Cordilheira dos Andes: o paraíso na América do Sul
O que vem à sua cabeça quando pergunto sobre lugares paradisíacos? Acredito que a maioria de vocês deve ter pensado numa praia de areias brancas e mar azul turquesa.
Na minha não passa outra coisa que não sejam montanhas. Se estiverem nevadas, melhor ainda! Mesmo aqui no Brasil, em pleno verão, em locais de maior altitude, é possível ter dias e, principalmente, noites mais frescas e agradáveis. Adoradores de frio como somos, isso sim é paraíso!!
Já ouviu falar do Parque Nacional do Itatiaia? Então, na parte alta do parque as temperaturas ficam negativas no inverno!!!
Agora imagina um paraíso que se estende da Patagônia Argentina e Chilena até o mar do Caribe na Colômbia e Venezuela! É o maior paraíso do mundo com cerca de 8 mil quilômetros de extensão! Sim! Estou falando da linda e maravilhosa Cordilheira dos Andes!
Além da temperatura agradável o ano todo, ainda é de uma beleza cênica única. Sério, o paraíso tá logo ali, na nossa incrível América do Sul!!!
Seja qual for a estação do ano, há diversas atividades que podem ser realizadas na Cordilheira dos Andes: desde esquiar durante o inverno até escalar o ponto mais alto das américas, o Aconcágua, durante a primavera/verão.
Dentre as muitas maravilhas e atividades que a Cordilheira dos Andes nos proporciona estão:
Patagônia
Não tem como não pensar em Patagônia quando falamos em Cordilheira dos Andes.
Considerada como um dos lugares mais lindos do mundo (e um dos meus sonhos de viagem) localiza-se majoritariamente na Argentina, mas divide algumas belezas com o vizinho Chile.
Faz a alegria de montanhistas, esquiadores ou simplesmente daqueles que amam apreciar e estar em contato com a natureza.
Dobradinhas Argentina-Chile não faltam:
- Bariloche e Puerto Montt compartilham a famosa travessia dos lagos andinos. Durante o verão pode-se praticar canoagem, windsurf, fazer trilhas a pé ou a cavalo. No inverno bomba o esqui.
- El Calafate, El Chaltén e Puerto Natales, onde encontramos o glaciar Perito Moreno, os picos Fitzroy e Cerro Torre, e as Torres del Paine, respectivamente. Nestas cidades que estão os trekkings mais lindos do mundo!
A Fernanda, do blog Gallas & Disperati, tem um post completinho sobre o que fazer em Bariloche no Verão!
Na Argentina não podemos esquecer do fim do mundo! Em Ushuaia, a cidade mais ao sul da Cordilheira dos Andes, estão a Laguna Esmeralda e o Canal de Beagle, dentre diversos outros atrativos.
E no Chile está a Carretera Austral. Com 1240 km de extensão é considerada uma das rotas mais cênicas do mundo. Ela inicia em Puerto Montt e vai até Villa O’Higgins. Uma road trip perfeita! No caminho há lindos lagos, cachoeiras, fiordes, glaciares, picos nevados, geleiras. Opção de atividades não falta!
Os melhores vinhos do mundo estão na Cordilheira dos Andes!!
Não podia deixar de fora essa característica importantíssima da Cordilheira do Andes: a região é perfeita para a produção de vinhos. Diga-se de passagem, alguns dos melhores do mundo na minha opinião.
São três as principais grandes regiões vinícolas: Santiago no Chile, Mendoza e Salta, na Argentina.
Santiago-Mendoza
Quer dobradinha mais perfeita, não só no enoturismo, mas também no ecoturismo, que Santiago e Mendoza?
Entre as duas cidades, já do lado argentino, mas bem pertinho da fronteira com o Chile, não pode faltar uma parada mais do que especial no Parque do Aconcágua. Sim! O Sentinela de Pedra.
É possível avistá-lo da estrada, mas não deixe de reservar um tempinho para ter o gostinho de iniciar a trilha que leva ao topo da montanha (quem sabe planejar uma escalada numa próxima!).
No caminho entre as duas há outros pontos de interesse como a estação de esqui de Portillo, a Puente del Inca e o Embalse Proterillos.
Roteiro de 4 dias por Mendoza? Temos!!! Foram 3 dias explorando a região vinícola e um dia para explorar a Cordilheira!
Próximo a Santiago ainda temos os belíssimos Cajon del Maipo e o Embalse el Yeso, pontos obrigatórios para quem vai à cidade em qualquer época do ano. Durante o inverno as estações de esqui de Farellones e Valle Nevado entram nessa lista!
Noroeste Argentino
A região vinícola de Salta fica na cidade de Cafayate, no noroeste argentino.
Nem sabia da existência do Noroeste Argentino? Até conhecer a uva Torrontés em Mendoza, eu também não!!! Só sei que essa região da Argentina deve estar na sua lista de desejos!
O noroeste Argentino engloba as províncias de Salta e Jujuy e é lar das paisagens mais bonitas que já vi na vida. A região é conhecida por suas montanhas coloridas, como El Hornocal e o Cerro de Los 7 colores.
Na província de Jujuy, quase na divisa com a Bolívia e norte do Chile, já nos sentimos com o pezinho em outras duas regiões de desejo dos amantes da natureza: Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.
Essa região é tão espetacular que está incluída nas minhas top 10 experiências bárbaras!
Deserto do Atacama
Não tenho nem palavras para descrever esse lugar. Tem que ir para entender! Como pode um deserto ser tão lindo? São lagunas, geysers, montanhas, vulcões. Um dos céus mais bonitos que já vi na minha vida.
E de todos os desertos que conheci até hoje, definitivamente é o mais seco. Prepare seu kit secura!
Saiba o que deve ter no seu kit secura e quais passeios incluir no seu roteiro pelo Atacama!
Altiplano Boliviano e Salar de Uyuni
Sabe vinho com queijo? Perfeito como Deserto do Atacama com Altiplano Boliviano e Salar de Uyuni.
Os dois últimos ficam na Bolívia e foi uma das road trips mais maravilhosas que já fiz na vida (isso porque perdemos a carteira no caminho. Sim, tivemos que esmolar…). Muito se engana quem acha que o Salar do Uyuni é a cereja do sundae. Ele é um dos ingredientes que tornam essa rota espetacular!
Lagunas branca, verde, vermelha, vulcões, picos nevados, paisagens de tirar o fôlego e o maior deserto de sal do mundo! Vá e veja com seus próprios olhos.
Guarde bem sua carteira e prepare sua câmera fotográfica. Saiba como foi nossa road trip de 4 dias pelas belezas bolivianas!
Chegamos na metade da Cordilheira dos Andes e ainda tem muito paraíso pela frente!!
Titicaca
Entre a Bolívia e o Peru fica o lago comercialmente navegável mais alto do mundo, o Titicaca. Dizem que o berço da civilização Inca teria sido na Isla del Sol.
Faça um passeio de barco, conheça suas ilhas, a cultura dos Uros e suas ilhas flutuantes. As paisagens são lindas! Copacabana e Puno são as cidades que servem de base para conhecer o lago na Bolívia e no Peru, respectivamente.
Peru
A Cordilheira dos Andes peruana reserva grandes belezas, como a maravilhosa cidade de Arequipa, cercada pelos seus vulcões, e o Canion del Colca, um dos cânions mais profundos do mundo e onde tivemos a oportunidade de ver os condores super de pertinho, voando sobre nossas cabeças, livres e soltos, na natureza!
Em Arequipa está um dos museus mais legais relacionados à cultura inca!
Mas óbvio que não podemos esquecer dos pontos mais visitados do país como Cusco, as Montanhas Coloridas, a laguna Humantay e Machu Picchu.
Equador
No Equador estão localizados um dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes e diversos vulcões ativos. Uma das rotas imperdíveis é a Avenida de Los Volcanes.
Ao longo dos seus cerca de 400 km passa por 11 vulcões ativos do país. Entre eles está o Cotopaxi, um dos vulcões mais ativos do mundo. Quando não está em erupção, a subida é permitida (pensa se não quero muito fazer isso!).
Outra atração da rota é o vulcão Quilotoa. Em sua cratera há um lago com águas super azuis/verdes.
Colômbia
Conheça a Colômbia além das praias. Bogotá e Medellín são duas cidades recheadas de história, cultura e gastronomia.
O Parque Nacional Natural Los Nevados fica no coração da região produtora de café colombiana. Além de visitar fazendas de café é possível fazer trilhas passando por vulcões, glaciares, lagos e florestas. O lado mais legal da Colômbia tinha que ter relação com a Cordilheira dos Andes!!!
A cidade amuralhada em Cartagena é linda, mas o calor daquela cidade torna tudo muito mais complicado!!!
Venezuela
E quem diria que a Venezuela possui picos com mais de 5 mil metros de altitude? É o Pico de Bolivar, na Cordilheira de Mérida, na fronteira com a Colômbia, com 5007 metros de altitude.
Para quem quer explorar esse lado do país, utilize a cidade de Mérida como base para passeios no Parque Nacional Serra Nevada por onde passa a Rota das Neves, entre Mérida e Trujillo.
Dentre os atrativos da rota estão algumas lagunas, altas montanhas, pequenos povoados e os frailejones, arbustos típicos da região (são encontrados no Equador e na Colômbia também) que suportam a altitude e a grande amplitude térmica (em um mesmo dia a temperatura pode variar entre 40°C e -15°C!).
Lógico que faltaram diversos outros pontos desse paraíso sul americano, mas essa breve lista já deixou aquele gostinho de “quero conhecer tudooo e mais um pouco!!”.
Concorda comigo que a Cordilheira dos Andes é um lugar paradisíaco?
Inspire-se com outros paraísos!
- Se joga no roteiro – Jalapão: descubra este lugar paradisíaco
- Viajante Econômica – Andorra: o que fazer no pequeno país dos Pirineus
- Só Penso em Viajar – 16 Destinos paradisíacos para conhecer no Brasil
- Prefiro Mochilar – Península de Maraú: paraíso no sul da Bahia
- Mariscando – Croácia paradisíaca: roteiro de 4 dias pela costa da Dalmácia
19 Comentários
Pingback:
Cecilia
Quantos paraísos, Bárbara!!! Quero conhecer todos esses lugares da Cordilheira dos Andes. Realmente lá é o paraíso da América do Sul. Suas viagens sempre me inspiraram. Desde que conheci Salta pelo seu olhar, não me canso de pensar em quando vou poder conhecer o noroeste da Argentina. Adorei todas as sugestões. Espero poder conhecer alguma delas em breve.
Pâmela
Lendo seu post vi que ainda não conheci nada da Cordilheira dos Andes e o pior, no Peru não conheci Arequipa e no Chile só conheci o Valle Nevado e Farellones. Triste né? Mas tenho motivos para voltar… RS
Esse ano era para eu ter conhecido o Atacama e o Salar, vamos ver se ano que vem da certo!
barbaracortat
Ai que pena cancelar viagem para o Atacama e o Uyuni. Uma dobradinha fantástica. Mas em breve voltaremos a viajar!
barbaracortat
Que gostoso saber disso! Que bom que consegui passar uma boa imagem! E com certeza iremos tirar muitos planos do papel, só temos que ter um pouco de paciência.
Soraia Pereira da Silva
Eu sou do time que prefere paraíso com mar turquesa, mas não posso negar que são lugares lindíssimos! Quero muito conhecer o Deserto do Atacama!
barbaracortat
Não há palavras para definir o Atacama. Nada supera aquele lugar! Espero que possa ver com seus próprios olhos em breve!
DANIELA DE OLIVEIRA MARIN
Certeza que quando penso em paraíso, penso numa praia ou ilha paradisíaca, massss eu sou completamente apaixonada pela Cordilheira dos Andes e pelos roteiros da nossa linda América do Sul. Não decepciona nunca, né? Louca para conhecer o Equador e Venezuela!
barbaracortat
Também estou louca para conhecer o Equador e a Patagônia, esta última que você já teve o gostinho de conhecer!!
Juliana
Chocada com esse roteiro, não sei pq ainda não fiz… sou louca para conhecer cordilheira dos andes! Eu amo praia, mas tb amoo montanha 🙂
barbaracortat
A América do Sul é surreal! Tenho muita coisa ainda para explorar!
Mari Vetrone
Bá, quanto lugar maravilhoso, hein? Eu sonho muuito em conhecer a Cordilheira dos Andes, mas nunca tinha parado pra pensar em como é um paraíso tão extenso! A América do Sul tem muita coisa maravilhosa pra ser desbravada, não vejo a hora de poder voltar a viajar!
barbaracortat
Eu tenho um amor enorme por essa cordilheiro. Vários dos lugares mais lindos que já conheci estão lá!
Pingback:
Rober
Muy lindo artìculo!
Vivo en Misiones, Argentina… a unos km 5000 de la Patagonia, y debo confesarles que me encanta visitarla cada vez que pedo.
Les dejo un gran saludo!
Rober
barbaracortat
Aún no conozco la Patagonia, es mi sueño. ¡Espero pronto poder viajar nuevamente y conocer este increíble lugar!
Pingback:
Filipe Figueira
Lindos Lugares, obrigado por compartilhar sua experiência! Já fiz SP – Atacama – SP de moto em 18 dias…! Em quantos dias vc fez esse roteiro todo? Fez tudo de carro?
barbaracortat
Olá Filipe, tudo bem?
Não fizemos esse roteiro de uma vez, fizemos em viagens separadas. Mas um dia queremos fazer algo como você, só que de carro!
Imagino que a experiência deva ter sido bárbara!!