Roteiro de 5 dias em Capitólio

A região do Mar de Minas, na qual está localizada a famosa Capitólio, tem uma infinidade de opções de roteiro para todos os perfis de viajantes.

Mas Barbara, está seguro visitar Capitólio?

Essa é a pergunta que mais ouvi quando comecei a postar fotos do nosso roteiro em Capitólio no Instagram. E aposto que você também está curioso, afinal as imagens impressionantes da tragédia de 2022 não paravam de repetir na grande mídia.

Mas calma, muita coisa mudou desde aquela época, pega na minha mão que eu vou te tranquilizar.

Infelizmente, muitas vezes é necessário que ocorra uma tragédia para que algo seja feito em relação à segurança da população local e turistas.

Atualmente, todos os dias um geólogo visita os pontos por onde os passeios de lancha irão passar para verificar as condições de segurança. Caso esteja ok, o local é liberado. Caso contrário pode ser aberto com restrições ou totalmente bloqueado.

Além disso, nos locais em que os paredões são mais altos e fechados, é obrigatório o uso de capacete e colete salva vidas, além da restrição de entrada de uma lancha por vez.

Na minha opinião, apesar de passar mais rápido pelos pontos altos, por não ter aquele mundo de lanchas, uma querendo disputar com a outra o espaço físico e sonoro, é possível realmente contemplar a beleza do local.

Assim, como o Yu bem resumiu, com as atuais condições de segurança, é mais fácil cair um meteoro na sua cabeça durante o passeio que uma pedra dos cânions. Tudo isso sem prejudicar os passeios!

Quando ir para Capitólio

Tenho certeza que logo de cara você pensou em Capitólio como uma opção para o verão. No entanto, ao menos na minha opinião, esta não é a melhor época para viajar para lá. Por que?

• Alta temporada – locais mais cheios e, consequentemente, mais caros;
  • Época de chuvas – riscos de cabeça d’água são maiores, além da água não ficar tão cristalina.

Assim, diria que a melhor época para um roteiro para Capitólio seria da segunda quinzena de março até primeira quinzena de outubro, quando as chuvas são mais raras, especialmente nos meses do inverno, e a cidade está mais vazia.

Dessa forma você poderá aproveitar ao máximo o potencial de cada lugar que decidir incluir em seu roteiro e se apaixonar por Capitólio como nós!

Sonho de todo turista é pegar os pontos principais da cidade vazios!

Quando fomos? Na última semana de março. A cidade estava super tranquila, a represa totalmente cheia, o céu azul, os dias bem quentes e a água cristalina (mas o auge ocorre no inverno).

Como conhecer as atrações da região

As atrações na região para colocar no seu roteiro não se limitam apenas a Capitólio. Além disso, são distantes do centro da cidade. Logo, temos um probleminha para quem está sem carro.

Capitólio tem cerca de 10 mil habitantes – e nem 10 táxis. Imagina na alta temporada se será fácil conseguir um! Além disso, não há disponibilidade de aplicativos de corridas.

A transporte público também não irá te levar até as atrações, muitas delas distante alguns quilômetros da rodovia, com acesso por estrada de terra.

Assim, temos as seguintes opções de locomoção para o visitante:

• Carro próprio;
  • Carro alugado – as cidades mais próximas que possuem locadoras são Passos e Piumhi, caso vá de ônibus. Se vai de avião, alugue o carro em BH mesmo;
  • Contratar um motorista – Aqui, deixo duas indicações, fornecidas pelo nosso anfitrião na cidade: Mirian e Jaider;
  • Taxi (na baixa temporada pode ser uma boa opção);
  • Tours com agências.

Roteiro de 5 dias em Capitólio

Na prática, este roteiro necessitou de 6 dias, incluindo os deslocamentos São Paulo – Capitólio – São Paulo. São quase 500 km de distância, em torno de 5-6h de viagem de carro.

Vale a pena destacar que há um trecho de cerca de 30km, assim que cruzamos a divisa de São Paulo com Minas, no qual a estrada não está boa. Tem muito buraco, alguns bem grandes. Por este motivo não recomendo fazê-lo à noite.

Para quem vem de outras regiões do país, BH dista cerca de 300km de Capitólio, sendo uma boa alugar o carro por lá mesmo.

As estradas de MG são sempre uma emoção. Comentei sobre isso na nossa viagem para as cidades históricas de Minas Gerais.

Dia 1 – Deslocamento São Paulo-Capitólio.

Saímos de casa por volta das 10h, com uma rápida parada para almoçar (levamos lanchinhos no isopor), chegando em Capitólio por volta das 15h30. Pegamos umas obras na estrada, uma delas naquele esquema “Pare-Siga” que atrasou um pouco nossa chegada.

Nossa primeira parada foi no restaurante Panorama, que além de ter uma linda vista da represa, ainda tem um cardápio recheado de pratos deliciosos. Até difícil escolher!

De lá, seguimos para o primeiro hotel da viagem, o Balneário do Lago Hotel.

O hotel fica à beira de um dos braços da represa, a cerca de 12km do centro de Capitólio. Todas as diárias incluem meia pensão (café da manhã e jantar) e acesso ao Parque Aquático. Bem completo e confortável, local ideal especialmente para quem vai em família com crianças.

Dia 2 – Passeio de lancha e Cachoeira Canela de Ema.

Iniciamos o roteiro do dia com o clássico passeio de Capitólio – passeio de lancha pela represa, visitando pontos icônicos como o Vale dos Tucanos e o Cânion de Furnas. Nós fizemos esse passeio com a FM.S Capitólio e nosso piloto/guia foi o Luís Fernando, cara gente boa demais que deixou o passeio ainda mais agradável.

Nosso grupo era composto de 9 pessoas – 3 casais e uma família de 3 pessoas com uma criança pequena. Ah! Quase ia esquecendo do Brownie, doguinho de um dos casais, uma mistura de dobermann com rottweiler, mas não muito maior que um pinscher!! Coisa mais fofa! O cachorrinho faz sucesso nas redes sociais, olha só.

A saída foi da Pequena Capitólio, um complexo onde está localizado também o Restaurante Panorama , dos petiscos do dia anterior, um mercadinho e um bar flutuante.

O passeio iniciou por volta das 10h, finalizando pouco depois das 14h. Mas em média esse passeio tem duração de 3h.

Esse passeio tem um visual muito parecido com dos Cânions do Xingó em Alagoas.

Canela de Ema

A segunda parada do dia foi na Cachoeira Canela de Ema.

O local conta com piscinas naturais de águas cristalinas no tom esmeralda com reflexos dourados, e pequenas quedas d’água, além de um restaurante que tem no cardápio algumas opções de comidas mineiras. Almoçamos por lá e a comida tava de lamber os beiços!!

A Canela de Ema conta com monitoria todos os dias da semana. Quem faz esse trabalho é a simpatia do Lucas, que te apresenta o local, te coloca embaixo da cachoeira e ainda tira fotos e faz vídeos lindos com seu celular!

Morro dos Cabritos

Para finalizar o dia, fomos curtir o pôr do sol no morro dos Cabritos. A estrada até o alto do morro está em condições razoáveis e inicia pertinho da barragem de Furnas. Assim, antes de subir, demos uma rápida parada no mirante da barragem, a qual estava com quase todos os vertedouros abertos.

Jantamos muito bem no nosso hotel, Balneário do Lago, e fomos dormir felizes.

Dia 3 – Canela de Ema e Cachoeira da Capivara

Como nosso passeio de lancha acabou durando mais que o previsto, não conseguimos conhecer tudo que a Canela de Ema oferece em apenas 2h. Como resultado, fizemos algumas mudanças no roteiro para podermos voltar pela manhã e conhecer o que faltou.

Foi até bom, pois tivemos a oportunidade de fazer canionismo, atividade que só é oferecida aos finais de semana e feriados, quando os irmãos do Lucas, Luís e João, vêm ajudá-lo na monitoria. Durante esta atividade conhecemos o poço mais verde que já vi na vida!

Só para constar, não dava pé para mim. Tinha pelo menos 3 metros de profundidade neste ponto e olha a visibilidade deste lugar!

Cachoeira da Capivara

Em seguida fomos conhecer a Cachoeira da Capivara. O local conta com uma trilha de 1,4km que margeia o rio, com diversas piscinas naturais pelo caminho e duas cachoeiras maiores, cada uma em um extremo.

O cartão postal de lá são dois panelões incrustrados na rocha, formando piscinas no meio da cachoeira da capivara!

Nos encantamos pela primeira vez com esses panelões em Tibagi-PR.

Além da trilha há também passeios de quadriciclo e buffet self-service de comida mineira servido no forno a lenha! Balança, me esqueça, ok?!

Curtimos o fim da tarde e jantamos novamente no nosso hotel.

Dia 4 – Passeio 4×4

Nosso motorista e guia foi o Túlio, dono da Capitrilhas, agência que realiza passeios de 4×4 pela região. São dois roteiros padrões – Paraíso Achado e Viking – mas há possibilidade de personalizar seu roteiro. Os passeios têm em média 6-7h de duração.

Escolhemos o Retiro Viking, não só por ter sido recomendado por amigos, mas também porque o Túlio disse que o Paraíso Achado é formado pelo mesmo ribeirão da Cachoeira da Capivara, então não seria nada muito diferente do que vimos no dia anterior.

Retiro Viking

O Retiro Viking tem várias quedas d’agua com poços de diferentes tamanhos e profundidades. As estrelas do complexo são as cachoeiras gêmeas.

Ficamos boa parte do dia por lá, curtindo cada uma das quedas e poços.

Complexo Panorama

Já no meio da tarde fomos conhecer o Complexo Panorama, com entrada na Pequena Capitólio (aquela do restaurante e de onde partiu a lancha). O acesso é permitido somente com alguns guias autorizados.

O complexo possui duas quedas d’agua com seus respectivos poços cristalinos. A grande vantagem de ter esta restrição de acesso é um passeio muito mais privado.

Ao final da tarde, já famintos, fomos almoçar novamente no Restaurante Panorama. E faria de novo e de novo!

Por fim seguimos para o nosso novo hotel:

Vista do Lago Hotel

O Vista do Lago Hotel fica bem no centro de Capitólio, no alto do morro. A localização é privilegiada, pois de lá se tem uma vista linda dos morros que cercam Capitólio, da cidade, da lagoa e dá para curtir tanto o pôr do sol quanto o nascer, sem nem precisar sair do hotel!!!

O hotel foi inaugurado há somente 4 meses (fim de 2022) e tem uma decoração belíssima, com quartos grandes e confortáveis. É mais voltado para casais, mas há quartos triplos. Na diária está incluído o café da manhã (e que café da manhã!).

Pizzaria Capitólio

À noite fomos jantar na Pizzaria Capitólio. Um lugar bem alegre e descontraído que tem freguesia cativa dos locais. O dono, Geraldinho, é figura conhecida na cidade, tanto que a pizzaria é mais conhecida como a “do Geraldinho”! São mais de 60 sabores de pizzas salgadas e mais 8 de pizzas doces.

Achei muito interessante os tipos de bordas recheadas! Ah! Caso não aguente duas pizzas, peça a borda recheada doce, já fica como sobremesa!! Dica do simpático Geraldinho!!

Dia 5 – Parque Nacional Serra da Canastra e Queijarias

Reservamos este dia para um bate e volta no Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), localizado a cerca de 90km do centro de Capitólio, quase 2h de viagem.

O ideal seria sair bem cedinho do hotel para aproveitar melhor o dia, mas a gente não queria perder o café da manhã do Vista do Lago Hotel, que começa a ser servido a partir das 8h.

Queijaria do Dinho

Antes de irmos para o parque, fizemos uma parada na Queijaria do Dinho, que fica no caminho. O queijo canastra do Dinho ganhou bronze em um concurso na França. Chique, não?

Todo o processo de preparo é artesanal e familiar, e só é vendido ali na propriedade. Mais exclusivo, impossível!

Parte Alta PNSC

Escolhemos visitar a parte alta do Parque neste bate e volta, com o intuito de conhecer a parte alta da cachoeira Casca D’Anta, que tem quase 190 metros de queda, e a nascente do meu amado Velho Chico!

Que delícia ter podido nadar em suas águas tanto na nascente como na foz!

Veja como foi nosso passeio pela Foz do Rio São Francisco.

Esse passeio exige um pouco do seu carro. Há trechos da estrada (as de terra), tanto de acesso ao parque como já no interior, que estão bem judiados.

Dá para fazer com carro comum, mas tenha bastante paciência. Um carro alto ajuda bastante. Nós tivemos que usar o 4×4 somente uma vez, porque caímos em um buraco e a roda ficou no ar, mas teria dado para desviar. Foi vacilo nosso!

Não recomendo fazer a parte alta e baixa no mesmo dia, pois a estrada de terra é bem cansativa. Para ter noção, da entrada do parque até a parte alta da Casca D’Anta foi cerca de 1h, cada trecho.

Portanto, o ideal é reservar ao menos 3 dias para conhecer só o Parque Nacional Serra da Canastra, isso sem contar todas as atrações que têm no entorno.

Queijaria Faz o Bem

Saímos do parque por volta das 15h30 e seguimos direto para a queijaria Faz o Bem. Quem nos recebeu foi o dono Vinícius, que nos levou para conhecer toda a propriedade, nos explicou tudo o que é preciso fazer para ganhar o sonhado rótulo de primeiro queijo canastra orgânico.

Foi um fim de tarde delicioso, com muita prosa e degustação de queijos sensacionais, muito especiais e únicos.

Assim, se você gosta de queijos mais fortes, bem maturados e com aromas elaborados, vale a pena reservar algumas horinhas do seu dia para essa visita. Nunca comi um queijo canastra tão maravilhoso! E poucos queijos que comi no mundo rivalizaram em prazer sensorial.

Tenda do Beduíno

Para jantar, a escolha da vez foi a Tenda do Beduíno, lá no centro de Capitólio. Um jordaniano e uma brasileira que se conheceram no Catar abriram o restaurante no meio da pandemia e servem a comida árabe raiz. Nós amamos comida árabe, então já fomos com altas expectativas.

O tempero é maravilhoso, de querer pedir o cardápio inteiro! E o brigadeiro árabe! Gente, uma fusão árabe-brasileira dos deuses!!! Enquanto saboreávamos a comida deliciosa ficamos um tempão conversando com o casal que é super gente boa! Fomos embora com o restaurante fechando!

Dia 6 – Fazenda de Café e Mirante dos Cânions.

Depois do café da manhã, curtimos um pouco a piscina aquecida do Vista do Lago Hotel antes de seguirmos para a primeira parada do dia:

Fazenda de Café Tulha de Minas.

Fomos recebidos pelo seu João, que gosta de uma prosa, e nos contou um pouco da história da sua família e sobre a produção do seu café especial Tulha de Minas.

Aprendemos como são classificados o café, quais são os defeitos que podem ter os grãos, e todas as etapas até chegar à nossa xícara.

Na fazenda ainda há um pequeno museu com objetos pessoais da família do seu João, que ali está desde 1850.

Por fim, degustamos um café quentinho torra média, feito na hora, que agradou até o Yu que não é muito chegado.

Parque Mirante dos Canyons

A última parada do nosso roteiro foi no famoso Parque Mirante dos Canyons, onde está o cartão postal de Capitólio.

A saber, são duas trilhas principais: uma leva ao mirante escondido, com vista das duas cachoeiras, e à tirolesa; e a outra leva ao mirante “cartão postal”, à lanchonete e às piscinas naturais na parte alta de uma das cachoeiras que desaguam no cânion.

Começamos visitando o mirante escondido e, inegavelmente, é a melhor vista, inclusive melhor que quem está no passeio de lancha. Demos sorte de ir durante a semana e ter o local só para nós!

Depois fomos nos aventurar na tirolesa, que passa por cima dos cânions. Foi incrível!!! Tem que fazer, mesmo que você tenha medo de altura (eu tenho)!

Claro que não deixamos de tirar nossa foto no cartão postal, que também estava vazio. Uma pena que teríamos que pegar estrada até às 16, caso contrário teríamos tempo de nos refrescar nas piscinas naturais, pois o dia estava bem quente!

Aliás, no fim do dia, descobrimos que nossas pulseiras de acesso valiam por 2 dias. Infelizmente já estávamos nos despedindo da cidade.

O que faríamos diferente no nosso roteiro por Capitólio

– Combinaríamos o passeio de lancha com a ida aos mirantes. Os dois estão relativamente próximos e, mesmo que o passeio de lancha se prolongue, ainda é possível curtir bem os mirantes, já que o local fecha somente às 18h.

– O bate e volta para o PNSC foi bem corrido, acho que seria melhor visitar alguma atração mais próxima das queijarias, ou em Capitólio mesmo. Opção não falta. Mas não nos arrependemos, foi um passeio gostoso mesmo assim.

Em breve sairão os textos de cada uma das atrações deste roteiro por Capitólio com mais detalhes!