Tour Astronômico no Atacama com a SPACE

Se você está planejando sua viagem ao Deserto do Atacama, tenho certeza que já viu várias pessoas recomendando o Tour Astronômico. Mas você sabe por que esse passeio é tão bem-conceituado?

Céu do Atacama

O Deserto do Atacama apresenta condições climáticas e geográficas que o tornam um dos melhores lugares do planeta para observação do céu. São elas:

  • Condições geográficas – San Pedro do Atacama (SPA) está a cerca de 2400 metros de altitude e afastado dos grandes centros urbanos. Consequência – menos ar entre a gente e o céu, baixa poluição atmosférica e luminosa;
  • Condições climáticas – o deserto do Atacama é o mais seco do mundo. São pelo menos 300 dias ao ano sem uma gota de chuva, ou seja, não menos de 300 noites de céu aberto sem nenhuma nuvem – é menos umidade no ar, tornando o ar mais “transparente”.

Não é à toa que o Tour Astronômico é um dos passeios mais desejados por quem visita o Atacama. Mesmo do centro de SPA é possível ver uma grande quantidade de estrelas, nebulosas, a Via Láctea, estrelas cadentes que, inegavelmente, em nenhum outro lugar do mundo você já viu!

Mas eu tive a sorte de ver em outro lugar do mundo, quando fizemos um camping quase selvagem na Namíbia, em Spitzkoppe. As condições climáticas são muito semelhantes e pudemos apreciar até mesmo uma chuva de meteoros interrompida por um morcego que se aventurou dentro da nossa barraca!!

Projeto ALMA

Considerando todas estas condições favoráveis do Atacama, ele se tornou sede do projeto ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) que é a maior rede de telescópios do mundo.

O ALMA está localizado a 5000 metros de altitude e conta com 66 antenas, 54 delas com 12 metros de diâmetro e 12 com 7 metros de diâmetro, que podem operar conjuntamente e funcionar como um único e imenso radiotelescópio.

Fonte: https://www.eso.org/public/brazil/images/

O projeto, com colaboração multinacional, visa compreender a formação e evolução do universo, através do estudo do sol e de suas erupções, da formação de galáxias, planetas, estrelas, asteroides e cometas, nascimento de outros sistemas solares, etc.

Quem quiser, pode visita-lo aos sábados e domingos das 9 às 13h. Para tal é necessário se inscrever pelo site oficial do ALMA com antecedência. No momento (abril de 2021) as visitas estão suspensas face à pandemia da COVID-19.

Caso não tenha mais vaga pelo site, você pode tentar a sorte e comparecer no local de saída do ônibus do ALMA por volta de 8h30-8h45 e entrar na fila de espera. Eventualmente sobram vagas.

A visita e o translado são gratuitos. O ônibus sai às 9h da Rua Tumisa, esquina com a Av. Pedro de Valdivia, próximo ao Pueblo de los Artesanos e do Terminal Rodoviário.

Fonte: https://www.eso.org/public/brazil/images/

Ah! Não é possível ir por conta, pois caso você não compareça, sua vaga poderá ser preenchida por outra pessoa.

Tour Astronômico

São oferecidas basicamente três modalidades de Tour Astronômico no Atacama. São elas:

Científica – se seu intuito é aprender enquanto observa o céu, escolha essa modalidade. Ela geralmente é guiada por um astrônomo e conta com bons telescópios de grande alcance;

Fotográfica – a maior parte do tempo é dedicado à fotografia. Durante o tour ensinam sobre fotografia astronômica;

Cultural – neste caso as explicações são baseadas na cultura andina com alguns toques de astronomia.

Dessa forma, primeiro escolha que tipo de tour quer fazer. Posteriormente, escolha bem a agência com quem quer fazer o tour.

Converse com quem já foi, leia reviews na internet, esclareça suas dúvidas com a agência escolhida, para não se decepcionar com o serviço oferecido.

SPACE

Há diversas empresas oferecendo o tour astronômico científico em SPA, mas escolhemos a SPACE (San Pedro de Atacama Celestial Explorations) por ser referência no ramo. O tour pode ser em espanhol, francês ou inglês, basta escolher sua preferência ao fazer sua inscrição pelo site.

Exatamente por ser o melhor tour astronômico de SPA, as vagas esgotam rapidamente, as vezes por dias. Por isso é altamente recomendado que você faça sua reserva com antecedência.

Após preencher o formulário, você receberá um email com sua pré-reserva, mas o pagamento é realizado pessoalmente somente no dia do tour.

Essa política se deve ao fato da realização do passeio ser confirmada somente no fim da tarde, pois ele depende das condições climáticas. Caso esteja nublado, a atividade poderá ser cancelada, o que é mais comum de ocorrer durante o verão.

O translado está incluído no ingresso, além de um chocolate quente! O ônibus parte da esquina da Caracoles com a Ignacio Carrera Pinto.

A endereço da SPACE é Calle Caracoles, 400-2. O horário de funcionamento é das 11 às 19h.

O tour astronômico da SPACE tem duração de cerca de 3h. Horário de saída – inverno 19h, verão 21h. Ingresso – 25 mil pesos por pessoa.

Como foi nosso Tour Astronômico com a SPACE

No local e horário combinado partimos de ônibus para o observatório, localizado a poucos quilômetros do centro de SPA, já longe o suficiente das luzes da cidade.

Fomos recepcionados por um astrônomo e alguns monitores. Na primeira parte do passeio, o astrônomo faz uma introdução à astronomia com observação a olho nu, apontando com um laser verde super potente os corpos celestes sobre o qual está falando.

Na segunda parte do tour astronômico, temos acesso a alguns telescópios (podendo ser todos os 12 instalados no observatório) de diferentes diâmetros, incluindo um de 72 centímetros, o maior telescópio de uso público da América do Sul.

Cada um deles estará direcionado para estrelas, planetas, constelações, nebulosas, e o que por ventura possa estar visível naquela noite. Há sempre uma explicação prévia antes da observação. Um dos pontos altos foi ver Saturno e seus anéis.

Fonte: https://www.spaceobs.com/es

Para finalizar, nos servem chocolate quente numa roda, quando podemos conversar, tirar dúvidas, ouvir causos!

Na volta, nos deixam próximos ao nosso hotel, exceto aqueles que estejam hospedados no Hotel Alto Atacama ou Atacama Adventure.

Considerações finais

Passeio

Imperdível! É uma aula prática de astronomia! E a equipe ainda nos ajuda a tirar fotos com nosso equipamento.

Infelizmente nossa câmera não tinha o tempo de exposição suficientemente longo para captar as estrelas e nebulosas em sua plenitude. Caso a sua tenha, não esqueça de levar o tripé.

Não sei se mudou algo, mas quando fomos em novembro/2017, não havia ninguém para tirar foto nossa ao fim do passeio. Por isso não temos nenhum registro nosso do céu estrelado…. Algumas agências oferecem esse serviço como diferencial. Particularmente, prefiro os melhores telescópios.

Quer dizer, tem essa foto aqui!!

Dicas úteis

– O tour astronômico não é realizado durante os 7 dias de Lua Cheia por conta da luz refletida por ela;

– Tampouco ocorre em dias nublados, por conta da visibilidade. Por este motivo, programe-se para agenda-lo logo para o primeiro dia pois, caso seja cancelado, você ainda terá chance de remarca-lo ao longo da sua estadia em SPA. No entanto, se o passeio realmente não puder ser realizado, há reembolso integral do valor pago.

A diminuição de visibilidade é mais comum de ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro, quando o Atacama recebe influência do inverno altiplanico.

– Os melhores dias para realizar o tour astronômico são os de lua nova.

Até que saiu alguma coisinha com nossa câmera. Dá para ver duas nebulosas!

– Mesmo no verão, a temperatura à noite cai bastante, não sendo maior de 10°C. Inclusive, existe um princípio físico que faz as noites de céu limpo serem muito mais frias (é o mesmo princípio que causa a geada). O tour astronômico é todo realizado ao ar livre, portanto, vá bem agasalhado, incluindo gorro, luvas e cachecol. O chocolate quente foi providencial!!

Mais sobre o Atacama

Passeios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: