Receitas Bárbaras

Receita de Strogonoff de Lula

Receita de strogonoff de lula??? Oi? Péra que eu chego lá!!!

Até pouco tempo, mais precisamente 2016, eu não era muito chegada em frutos do mar. Confesso que tinha um certo preconceito, principalmente pela aparência.

No entanto, por volta desse mesmo ano, decidi que não ia mais virar a cara para as coisas sem antes experimentá-las ao menos 3 vezes, para ter certeza de que realmente não gosto.

Viagens ampliaram meus horizontes!

Essa mudança de paradigma coincidiu com nossa viagem para a Espanha. E tem lugar melhor para experimentar frutos do mar que no país dos adoradores deles??

Gente, foi uma descoberta incrível de sabores e texturas. Definitivamente uma experiência bárbara! Até meu conceito de fresco mudou ao visitar o Mercado de la Boqueria em Barcelona, em que absolutamente tudo estava vivo.

Enquanto não escrevo mais detalhadamente sobre nossa experiência na Espanha, confira essas dicas da Cecília, do blog Viajante Econômica, sobre sobre como gastar pouco em Barcelona!

O amor por frutos do mar aumentou ainda mais após nossas viagens para o Japão, África do Sul e Namíbia.

No Japão me apaixonei pela vieira. O que eram aqueles sushis de vieira, meo deos??? Uma pena que por aqui são tão caras.

Se apaixone não só pelas vieiras, mas pelo Japão inteiro! Para isso você precisará desses dois itens essenciais!

Na África do Sul comi um dos melhores (e mais baratos) camarões da vida.

E a África do Sul também ganhou meu coração, assim como o Japão. Fizemos uma road trip pelo país e conhecemos lugares incríveis!

Já a Namíbia ganhou o prêmio de melhor lula! E a lula foi a escolhida para estrelar a série “Receitas Bárbaras” desse mês.

Ainda não escrevi sobre nosso roteiro. Mas já dá para você saber um pouco mais sobre Spitzkoppe, um dos pontos altos da viagem, e de alguns dos perrengues que tivemos na Namíbia!

Bora de lula!

Certeza que você já imaginou que iria dar uma receita de lulas a dorê, o clássico dos clássicos desse fruto do mar. Pois sinto dizer que se enganou!

Mas na verdade uma receita utilizando esse fruto do mar que me surpreendeu foi de strogonoff. Strogonoff de lula??

Receita strogonoff de lula
Aqui o strogonoff de lula foi acompanhando de chips e batata palha, ambos de batata doce.

Pois é, nunca nem cogitei isso até o dia que fomos visitar a Clarissa, irmã do Yu, em Ilhabela e ela nos serviu esse prato de entrada. E olha, ganhou nossos corações e estômagos!!!

Eu ouvi Ilhabela? Aqui no blog já tem post sobre as praias do Bonete e de Castelhanos, Praia do Gato, Piscina Natural e sobre a trilha para o Pico do Baepi!

Essa receita bárbara foi inspirada na receita de strogonoff de lula original da Clarissa, que nos passou o macete de como deixa-la no ponto certinho. Nada de borracha nesta receita de strogonoff!!

Ingredientes

500g de lula, de preferência fresca, cortadas em anéis com cerca de 1 centímetro de largura. Caso não tenha acesso às frescas tão facilmente, pode ir de congeladas. Nós compramos na Swift e deu super certo! Neste caso, descongele-as totalmente em uma peneira ou escorredor antes de iniciar a receita.

200g ou mais de champignon, de preferência fresco, cortados na metade ou quartos, depende do tamanho. Em quartos é melhor que em fatias, pois você sente melhor a consistência.

Creme de leite ou creme de ricota. Sim, o sabor fica diferente. No entanto, ambas as opções ficam muito gostosas, porém a segunda é menos calórica.

Ketchup ou molho de tomate (se for molho de tomate fica melhor com mais, se for ketchup é só pra dar uma cor).

Caso vá de segunda opção a quantidade será: 1 caixinha de creme de leite ou de creme de ricota para a mesma medida de molho de tomate.

Já o ketchup, é a gosto. Neste caso são 2 caixinhas de creme de leite/ricota.

Mostarda, molho inglês, sal, noz moscada e pimenta a gosto.

Azeite para refogar as lulas.

Modo de fazer

Lula no ponto certo

Esse é o principal ponto desta receita. Fique de olhos bem abertos!!!

Em uma panela/frigideira refogue as lulas com azeite e fique de olho. No momento que elas incharem e ficarem parecidas com pneuzinhos retire do fogo imediatamente. Se passar desse ponto elas ficarão borrachudas. Reserve-as.

Champignons

Após refogar as lulas, na mesma panela refogue os champignons até que fiquem dourados. Reserve-os. Pode deixar na mesma tigela das lulas que eles absorvem um pouco mais do sabor pelo líquido que elas soltarem.

Molho

Misture os demais ingredientes, iniciando pelo molho se for usá-lo, ou pelo creme de leite/ricota se for com ketchup, e mexa até que se obtenha uma mistura homogênea. Não a deixe ferver, para não estragar o creme de leite ou o creme de ricota.

Neste ponto acrescente as lulas e os champignons e mexa brevemente até aquecê-los, corrigindo o sal e a pimenta se necessário.

Simples assim!

Sirva!

Você pode servir do modo clássico com arroz, batata palha ou chips de batata, de preferência caseiras. Além de serem mais saudáveis, serão menos condimentadas, para não roubar a cena do strogonoff.

Ou pode servir como a Clarissa fez, em uma cumbuquinha. Por baixo o strogonoff de lula e por cima a batata, quase como decoração!

Receita strogonoff de lula
Entradinha da Clarissa!

Sobre a batata palha e/ou chips, costumo fazer em casa usando batata doce. Acho que o sabor combina melhor com o strogonoff de lula. Em breve posto esta receita aqui! Mas se não quiser esperar, esta e outras receitas bárbaras estão lá nos destaques do Instagram Experiência Barbara!

Até a próxima!

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: