. Se for pão italiano então…!

Receita de pão italiano

Durante essa quarentena, a quantidade de tempo livre aflorou o lado padeiro do Yu. Ganhei duplamente: pão fresquinho e 1 quilo…!

Ok, não foi só culpa dos pães do Yu. Meus cookies com gotas de chocolate e nutella também tiveram papel importante nisso!!

Pão traz felicidade!

Pão me remete a muitos momentos felizes da minha vida, sejam reuniões com amigos e família, sejam viagens, sejam experiências gastronômicas em restaurantes. Mas tem um tipo de pão que se destaca: o pão italiano. Nada supera aquela casquinha crocante! Pão italiano com manteiga, ou com azeite e vinagre balsâmico, ou com caponata! Uhuuuum, tô com água na boca!

Pão italiano com sopa ou fondue também são excelentes ideias!

Uhum, e aquelas tábuas de frios, queijos e pães acompanhados de um bom vinho. Participe de degustações em vinícolas, como a que fizemos na Vinícola Castanho em Jundiaí, ou mesmo em lojas especializadas, como a que fizemos no Empório Húngaro, e deixe essa experiência ainda mais bárbara!

Após muitas tentativas e erros (ainda assim bem gostosos) o Yu conseguiu chegar na receita perfeita, aquela com casquinha bem crocante e muitos buracos no miolo.

Partiu receita bárbara (nesse caso a receita é do Yu, mas ele é bárbaro também!!) de pão italiano

Receita de pão italiano sem sova

Ingredientes

  • 3 ½ xícaras (chá) (cerca de 500g) de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) (cerca de 3g) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 ¼ colher (chá) de sal
  • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada à temperatura ambiente
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • Farinha de trigo integral para polvilhar o pão

Modo de Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha.

Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12h a no máximo 18 horas. Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura. Esse pão é sem sova.

Após a fermentação a massa terá crescido bastante, estará cheia de bolhas, molenga e grudenta. É assim mesmo!

Polvilhe a bancada com bastante farinha de trigo. Vire a tigela onde o pão estava fermentando raspando bem com uma espátula de silicone para retirar toda a massa.

Utilizando uma espátula (se tiver a de padeiro melhor), dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Com um movimento rápido, vire a massa, deixando as emendas para baixo e a modele até formar uma bola.

Forre uma tigela com um pano de prato limpo ou filme plástico e polvilhe com bastante farinha de trigo integral.

Transfira a massa para a tigela forrada, deixando a emenda para cima – dessa forma o pão fica com a parte lisinha para cima ao ser desvirado dentro da panela.

Opções para assar

Opção 1

Deixe o pão descansar por mais 30 minutos enquanto o forno aquece.

Coloque uma panela média com a tampa dentro do forno e pré-aqueça a 230°C (temperatura alta). Nós usamos uma panela de inox. Mas você pode usar também de ferro, pedra ou cerâmica, só não pode ter peças que derretam no forno.

Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral (ou, se preferir, unte a panela com azeite). Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos.

Opção 2 – para forno de convecção

Deixe a massa descansando 30 minutos na tigela e unte o fundo da panela com margarina. Após esse tempo, vire o pão dentro da panela fria e untada, faça cortes na superfície com uma gilete e coloque no forno, tampada. Ligue o forno a 230°C (temperatura alta) e marque 25 minutos após chegar na temperatura. Isso vai dar um pouco mais de tempo para o pão crescer antes das leveduras morrerem (Usamos sempre esta opção).

Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar.

Para servir ou guardar

Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade. Deixe esfriar um pouco antes de cortar. Se for guardar ou embalar, deixe o pão esfriar completamente, a fim de manter a casquinha crocante!

Pão italiano

Em breve novidade: Pão italiano integral!

Agora estamos testando uma nova receita utilizando farinha integral. No entanto, teremos que fazer novos testes, pois na primeira tentativa a massa não pegou forma com as proporções desta receita. Assim que a dominarmos, posto para vocês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: