Roteiro de 7 dias pelo Deserto do Atacama

Antes de viajarmos, após exaustivas pesquisas, consegui montar um roteiro preliminar da nossa viagem pelo Atacama, Salar de Uyuni e Santiago, sendo 7 dias no deserto do Atacama, 4 dias pela Bolívia e 3 dias em Santiago:

Rascunho roteiro de 7 dias pelo Atacama, 4 dias na Bolívia e 3 dias em Santiago

Como deixei para reservar todos os passeios em SPA, não tinha muita certeza de horários, disponibilidade e tal.

Para chegar nesse roteiro, levei em consideração dicas de blogs que recomendavam iniciar com as atrações mais próximas ao centro e gradativamente ir se afastando.

Essa recomendação seria principalmente em virtude das atrações mais afastadas serem aquelas em maior altitude.

Assim, nosso corpo já estaria mais acostumado com a altitude, diminuindo as chances de sofrer com o Soroche (mal de altitude, que bateu forte quando fomos a Puno no Peru).

Bem como, porque as atrações mais afastadas são paisagens mais impactantes!

Em contrapartida, uma grande vantagem do Atacama em relação a outros lugares é que você não precisa se preocupar muito com a previsão do tempo para organizar os passeios, exceto o tour astronômico.

Dia 1 – bora fechar nosso roteiro de 7 dias pelo Atacama!!!

Assim sendo, nosso primeiro dia em SPA foi reservado para a parte burocrática, ou seja, fechar a programação do nosso roteiro de 7 dias pelo Atacama e de 4 dias na Bolívia, fazer câmbio, ir ao mercado etc.

Como disse no primeiro post da série Deserto do Atacama, as agências ficam lado a lado, sendo muito fácil pesquisar pacotes sem muito deslocamento.

Antes de iniciarmos esta peregrinação, descansamos um pouco da viagem (tivemos conexão noturna em Santiago) e estocamos energia com o delicioso e refrescante sorvete da Sorveteria Babalu!

A agência escolhida foi:

Para ajudar na organização, imprimi várias tabelinhas como essa abaixo para facilitar a comparação de pacotes e valores. Nós cotamos com umas 15 agências antes de decidirmos fechar com a Atakama Cultura Aventura.

Roteiro de 7 dias pelo Atacama
Principais tours oferecidos pelas agências do Atacama.

Nós quase fechamos com a Flamingo Travel Agency, mas optamos pela Atakama pois eles tinham parceria para os passeios para o Salar de Uyuni e Vulcão Lascar.

Vale resaltar que em quase todas as agências pesquisadas a gente conseguiu negociar bastante o valor. Essa é a vantagem de você deixar para contratar os passeios pessoalmente, você terá mais base de comparação e argumentação!

Nossa experiência com a Atakama Cultura Aventura

O atendimento da Atakama Cultura Aventura foi bom, explicaram direitinho sobre cada passeio, falaram que nem todos eram feitos exclusivamente pela agência deles, que alguns eles compartilhavam com outras. Passou confiança.

Na época a nota da agência estava entre 4 e 4,5 no TripAdvisor, Facebook e Google, o que era um bom sinal.

No entanto, recomendo com ressalvas.

Os guias eram bons para muito bons. Contudo tinham sérios problemas de comunicação e poderiam melhorar os veículos.

Tivemos um atraso considerável e falta de comunicação no dia programado para iniciar o tour para o Salar de Uyuni que me deixou num estado terrível. Porém o restante do tour foi incrível!

O outro passeio que não poderia ter erro, face aos riscos envolvidos, que era o hiking do Vulcão Lascar, deu tudo certo e não tenho queixas!

Roteiro final de 7 dias pelo Atacama

Mas voltando ao roteiro, a Atakama Cultura Aventura acabou mudando todo nosso roteiro preliminar de 7 dias pelo Atacama, devido à altitude da road trip até o Salar de Uyuni.

Nos sugeriram fazer os passeios de maior altitude do Atacama logo de cara para a gente não passar mal na Bolívia, onde a infraestrutura tende a zero.

Desse modo, o roteiro final e o que realmente fizemos ficou assim:

Roteiro de 7 dias pelo Atacama

Imprevistos acontecem!

O passeio que está em vermelho na imagem acima teve que ser adiado pois ocorreu um imprevisto. Uma pessoa morreu em um desses lugares, não lembro onde, e fecharam o acesso ao local.

Por este motivo transferiram nossa reserva para o dia seguinte. Ainda bem que a gente tava com a tarde livre ou teríamos perdido o passeio.

Se tivesse como saber antes, não teríamos devolvido as bikes e o sandboard que alugamos pela manhã.

Pensando bem, talvez tenha sido melhor! Acho que teríamos nos quebrado ainda mais lá no Valle de La Muerte! Sério, foi uma das partes mais legais da viagem!!!

Fica a Dica

Se possível, deixe brechas no seu roteiro para que imprevistos não resultem em cancelamentos ao invés de remarcações.

E esses períodos livres no roteiro?

Por termos desistido de fazer dois passeios, Valle del Arco iris e Termas de Puritana, ficamos com dois períodos vagos no nosso roteiro.

A tarde livre que acabou sendo ocupada pela remarcação do passeio da Laguna Cejar seria nosso dia de descanso, recomendando pelo guia do hiking do vulcão Lascar, que faríamos no dia seguinte.

Acabou que conseguimos encaixar dois passeios bem gostosos nesses horários, que decidimos na hora!

Deveria ter incluído no roteiro de 7 dias pelo Atacama…

As Lagunas Baltinache ou lagunas escondidas são sete lagoas artificiais de águas cristalinas e com diferentes tonalidades de azul e verde, criadas no meio do Salar de Atacama, a 2400 metros de altitude, na década de 80 para extração principalmente de lítio.

Assim como as Lagunas Cejar e Piedra, possuem alta concentração de sal, e em duas delas (primeira e última) é permitida a entrada!

Vantagens em relação à Cejar e cia: entrada de 8 mil pesos x 16 mil pesos e ainda não tão popular entre os turistas. Além disso, pelo que li e vi de fotos, a paisagem é também muito mais bonita. Se arrependimento matasse…

As agências oferecem esse passeio na modalidade dia inteiro (incluindo uma visita a um ônibus no meio do deserto pelo pouco que li) ou de meio dia.

Outras opções de passeios

Termas de Puritama – situadas a 35 km do centro, são piscinas com propriedades terapêuticas e medicinais, inseridas num cânion, rodeadas de vegetação. A temperatura da água fica em torno de 30-35°C.

Por que não fiz? Durante o dia o Atacama é extremamente quente. Já entrei numa jacuzzi com temperatura externa superior a 30°C graus e quase desmaiei. É muito quente e incômodo, na minha opinião.

Além disso já tinha ido nos Baños Colinas, próximo a Santiago, e nada supera aquilo! Aquelas águas quentinhas no meio da Cordilheira dos Andes nevados, aquele friozinho mara. Aí sim é gostoso!

Agências oferecem passeios pela manhã ou tarde. Valor da entrada depende do horário. Dá para fazer por conta;

– Hikings, como do Cerro Toco, e trekkings, como do Licancabur, dentre outros;

Sandboard – nós fomos por conta. Caso reserve o passeio com agências, estará incluída uma aulinha;

Tour do vinho – conheça uma vinícola no meio do deserto que produz um dos melhores e mais raros tipos de vinho de altitude. Em geral, o passeio inclui uma parada no Salar de Atacama no final para ver o pôr do sol.

img_5519

Como foram os passeios do nosso roteiro de 7 dias pelo Atacama?

Além de comentar como foi o passeio em si, avaliarei o serviço da agência e darei uma lista de coisas que não podem faltar na sua mochila:

Salar de Atacama, Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Salar de Tara e suas lindas catedrais!

error: