Argentina,  Bolívia,  Chile,  Peru

Cordilheira dos Andes: o paraíso na América do Sul

O que vem à sua cabeça quando pergunto sobre lugares paradisíacos? Acredito que a maioria de vocês deve ter pensado numa praia de areias brancas e mar azul turquesa.

Na minha não passa outra coisa que não sejam montanhas. Se estiverem nevadas, melhor ainda! Mesmo aqui no Brasil, em pleno verão, em locais de maior altitude, é possível ter dias e, principalmente, noites mais frescas e agradáveis. Adoradores de frio como somos, isso sim é paraíso!!

Cordilheira dos Andes - Mendoza
Frio? Nem amo!

Agora imagina um paraíso que se estende da Patagônia Argentina e Chilena até o mar do Caribe na Colômbia e Venezuela! É o maior paraíso do mundo com cerca de 8 mil quilômetros de extensão! Sim! Estou falando da linda e maravilhosa Cordilheira dos Andes!

Além da temperatura agradável o ano todo, ainda é de uma beleza cênica única. Sério, o paraíso tá logo ali, na nossa incrível América do Sul!!!

Seja qual for a estação do ano, há diversas atividades que podem ser realizadas na Cordilheira dos Andes: desde esquiar durante o inverno até escalar o ponto mais alto das américas, o Aconcágua, durante a primavera/verão.

Dentre as muitas maravilhas e atividades que a Cordilheira dos Andes nos proporciona estão:

Patagônia

Não tem como não pensar em Patagônia quando falamos em Cordilheira dos Andes. Considerada como um dos lugares mais lindos do mundo (e um dos meus sonhos de viagem) localiza-se majoritariamente na Argentina, mas divide algumas belezas com o vizinho Chile. Faz a alegria de montanhistas, esquiadores ou simplesmente daqueles que amam apreciar e estar em contato com a natureza.

Dobradinhas Argentina-Chile não faltam:

  • Bariloche e Puerto Montt compartilham a famosa travessia dos lagos andinos. Durante o verão pode-se praticar canoagem, windsurf, fazer trilhas a pé ou a cavalo. No inverno bomba o esqui.
  • El Calafate, El Chaltén e Puerto Natales, onde encontramos o glaciar Perito Moreno, os picos Fitzroy e Cerro Torre, e as Torres del Paine, respectivamente. Nestas cidades que estão os trekkings mais lindos do mundo!

Na Argentina não podemos esquecer do fim do mundo! Em Ushuaia, a cidade mais ao sul da Cordilheira dos Andes, estão a Laguna Esmeralda e o Canal de Beagle, dentre diversos outros atrativos.

E no Chile está a Carretera Austral. Com 1240 km de extensão é considerada uma das rotas mais cênicas do mundo. Ela inicia em Puerto Montt e vai até Villa O’Higgins. Uma road trip perfeita! No caminho há lindos lagos, cachoeiras, fiordes, glaciares, picos nevados, geleiras. Opção de atividades não falta!

Os melhores vinhos do mundo estão na Cordilheira dos Andes!!

Não podia deixar de fora essa característica importantíssima da Cordilheira do Andes: a região é perfeita para a produção de vinhos. Diga-se de passagem, alguns dos melhores do mundo na minha opinião.

Degustação de vinhos na vinícola Odjfell no Chile
Amooo uma degustação de vinho! Essa foi na Odfjell em Santiago, amo os vinhos dessa vinícola.

São três as principais grandes regiões vinícolas: Santiago no Chile, Mendoza e Salta, na Argentina.

Santiago-Mendoza

Quer dobradinha mais perfeita, não só no enoturismo, mas também no ecoturismo, que Santiago e Mendoza? Entre as duas cidades, já do lado argentino, mas bem pertinho da fronteira com o Chile, não pode faltar uma parada mais do que especial no Parque do Aconcágua. Sim! O Sentinela de Pedra. É possível avistá-lo da estrada, mas não deixe de reservar um tempinho para ter o gostinho de iniciar a trilha que leva ao topo da montanha (quem sabe planejar uma escalada numa próxima!).

Parque do Aconcágua na Argentina

No caminho entre as duas há outros pontos de interesse como a estação de esqui de Portillo, a Puente del Inca e o Embalse Proterillos.

Roteiro de 4 dias por Mendoza? Temos!!! Foram 3 dias explorando a região vinícola e um dia para explorar a Cordilheira!

Próximo a Santiago ainda temos os belíssimos Cajon del Maipo e o Embalse el Yeso, pontos obrigatórios para quem vai à cidade em qualquer época do ano. Durante o inverno as estações de esqui de Farellones e Valle Nevado entram nessa lista!

Cordilheira dos Andes - Baños Colinas no Chile
Termas Baños Colinas próximo a Santiago.
Embalse El Yeso no Chile
Embalse El Yeso

Noroeste Argentino

A região vinícola de Salta fica na cidade de Cafayate, no noroeste argentino.

Nem sabia da existência do Noroeste Argentino? Até conhecer a uva Torrontés em Mendoza, eu também não!!! Só sei que essa região da Argentina deve estar na sua lista de desejos!

O noroeste Argentino engloba as províncias de Salta e Jujuy e é lar das paisagens mais bonitas que já vi na vida. A região é conhecida por suas montanhas coloridas, como El Hornocal e o Cerro de Los 7 colores. Na província de Jujuy, quase na divisa com a Bolívia e norte do Chile, já nos sentimos com o pezinho em outras duas regiões de desejo dos amantes da natureza: Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.

Cordilheira dos Andes - Cerro de los 7 colores em Jujuy na Argentina
Cerro de los 7 colores

Essa região é tão espetacular que está incluída nas minhas top 10 experiências bárbaras!

Deserto do Atacama

Não tenho nem palavras para descrever esse lugar. Tem que ir para entender! Como pode um deserto ser tão lindo? São lagunas, geysers, montanhas, vulcões. Um dos céus mais bonitos que já vi na minha vida.

Piedras Rojas no Atacama
Piedras Rojas

E de todos os desertos que conheci até hoje, definitivamente é o mais seco. Prepare seu kit secura!

Saiba o que deve ter no seu kit secura e quais passeios incluir no seu roteiro pelo Atacama!

Vale da Morte no Atacama
Sandboard no Vale da Morte!!

Altiplano Boliviano e Salar de Uyuni

Sabe vinho com queijo? Perfeito como Deserto do Atacama com Altiplano Boliviano e Salar de Uyuni. Os dois últimos ficam na Bolívia e foi uma das road trips mais maravilhosas que já fiz na vida (isso porque perdemos a carteira no caminho. Sim, tivemos que esmolar…). Muito se engana quem acha que o Salar do Uyuni é a cereja do sundae. Ele é um dos ingredientes que tornam essa rota espetacular!

Salar de Uyuni na Bolívia
Divando no Salar de Uyuni!!

Lagunas branca, verde, vermelha, vulcões, picos nevados, paisagens de tirar o fôlego e o maior deserto de sal do mundo! Vá e veja com seus próprios olhos.

Guarde bem sua carteira e prepare sua câmera fotográfica. Saiba como foi nossa road trip de 4 dias pelas belezas bolivianas!

Cordilheira dos Andes - Altiplano Boliviano
Laguna Colorada

Chegamos na metade da Cordilheira dos Andes e ainda tem muito paraíso pela frente!!

Titicaca

Entre a Bolívia e o Peru fica o lago comercialmente navegável mais alto do mundo, o Titicaca. Dizem que o berço da civilização Inca teria sido na Isla del Sol. Faça um passeio de barco, conheça suas ilhas, a cultura dos Uros e suas ilhas flutuantes. As paisagens são lindas! Copacabana e Puno são as cidades que servem de base para conhecer o lago na Bolívia e no Peru, respectivamente.

Lago Titicaca no Peru

Peru

A Cordilheira dos Andes peruana reserva grandes belezas, como a maravilhosa cidade de Arequipa, cercada pelos seus vulcões, e o Canion del Colca, um dos cânions mais profundos do mundo e onde tivemos a oportunidade de ver os condores super de pertinho, voando sobre nossas cabeças, livres e soltos, na natureza!

Cordilheira dos Andes - Valle del Colca no Peru
Condor bem pertinho da gente!

Em Arequipa está um dos museus mais legais relacionados à cultura inca!

Cordilheira dos Andes - Canion del Colca no Peru
E o maravilhoso Canion del Colca!

Mas óbvio que não podemos esquecer dos pontos mais visitados do país como Cusco, as Montanhas Coloridas, a laguna Humantay e Machu Picchu.

Machu Picchu no Peru
Vendo as ruínas de Machu Picchu do alto da montanha Machu Picchu!

Equador

No Equador estão localizados um dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes e diversos vulcões ativos. Uma das rotas imperdíveis é a Avenida de Los Volcanes. Ao longo dos seus cerca de 400 km passa por 11 vulcões ativos do país. Entre eles está o Cotopaxi, um dos vulcões mais ativos do mundo. Quando não está em erupção, a subida é permitida (pensa se não quero muito fazer isso!).

Outra atração da rota é o vulcão Quilotoa. Em sua cratera há um lago com águas super azuis/verdes.

Colômbia

Conheça a Colômbia além das praias. Bogotá e Medellín são duas cidades recheadas de história, cultura e gastronomia.

O Parque Nacional Natural Los Nevados fica no coração da região produtora de café colombiana. Além de visitar fazendas de café é possível fazer trilhas passando por vulcões, glaciares, lagos e florestas. O lado mais legal da Colômbia tinha que ter relação com a Cordilheira dos Andes!!!

A cidade amuralhada em Cartagena é linda, mas o calor daquela cidade torna tudo muito mais complicado!!!

Venezuela

E quem diria que a Venezuela possui picos com mais de 5 mil metros de altitude? É o Pico de Bolivar, na Cordilheira de Mérida, na fronteira com a Colômbia, com 5007 metros de altitude.

Para quem quer explorar esse lado do país, utilize a cidade de Mérida como base para passeios no Parque Nacional Serra Nevada por onde passa a Rota das Neves, entre Mérida e Trujillo. Dentre os atrativos da rota estão algumas lagunas, altas montanhas, pequenos povoados e os frailejones, arbustos típicos da região (são encontrados no Equador e na Colômbia também) que suportam a altitude e a grande amplitude térmica (em um mesmo dia a temperatura pode variar entre 40°C e -15°C!).

Lógico que faltaram diversos outros pontos desse paraíso sul americano, mas essa breve lista já deixou aquele gostinho de “quero conhecer tudooo e mais um pouco!!”.

Cordilheira dos Andes, alpacas e llamas
Alpacas, llamas e Cordilheira dos Andes!

Concorda comigo que a Cordilheira dos Andes é um lugar paradisíaco?

Inspire-se com outros paraísos!

14 Comments

  • Cecilia

    Quantos paraísos, Bárbara!!! Quero conhecer todos esses lugares da Cordilheira dos Andes. Realmente lá é o paraíso da América do Sul. Suas viagens sempre me inspiraram. Desde que conheci Salta pelo seu olhar, não me canso de pensar em quando vou poder conhecer o noroeste da Argentina. Adorei todas as sugestões. Espero poder conhecer alguma delas em breve.

    • Pâmela

      Lendo seu post vi que ainda não conheci nada da Cordilheira dos Andes e o pior, no Peru não conheci Arequipa e no Chile só conheci o Valle Nevado e Farellones. Triste né? Mas tenho motivos para voltar… RS
      Esse ano era para eu ter conhecido o Atacama e o Salar, vamos ver se ano que vem da certo!

    • barbaracortat

      Que gostoso saber disso! Que bom que consegui passar uma boa imagem! E com certeza iremos tirar muitos planos do papel, só temos que ter um pouco de paciência.

  • Soraia Pereira da Silva

    Eu sou do time que prefere paraíso com mar turquesa, mas não posso negar que são lugares lindíssimos! Quero muito conhecer o Deserto do Atacama!

  • DANIELA DE OLIVEIRA MARIN

    Certeza que quando penso em paraíso, penso numa praia ou ilha paradisíaca, massss eu sou completamente apaixonada pela Cordilheira dos Andes e pelos roteiros da nossa linda América do Sul. Não decepciona nunca, né? Louca para conhecer o Equador e Venezuela!

  • Juliana

    Chocada com esse roteiro, não sei pq ainda não fiz… sou louca para conhecer cordilheira dos andes! Eu amo praia, mas tb amoo montanha 🙂

  • Mari Vetrone

    Bá, quanto lugar maravilhoso, hein? Eu sonho muuito em conhecer a Cordilheira dos Andes, mas nunca tinha parado pra pensar em como é um paraíso tão extenso! A América do Sul tem muita coisa maravilhosa pra ser desbravada, não vejo a hora de poder voltar a viajar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: