12 mercados no mundo que vão te surpreender!

Se tem uma coisa que sempre incluo nos meus roteiros de viagem são mercados municipais, seja no Brasil ou no mundo.

Os mercados são a melhor forma de entrar em contato com a cultura, arte e gastronomia do local. E mesmo os mais turísticos, sempre nos proporcionam experiências genuínas.

Estes foram 12 mercados pelo mundo que consegui lembrar (sim, a memória está fraca por aqui) que você deveria incluir no seu roteiro ao visitar essas cidades:

La Boqueria, Barcelona – Espanha

O Mercat de Sant Josep de la Boqueria, mais como conhecido por La Boqueria, é o mercado municipal mais antigo de Barcelona, inaugurado em 1840.

Mercados pelo mundo: La Boqueria em Barcelona

Localizado na famosíssima La Rambla, não tem como não entrar no seu roteiro!

Por lá você encontrará frutas, embutidos, vinhos e os super mega blaster frescos frutos do mar!

Na série “Receitas Bárbaras” na qual ensino como fazer Strogonoff de Lula você entenderá o motivo de tantos adjetivos antes da palavra fresco!!

Não deixe de ir, seja para uma visita, para comer umas tapas ou para almoçar. É o local para conhecer um pouco mais da maravilhosa gastronomia espanhola.

Aberto de segunda a sábado das 8 às 20h30.

Bazar das Especiarias, Istambul – Turquia

O Bazar de Especiarias existe desde 1663 e é o lugar para comprar especiarias, doces e frutos secos, típicos da culinária turca. Os aromas desse lugar são incríveis!

Mercados pelo mundo: Bazar de Especiarias em Istambul
Turkish delights e baklavas. Credo, que delícia!

Mas fica a dica de ouro: visite o mercado, mas faça suas compras nas lojinhas que ficam do lado de fora, em torno do mercado. Os preços são surpreendentemente mais baratos!

Aberto de segunda a sábado das 9 às 19h.

Saiba quanto custa viajar para a Turquia!

Grande Bazar, Istambul – Turquia

O Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, existindo desde 1455!!! Para você ter uma noção, são mais de 3600 lojas, 64 ruas e 22 portas de entrada! Dá para se perder fácil por lá!

Mercados do mundo: Grand Bazar em Istambul

Mesmo sendo super turístico, é o melhor lugar para comprar artesanato, roupas, tapetes e joias! Ah! Sem contar que é o melhor lugar da cidade para fazer câmbio de moedas.

Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 19h30.

Veja mais detalhes dessa e outras dicas para montar seu roteiro pela Turquia.

Mercado San Pedro, Ollantaytambo – Peru

Acho que devo ser uma das poucas pessoas que incluiu esse mercado no roteiro ou numa lista de mercados pelo mundo! Nós decidimos pernoitar na cidade e foi uma das melhores decisões que tomamos.

A grande maioria das pessoas só pinga em Ollantaytambo para visitar o Sítio Arqueológico e pegar o trem rumo a Águas Calientes, ponto de partida para Machu Picchu.

Ollantaytambo do alto
O sítio arqueológico de Ollantaytambo é aquele ali à direita da foto.

O Mercado San Pedro é pequenininho e fica a poucos passos da praça central de Ollantaytambo. Mas encontrar turistas por ali é raro.

Lá você encontrará frutas, vegetais, carnes e outros produtos locais. Mas minha recomendação fica para o primeiro andar do mercado, onde há pequenos restaurantes.

Mercados pelo Mundo: Mercado San Pedro em Ollantaytambo
A seta indica a localização do mercado, ao lado da praça central.

Neles são servidos “menus del día”, que incluem entrada, prato principal e bebida (as vezes sobremesa também) por preços simplesmente maravilhosos. É a mais típica comida peruana, caseira, simples, mas muito gostosa. Os trabalhadores do mercado costumam comer por lá.

Aberto todos os dias das 6 às 19h.

Gosta de história? Então precisa visitar esses dois museus sobre a cultura inca, um localizado em Salta, na Argentina e o outro em Arequipa, no Peru.

Mercado Modelo, Salvador – Brasil

O Mercado Modelo hoje em dia é o principal mercado de artesanato de Salvador. Mas quando inaugurado em 1912 funcionava como centro de abastecimento da cidade baixa, como o Ceasa aqui em São Paulo.

Situado no coração do centro histórico de Salvador, não tem como não passar por ele durante sua permanência na cidade.

Mercados pelo Mundo: Mercado Modelo em Salvador

Além de artesanato e outros produtos típicos, no primeiro andar há dois restaurantes de comida típica baiana. Vale ressaltar que o mercado é super turístico e, portanto, não é o lugar mais barato da cidade.

Aberto de segunda a sábado das 10 às 16h.

Roteiro de 1 dia em Salvador? Temos!

Mercado Central, Santiago – Chile

O Mercado Central foi inaugurado em 1872 e sua construção é em estilo neoclássico. Vale a visita só para apreciar a arquitetura do local.

Mercados pelo mundo: Mercado Central de Santiago

Por lá você encontrará não somente frutos do mar, frutas, verduras, laticínios e etc, mas também lojas de joias e vinhos (são duas lojas diferentes. Vinhos são um tipo muito específico de jóia, então não é pleonasmo!!!)

É ali que a maioria das pessoas vai para comer a famosíssima centolla, o caranguejo gigante. Vale ressaltar que refeições por ali não são as mais baratas.

Ah! Do lado de fora, em uma das esquinas do mercado, tem o Emporio Zunino, uma das melhores empanadas chilenas!

Empanadas do Emporio Zunino no mercado central de Santiago
Quero!

Aberto todos os dias. Durante a semana das 9 às 17h e nos finais de semana das 7 às 15h30.

Se seu passatempo favorito é comer, a Gisele do blog “Destinos Por Onde Andei…”, listou várias opções de Mercados de Comida pelo Mundo.

Mercado Tirso de Molina, Santiago – Chile

Mas se quiser algo mais barato e menos turístico, atravesse o rio que do outro lado terá o Mercado Tirso de Molina. Os preços das frutas, verduras, temperos são muito melhores e com a mesma qualidade.

Não deixe de comprar um saco de morangos chilenos, os mais doces e enormes e perfeitos que já comi na vida. Vale lembrar que o Chile é privilegiado em suas fronteiras naturais, então quase não existem pragas. Menos pragas, menos agrotóxicos.

No primeiro andar há diversos restaurantes servindo comida típica e caseira.

Aberto todos os dias das 6 às 21h.

Santiago é uma das atrações localizadas na Cordilheira dos Andes, o paraíso sul americano!

Mercado Municipal, São Paulo – Brasil

O Mercadão é um clássico do centro histórico de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1933 quando funcionou como armazém de pólvora e munições. Somente com o fim da Revolução Constitucionalista de 1932 passou a funcionar como entreposto de frutas, verduras, carnes (o lugar para encontrar carnes exóticas) e outros produtos alimentícios.

Em 2004 foi totalmente reformado e ganhou o mezanino que abriga diversos restaurantes. Mas o clássico sanduíche de mortadela e os bolinhos e pastéis de bacalhau você encontra até no piso térreo!

Sanduíche de mortadela no Mercadão de São Paulo

Vale a visita para apreciar a arquitetura e vitrais do edifício, como também para experimentar um pouco da gastronomia paulistana!

Mercados pelo mundo: Mercadão de São Paulo

Aberto de segunda a sábado das 6 às 18h e aos domingos até 16h.

Seja você turista ou paulistano, não deixe de conhecer o lindo centro histórico de São Paulo.

Mercado de Tsukiji (agora Toyosu), Tóquio – Japão

O Tsukiji era o maior mercado de peixes e frutos do mar do mundo! Foi na região que surgiu o sushi. Logo, lá era o lugar para comer os melhores sushis e sashimis da sua vida!!!!

Os melhores sushis do mundo estão no Tsukiji
Os melhores sushis e sashimis da minha vida!

Mesmo que você não goste dessa maravilha, não deixe de incluir no seu roteiro, pois além de peixes, você também encontrará outros itens típicos da gastronomia japonesa, assim como utensílios de cozinha.

Mercados pelo mundo: Tsukiji em Tóquio

Sem contar que há diversas opções de restaurantes e comida de rua no mercado e arredores.

No Tsukiji é onde rolava aqueles leilões mega famosos de atum. Ainda existem, mais foram transferidos para o Toyosu.

Saiba quais são os 2 itens essenciais para viajar para o Japão!

Em 2018 o mercado mudou de endereço e agora está em Toyosu. Isso ocorreu pois descobriram que o solo de Tsukiji estava contaminado.

Aberto às segundas, terças, quintas, sextas e sábados das 5 às 17h.

P.S.: Ainda há algumas lojas e restaurantes no antigo Tsukiji, mas a maioria dos comerciantes já se mudou para Toyosu.

O Japão tá muito longe? Não tem problema! Recentemente foi inaugurado o Mercado de Peixes de Santos e a Cecília do blog “Viajante Econômica” foi lá conferir!

Naschmarkt, Viena – Aústria

O mercado de Viena existe desde 1780 e desde então vende todo tipo de alimento além de flores. Aos sábados rola também um mercado de pulgas, logo, fica lotado.

Mercados pelo mundo: Naschmarkt em Viena

Um detalhe muito importante sobre o Naschmarkt é que tá liberado petiscar! Sim!!!! Como nas feiras do Brasil, os comerciantes permitem que você experimente todos os produtos ali vendidos! Para os mãos de vaca mortos de fome é uma maravilha, não??!!! Certamente com a pandemia não deve ser mais assim, mas torçamos para que volte a ser.

Se você quer experimentar comida do mundo todo, lá é o lugar em Viena para isso. De barraquinhas a restaurantes mais elegantes, agrada todos os gostos e bolsos.

Naschmarkt em Viena
Nós fomos de lanchinho da tarde!

Ah! Vale ressaltar que é um mercado aberto. Então em épocas de frio, não esqueça de se agasalhar! O único problema é ter que tirar as luvas para comer!

Aberto de segunda a sexta das 6 às 18h30 e aos sábados das 6 às 14h.

Naschmarkt é um dos principais pontos turísticos de Viena.

Mercados sazonais

Se tem uma coisa maravilhosa na Europa são os mercados sazonais de natal e páscoa. Nós tivemos a oportunidade de conhecer o de natal em Berlim e o de páscoa em Viena.

Mercados pelo mundo: Mercado de natal em Berlim
Ferinha de natal da Potsdamer Platz em Berlim.

Acho que deveria ter incluído esse motivo na minha lista de 9 motivos para conhecer e voltar para Berlim!

São ótimas formas de entrar no clima dessas festividades e conhecer um pouco mais da cultura e gastronomia típicas destas épocas do ano do local.

Essas feirinhas ocorrem em diversas cidades e bairros. Então se estiver pela Europa nessas épocas do ano, com certeza cruzará com uma delas. Não deixe de dar uma passadinha e curtir os aromas e o clima gostoso desses mercados!

Mercados pelo mundo: Mercado de páscoa em Viena
Ferinha de páscoa do Schönbrunn Palace em Viena.

Achou 12 opções pouco? A Lilian do blog “Uma Senhora Viagem” listou mais 10 lindos mercados pelo mundo!

E aí, já conhece algum desses mercados? Qual você acha que faltou nessa lista de mercados pelo mundo?

5 Comentários

  • Cecilia

    Eu amei o mercado de Natal da Potsdamer Platz também. E já fui no Mercado La Boqueria e obviamente sou fã do Mercadão de São Paulo. Os demais ainda não conheço. Mas quero!

  • Lilian Azevedo

    Que seleção fantástica de 12 mercados no mundo. Concordo com você sobre Incluir mercados é a melhor forma de entrar em contato com a cultura local. Experiência rica ter, entre tantas visitas, até mercado no Japão. O de Viena eu tinha esquecido e matei a saudade vendo sua foto. Tenho loucura para visitar um mercado de Natal na Europa. Parabéns pelo post !

  • GISELE PROSDOCIMI

    Oi, Bárbara, quantas experiências Bárbaras, não é mesmo? Sou a louca dos mercados, não conheço a maioria dos que citou aqui, mas adoraria incluí-los, caso visite alguns destes destinos. Os que conheço são o Mercado Modelo de Salvador e o Mercado Central de Santiago, e realmente merecem estar nesta lista muito especial. Arrasou, vamos que vamos conhecer mais mercados pelo Mundo, valem muito a pena! Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: