Roteiro de 1 dia por Salvador

Por que escrever um roteiro de 1 dia em Salvador?

Em 2008 fui a um congresso de 4 dias em Salvador. No entanto só dispunha de algumas brechas entre palestras e cursos para conhecer um pouco da cidade. No final, juntando todo o tempo, deram cerca de 10h turistando.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Vista do local do congresso com o Farol da Barra ao fundo.

Esse tempo é mais ou menos o que turistas que chegam de cruzeiro, e até mesmo aqueles numa conexão em Salvador antes de seguir para outros pontos da Bahia, têm disponível na cidade.

Já pensou em fazer um cruzeiro? Por muito tempo tive preconceito, mas até que foi divertido. Saiba quais são os prós e contras das viagens de cruzeiro!

Clima

O clima de Salvador é basicamente tudo que odeio: absurdamente quente e úmido. Não dá para ficar sem ar condicionado. Considere isso, caso vá pernoitar na cidade, ao reservar sua hospedagem.

Meu congresso aconteceu em meados de setembro. Lembro de já sair do banho já melada de suor. Que coisa horrível! Ainda bem que no meu hotel tinha ar!

Geralmente fujo desse tipo de clima. Mas repeti a dose de sofrimento também em Cartagena (onde passei um dia que valeu pela vida!) e Búzios!!

Leve roupas leves e sapatos confortáveis. Mantenha-se hidratado e abuse do protetor solar.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Esses dias fiquei quase só a base de água de coco, que era muito barata, por sinal!

Onde me hospedei

Falando nisso, me hospedei no Hotel Ondimar, que ficava bem pertinho do local do congresso.

Mas também está localizado em um dos melhores bairros de Salvador, o bairro Ondina, a apenas um quarteirão da praia, cerca de 2km do farol da Barra e 1km do Shopping Barra.

Para quem vai para curtir o carnaval, ele fica na Avenida Oceânica, onde passam os trios elétricos.

É um hotel simples, porém contava com ar condicionado e café da manhã. Na época achei um bom custo benefício.

Roteiro de 1 dia por Salvador

Esses três primeiros pontos são os mais distantes neste roteiro de 1 dia em Salvador, então pegue um uber para chegar neles:

Ponta do Humaitá ou Ponta de Monte Serrat

Na ponta de Humaitá estão localizados o Farol de Humaitá, a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat.

Há também uma igrejinha dedicada à Nossa Senhora de Monte Serrat no centro histórico de Santos.

De lá se tem uma vista privilegiada da cidade de Salvador, da Baía de Todos os Santos e um dos pores do sol mais bonitos da cidade.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Ponta de Humaitá
A vista.

Forte de Monte Serrat

A poucos passos da Ponta do Humaitá está o Forte Monte Serrat. Foi construído entre os anos de 1654 e 1742 e atualmente abriga o Museu de Armaria.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Forte de Monte Serrat

Igreja Nosso Senhor do Bonfim ou Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

A igreja é dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos. Em estilo neoclássico e fachada rococó, foi construída no século XVIII e tombada como Patrimônio da Humanidade em 1998.

A tradição da “lavagem do Bonfim”, que ocorre na segunda quinta-feira de janeiro, iniciou-se em 1773 quando os escravos eram obrigados a lavar a igreja antes da festa do Senhor do Bonfim.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Igreja do Senhor Bonfim
Da série: pessoas que não sabem enquadrar uma foto…

O segundo piso da igreja contém um museu incluindo objetos dados por fiéis, alguns feitos em ouro e prata!  Também é possível ver de pertinho o órgão de fabricação francesa doado à igreja em 1854.

Há pouco tempo o acesso à torre foi permitido e de lá se tem uma vista do entorno.

Dique do Tororó

É o único manancial natural de Salvador no qual 8 esculturas de orixás flutuam desde 1998. São eles Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã, que também podem ser contemplados à noite, pois são iluminados.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Dique de Tororó

Ao norte do dique está o Estádio Fonte Nova.

Roteiro de 1 dia em Salvador

Centro Histórico

Lógico que essa região não podia faltar no roteiro de 1 dia por Salvador! O Centro Histórico é composto por ruas, edifícios e monumentos da época do Brasil Colônia.

Ele possui o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina, que datam do século XVII ao início do século XX.

Conheça um pouco mais da história do Brasil Colônia visitando as cidades históricas mineiras.

Salvador não só foi a primeira capital do Brasil, como também é uma das cidades mais antigas do novo mundo, fundada em 1549. Também ostenta o triste título de ter sido um dos primeiros mercados de escravos das Américas.

Apesar da sua enorme importância histórica, grande parte do centro histórico está bastante degradado e abandonado. Infelizmente vivemos em um país em que a maioria não valoriza sua própria história e cultura.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Um belo edifício completamente abandonado.

Mesmo assim, a região foi declarada Patrimônio Mundial em 1985 pela UNESCO e desde então alguns pontos passaram/passam por restauração e revitalização, visando sua preservação.

Igreja e Convento de São Francisco

Erguidos entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja e o Convento de São Francisco são a representação do estilo barroco brasileiro. Sua decoração conta com nada mais, nada menos que uma tonelada de ouro (#ostentação), além de painéis de azulejos que datam de 1742.

Aproveite para apreciar a fachada em alto relevo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, também parte do conjunto monumental da Igreja de São Francisco.

Pelourinho

Não tem como ir a Salvador e não conhecer o Pelourinho.  

Se perca por suas ruas e aprecie sua arquitetura. Aproveite que é um dos lugares mais policiados da cidade.

Roteiro de 1 dia em Salvador

Lá você encontrará diversas opções de hospedagens, restaurantes, bares, lojas, monumentos, museus e apresentações artísticas como do grupo Olodum, que ocorre todo domingo e terça-feira.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Pelourinho

Dentre os museus temos a Fundação Casa de Jorge Amado, com exposição permanente de documentos, fotografias, livros e objetos do escritor. Às quartas a entrada é gratuita.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Fundação Casa de Jorge Amado

Praça da Sé

Na praça da Sé localiza-se o Monumento da Cruz Caída, criado em homenagem à antiga Igreja da Sé, construída em 1553 e demolida em 1933 para passagem de bondes (oi?).

Falou em Praça da Sé a primeira que vem à mente é a de Sampa, que está incluída neste roteiro pelo centro histórico da capital paulista.

Na praça também se encontram a Catedral Basílica de Salvador e a Estátua de Zumbi dos Palmares.

Praça Tomé de Sousa

Foi a primeira praça de Salvador e reunia todos os prédios públicos no século XVI.

Atualmente ainda são encontrados o Palácio Tomé de Sousa (atual prefeitura), Palácio Rio Branco (antiga sede do governo da Bahia) e a Câmara dos Vereadores.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Palácio Rio Branco

Mas o que atrai mesmo os turistas são o letreiro da cidade, o Elevador Lacerda e a vista mais clássica e disputada da cidade. De lá é possível avistar a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Forte de São Marcelo.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Mirante Elevador Lacerda

Esse é outro ponto interessante para curtir um lindo pôr do sol nesse roteiro de 1 dia em Salvador.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Mirante Elevador Lacerda

Aliás, caso dê tempo e queira visitar o Forte, os barcos e lanchas para lá saem do terminal náutico, que fica coladinho ao Mercado Modelo.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Forte de São Marcelo

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda faz parte do transporte público de Salvador, conectando a cidade alta e a cidade baixa.

Foi inaugurado em 1873 e ostenta o título de primeiro elevador utilizado como transporte público do mundo.

Com 72 metros de altura, possui 4 elevadores e custa centavos (não encontrei nenhum site oficial contendo o valor atual. Informações variam entre R$0,15 e R$0,25).

Mercado Modelo

O Mercado Modelo surgiu em 1912, quando funcionava como centro de abastecimento. Atualmente, o edifício em estilo neoclássico abriga 266 lojas de artesanato. No segundo andar, há restaurantes oferecendo, principalmente, comida típica baiana.

Farol da Barra e Forte de Santo Antônio da Barra

O Farol da Barra encontra-se no interior do Forte e foi muito importante no século XVII. Nesta época o porto de Salvador era um dos mais movimentados do continente e o farol auxiliava as embarcações que ali chegavam.

O Forte de Santo Antônio da Barra é um dos mais antigos do estado baiano. Atualmente abriga o Museu Náutico da Bahia.

Do lado esquerdo do Farol, está a praia da Barra, que se estende até o Morro do Cristo. Lá situa-se o terceiro ponto neste roteiro de 1 dia em Salvador para curtir o pôr do sol na cidade, emoldurado pelo Farol da Barra.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Roteiro de 1 dia em Salvador - Farol da Barra

E do lado direito está a praia do Porto da Barra. Nela está situado o Marco de Fundação da Cidade do Salvador que indica o local de desembarque de Tomé de Sousa, fundador de Salvador e primeiro governador-geral do Brasil.

Roteiro de 1 dia em Salvador
Forte Santa Maria na praia do Porto da Barra.

Não fui, mas você deveria ir!

Sorveteria a Cubana

Considerada pelos soteropolitanos como “Patrimônio da Bahia”, desde 1930 se dedica ao preparo de sorvetes artesanais.

A Cubana possui 4 filiais, duas delas localizadas em pontos incluídos neste roteiro de 1 dia por Salvador: na Praça Tomé de Sousa e no Pelourinho, pertinho da Fundação Casa de Jorge Amado.

Bairro Rio Vermelho

Caso vá passar a noite na cidade, vá para Rio Vermelho, o bairro boêmio de Salvador. Lá você encontrará várias opções de bares e restaurantes servindo o melhor da comida baiana. Aqui também tem uma filial da Sorveteria a Cubana!

Todos os pontos citados estão neste mapinha.

Quer complementar seu roteiro? A Norma, do blog “Viaje com Norma”, indica passeios gratuitos imperdíveis em Salvador e a Elaine, do blog “Live More Travel More”, acrescenta outros pontos turísticos de Salvador.

Segurança

Fui sozinha para este congresso. No entanto, por sorte, acabei conhecendo algumas pessoas no avião, com quem pude dividir taxi e passeios.

Acho que se não os tivesse conhecido, não teria me arriscado a conhecer a cidade sozinha.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Pelourinho
Grupo que conheci no avião (mais a fotógrafa).

Não me senti segura em Salvador. O assédio de vendedores ambulantes é fora do comum e alguns chegam a assustar e ameaçar. Em Paris senti um pouco isso também, mas Salvador é extremo.

Dicas para montar um roteiro mais econômico por Paris? Temos!

Um exemplo disso foi quando saí do Elevador Lacerda e vieram cerca de 10 ambulantes em torno do nosso grupo de 4 pessoas. Começaram a colocar bijuterias, fitinhas do senhor Bonfim na gente.

Eu consegui me desvencilhar com um bom não e sai do amontoado. Mas uma menina do grupo não deu a mesma sorte e foi obrigada (sim, obrigada) a pagar 10 reais por uma fitinha que amarraram no pulso dela (na lojinha ao lado da Igreja acho que paguei isso por um bolo de fitinhas!).

Outra situação que chamou atenção foi quando eu estava tirando foto em frente ao farol da barra e chegou um cara e falou: cuidado com essa câmera hein, podem roubar. O tom em que ele falou não foi de um conselho, sabe. Até parei de tirar foto depois disso.

Roteiro de 1 dia em Salvador - Farol da Barra
Aconteceu quando estava tirando essa foto.

Portanto, tenha muito cuidado com seus pertences e esteja sempre atento ao seu redor. Caso não tenha interesse em comprar algo dos ambulantes, já diga um não logo de cara e não dê muita conversa.

O que achei de Salvador

Confesso que não gostei da cidade. Não só pela insegurança e assédio acima comentados, mas também pelo abandono do patrimônio histórico-cultural. Na verdade, a cidade inteira pareceu meio abandonada. Muita sujeira, mau odor…

Uma cidade tão cheia de história e tão turística deveria se preocupar mais com seu patrimônio.

Varsóvia teve 85% do seu território destruído durante a Segunda Guerra Mundial e soube se reerguer e reconstruir sua história. Muitas cidades brasileiras deveriam se espelhar em lugares assim. Tem roteiro de 2 dias pela cidade fênix!

Pode ser que nesses 12 anos muita coisa tenha mudado. E espero que tenha mudado. Mas não é um lugar que eu tenha muita vontade de voltar para conferir, ainda mais que tô sempre tentando fugir do calor! Mas, se calor é sua praia, com certeza aproveitará muito mais que eu!

2 Comentários

  • Adriana Rodrigues

    Fui a Salvador tambem por passagem quando fui para Morro de São Paulo em um tempo que não tinha problemas com calor e sol, mesmo assim senti tudo isso intensamente… era fevereiro pre carnaval.
    Fiquei por lá a tarde da chegada e na volta por dormi 2 noites.
    Aproveitei para conhecer os ensaios de carnaval🤷‍♀️…. e no dia inteiro que fiquei ali contratei um guia indicado pelo hotel, ai ele me levou em todos os pontos.
    Sem ele não iria, me sentia um ser estranho, chamava atenção pelo falta de bronze acho, tinha muito assédio, de vendedor, e também de homens comuns.
    Amei ter ido a Morro, e diria que de passagem posso ate voltar a Salvador, mas é um local que me dá aflição, muito tumultuado e quente!!

  • Soraia Pereira da Silva

    Gostei muito do seu roteiro de 1 dia, deu pra fazer muita coisa na cidade nesse tempo, hein!
    Tenho muita vontade de conhecer, mas confesso que fico bem apreensiva com a falta de segurança da cidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: