Sandboard e bike no Valle da La Muerte – Atacama

O Atacama é um prato cheio para quem gosta de aventuras e praticar esportes. Os mais populares, além das trilhas, são mountain bike e sandboard.

São diversas lojas nas ruas Caracoles e Toconoa que alugam bikes e tudo o que você precisa para praticar sandboard.

Sandboard e bike no Valle de la Muerte no Atacama

O aluguel dos equipamentos pode ser por hora ou por dia, com excelente custo benefício na segunda opção. O preço também vai variar dependendo do modelo da bike e da prancha que você escolher.

Passeio de bike no Atacama

Em uma das nossas manhãs livres, decidimos alugar duas bikes para dar uma volta pela região, meio sem rumo.

Fizemos uma breve pesquisa e acabamos alugando em uma lojinha bem próxima ao nosso hotel. Não lembro agora o valor ao certo, mas foi algo em torno dos 5-10 mil pesos por duas bikes por dia.

Conheçam o Goiaba!

Partimos sentido Calama e um pouco antes de sairmos do centro de San Pedro do Atacama (SPA) um cachorro começou a nos acompanhar.

Passeio de bike no Atacama
Perto da estrada do lado direito da foto é a entrada do Valle de la Muerte. No primeiro dia seguimos pela estrada, morro acima.

Eu tinha lido em algum blog, infelizmente agora não vou me lembrar qual, que algo semelhante havia acontecido com eles e achei tão legal que fiquei empolgadíssima com nosso cão guia!!

Mas lógico que para estar com a gente, não podia bater muito bem!! Por este motivo, após poucos minutos nosso cãopanheiro foi batizado de Goiaba. Vocês vão compreender o nome após assistir a esse vídeo!

Nosso passeio de bike no primeiro dia contemplou um mirante, umas trilhas próximas ao Valle de la Muerte e SPA.

Passeio de bike no Atacama

Falando em Valle de la Muerte, vimos algumas pessoas entrando de bike lá e ficamos meio sem entender – “Ué, mas não tinham nos dito que estava fechado para visitação?” Fomos nos informar na bilheteria e nos disseram que a entrada estava permitida para pedestres e ciclistas, mas não para agências. Opa!!! Já sei o que faremos na nossa próxima manhã livre!

Passeio de bike no Atacama
Única sombra que encontramos no caminho

Fomos almoçar nos carritos, sobre os quais já comentei no primeiro post da série com dicas gerais do Atacama, sempre na companhia do Goiaba, a quem demos água e comida ao longo do dia, devolvemos as bikes e voltamos ao hotel para pegar nossas coisas para seguir para o passeio reservado a tarde.

Foi neste momento que, com dor no coração, nos despedimos do nosso Goiabinha, que nos presenteou com momentos hilários! Saudades!

Passeio de bike no Atacama
Goiabinha!

Sandboard no Atacama

Durante minhas pesquisas para montar nosso roteiro pelo Atacama, me interessei muito pelo passeio de sandboard. Em geral, ele é feito no Valle de La Muerte e inclui transporte, equipamento e instrutor, com duração em torno de 3-4h. O preço: no mínimo 20 mil pesos por pessoa.

Como a gente tinha perdido nossa carteira com uma boa quantia de dinheiro (saiba mais sobre esse perrengue de viagem na Bolívia), não era uma opção naquele momento pagar pelo passeio com instrutor.

Sandboard no Valle de la Muerte no Atacama
Esse começou a nos acompanhou só no mirante do Valle de la Muerte, depois nos trocou por outros turistas.

Mas por que não alugar uma prancha de sandboard e nos aventurar no Valle de La Muerte??? E foi isso que fizemos na nossa segunda manhã livre. Novamente alugamos duas bikes e também uma prancha, essa por cerca de 5 mil pesos/dia.

Valle de La Muerte

O Valle de La Muerte está localizado na Cordilheira de Sal, assim como o Valle de la Luna, e recebeu esse nome por sua geografia remeter a um local em que a presença de vida seria impossível. É lá que está localizada uma duna onde é possível e permitida a prática de sandboard no Atacama.

Sandboard no Valle de la Muerte no Atacama

Assim, na louca, seguimos para o Valle de la Muerte, localizado a apenas 2km do centro de SPA, para nos aventurar no esporte! A entrada custou 3 mil pesos por pessoa.

Quando chegamos, havia um grupo praticando, então decidimos subir até o ponto mais alto do Valle de La Muerte para curtir a vista, não só para aguardar a dissipação do grupo, mas também porque sabíamos que ficaríamos cansados do sandboard.

E lá fomos nós subir a duna! Pedimos umas dicas para o pessoal e começamos nossas descidas. Gente, é muito divertido!!! E não tem muito segredo. Mas o medo me travou. Quando começava a pegar velocidade, eu me jogava!!! (pensando bem, medo faz bem pra saúde, como vocês já perceberão em breve!).

A pior parte do sandboard é subir a duna carregando a prancha. Ainda mais naquele calor!

Sandboard no Valle de la Muerte no Atacama
Aquele pontinho escuro em cima da duna é o Yu!

Ainda bem que nós tínhamos um passeio na parte da tarde ou talvez o final dessa história poderia ter sido bem diferente!

A experiência já tinha rendido um tombo cinematográfico do Yu!! Felizmente sem grandes sequelas, embora ele jure que trincou uma costela nesse dia. Naquela descida ele estava decidido a chegar na maior velocidade que pudesse.

Vale a pena fazer sandboard por conta?

Olha, considerando o valor que pagamos e o quanto nos divertimos, mesmo não tendo qualquer experiência, eu considero que a experiência foi super válida.

No entanto, tenho noção que poderíamos ter nos machucado. Embora provavelmente tenhamos esquecido de algumas regras de segurança (especialmente o Yu), nos machucar também poderia ocorrer mesmo com um instrutor. Não esqueça de contratar um seguro viagem que cubra esse tipo de atividade.

Sandboard no Valle de la Muerte no Atacama

Teria feito diferente hoje? De forma alguma. Mas talvez tivesse lido mais tutoriais antes da viagem!

Lembre-se de sempre respeitar seus limites e seguir regras básicas de segurança.

Considerações finais

Nossos passeios de bike e sandboard no Atacama foram pontos altos da nossa viagem.

Gosto muito dessa liberdade (e do preço) de fazer alguns passeios do meu jeito, no meu ritmo. De explorar sem rumo um lugar.

Passeio de bike no Atacama

Ah! Caso tenha disposição, você pode economizar bastante em alguns passeios ao alugar uma bike. Passeios que ficam próximos ao centro de SPA como Valle de La Luna, Laguna Cejar e Termas de Puritana você pode fazer todos por conta!

Não esqueça de levar bastante água, um lanchinho, usar roupas leves e confortáveis e passar protetor solar, já que os dias no Atacama são bem quentes e secos.

Mais sobre o Deserto do Atacama

Passeios

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: