Onde comer em São Paulo – Viaje pela gastronomia!

Opções de onde comer em São Paulo não faltam! Tem opção para todo gosto e bolso. Isso é o que mais gosto de São Paulo: diversidade!

Experimentar a comida típica faz parte de todos os meus roteiros de viagem. É uma excelente forma de me conectar com a cultura local.

Mercados municipais estão sempre nos meus roteiros!

No entanto, em tempos de pandemia, viajar não é uma opção no momento. Mas a gastronomia pode nos fazer viajar pelos seus aromas e sabores.

Apesar de ser super caseira (e mão de vaca) e adorar convidar os amigos para cozinhar em casa, esporadicamente vou a restaurantes em Sampa.

Se você também curte cozinhar, dá uma olhada nas receitas bárbaras já publicadas!

Separei uma boa diversidade de opções de onde comer em São Paulo, mas não espere restaurantes da moda, ostentação, gourmet etc. Não gosto desse tipo de lugar. Gosto de comida honesta no sabor e no preço.

Bora viajar sem sair de São Paulo através da gastronomia?

1- Francesa

O 3 Brasseurs é uma cervejaria artesanal, mas sua cozinha é baseada na gastronomia do norte da França. Há opções de pratos tradicionais desta região e também de comidinhas bem brasileiras, mas todos preparados para harmonizar com cada um dos rótulos de cerveja ali produzidos.

Onde comer em São Paulo - 3 Brasseurs

São duas unidades, uma no Itaim e uma em Pinheiros, além de diversas lojas no Canadá e França. Chique demais! Apesar de estar nas regiões mais nobres da cidade, é uma opção de onde comer em São Paulo com excelente custo benefício.

2- Grega

Conheci no começo do ano passado e já considero pacas: o Kouzina! São duas lojas, uma nos Jardins e outra no Shopping Cidade Jardim.

Apesar de ainda não ter conhecido a Grécia, a comida parece demais com a turca, pela qual nos apaixonamos na nossa temporada pelo país.

Que tal um roteiro de 11 dias pela Turquia?

Não deixe de comer o Souvlaki. Nós experimentamos o de filé mignon e o de porco. Ambos maravilhosos.

3- Indiana

Fui apenas uma vez a esse restaurante, mas lembro do sabor até hoje. É o Tandoor, localizado no Paraíso.

Gente, eu amo comida condimentada. Sou louca por uma pimenta, mas a comida indiana apela!!! No cardápio, todos os pratos estão classificados com pimentinhas. A gente, achando que éramos os fortes da pimenta, pedimos o com 4 ou 5 pimentas, o máximo.

Meeeeeu, no começo vai mó de boa. Depois, acho que vai acumulando, a boca parece que está em chamas!!! Mas até chegar a esse ponto, posso falar com propriedade que a comida era muito saborosa!

Onde comer em São Paulo - Tandoor
Esse molho na parte inferior que era classificado com 4 ou 5 estrelas no cardápio!

Fica a dica: não deixe de ir com medo da pimenta, mas vá com calma. Não se ache fodástico e chute o balde como nós! Além disso, há diversos pratos sem pimenta.

4- Italiana

Escolher somente um local onde comer comida italiana em São Paulo é até sacanagem! Mas uma coisa quase todas as opções têm em comum: pratos fartos!

Um que frequentamos bastante, principalmente por causa do Filet Au Poivre deles, é a Cantina Gigio.

São duas lojas, uma em Pinheiros e outra no Brás. O local sempre está lotado, principalmente aos finais de semana. Então não deixe de reservar de forma alguma. Já esperamos mais de 2h por uma mesa, isso porque chegamos antes do meio dia num domingo.

Eles vendem porção completa ou meia porção. Nós sempre pedimos meia porção que serve muito bem mesmo (!) 3 pessoas (incluindo o Yu!).

Um restaurante indiano e um italiano estão na minha lista de onde comer em Curitiba.

5- Japonesa

Espaço Kazu

O Espaço Kazu fica no coração da Liberdade e oferece o melhor da tradicional culinária japonesa.

Lá encontramos também o Sake Emporium, a maior adega de sakes do Brasil. Antes da nossa viagem ao Japão não gostava de sake, até experimentar um realmente bom. Aprendemos que sake bom não precisa de sal. Nass lojas que fomos no Japão tinham plaquinhas com isso escrito!

Saiba quais são os itens essenciais para sua viagem ao Japão!

Mas o melhor do Espaço Kazu é a Kazu Cake, uma cafeteria especializada em sobremesas japonesas. Gente, pensa num bolo de chá verde maravilhoso de delicioso. Socorro! Preciso voltar!

Onde comer em São Paulo - Espaço Kazu

Suteki Sushi Lounge

O Suteki Sushi Lounge é um ótimo custo benefício no Butantã! Eles trabalham tanto no esquema a la carte como no tradicional rodízio de comida japonesa. 

O que o diferencia dos outros tantos que têm por aí? Somente lá experimentamos sushis e sashimis, especialmente de atum, sempre muito frescos e com sabor mais próximo daqueles que experimentamos no Japão.

O local é muito frequentado por famílias orientais, sinal da qualidade da comida.

Se você pedir, eles preparam uns sushis mais ocidentais. Mas se não falar nada, você receberá os tradicionais sushis e sashimis de salmão, atum e peixe branco, normalmente prego.

Já notamos que eles têm uma especial preocupação com a qualidade do atum. Se não estiver excelente, não servem. Ah! E nunca entrei lá e senti aquele cheiro de peixe desagradável.

6- Marroquina

Esse restaurante me faz querer loucamente ir para o Marrocos tão logo seja possível. Estou falando do restaurante Tanger, localizado na Vila Madalena.

Servem diversos pratos marroquinos em um ambiente super agradável. Não tem como errar ao pedir cuscuz marroquino com cordeiro. Simplesmente divino!

PS: Atualmente estão trabalhando somente com delivery.

7- Mexicana

Opções de onde comer comida mexicana em São Paulo também são inúmeras, mas tem uma que conquistou meu coração e já a frequento há pelo menos 15 anos.

É o Yucatan Restaurante, localizado no Itaim Bibi. São diversas opções de pratos a la carte e também há rodízio, sempre o nosso escolhido.

Onde comer em São Paulo - Yucatan Restaurante

Apesar de não servirem tanto a típica comida mexicana, pois trabalham mais com a vertente americana – tex-mex, alguns pratos me remeteram aos que comi na casa de uma família mexicana quando morei na Califórnia, como os chilli beans!

Ah! E para entrar ainda mais no clima mexicano, nos finais de semana costuma ter apresentação de mariachis!

8- Nordestina

Depois da nossa road trip por Sergipe e Alagoas, tenho uma nova paixão gastronômica: a comida nordestina!

E eu já havia experimentado esse sabor maravilhoso em um dos melhores restaurantes de comida nordestina de São Paulo e nem lembrava, até escrever este texto! Estou falando do Mocotó Bar e Restaurante, localizado na Vila Medeiros.

Faz muitos anos que fui, mas uma coisa que me lembro muito bem são dos dadinhos de tapioca, quando nem eram moda por aqui. Socorro! Para voltar já!

Onde comer em Sergipe e Alagoas? Descubra os sabores do nordeste!

9- Peruana

Onde comer comida peruana em São Paulo? Só vem à cabeça o Inka House (antes Inka Huasi)!

São 4 unidades na cidade (Butantã, Vila Mariana, Vila Olímpia e Jardins) para se deliciar com seus deliciosos ceviches acompanhados de chicha morada, a tradicional bebida peruana feita com milho roxo.

Onde comer em São Paulo - Inka House

No cardápio há outros pratos típicos, todos bem servidos e muito saborosos!

10- Pizza

Não adianta negar, a pizza de São Paulo é a melhor do mundo e ponto!

Onde comer em São Paulo - Pizza
Imagem meramente ilustrativa para te deixar com água na boca!

Já comemos em NY e na Itália, mas nada se compara com a pizza paulistana. Assim como a comida italiana, é difícil escolher qual indicar. Então vou com a que mais se parece com a pizza napolitana (não o sabor, a feita em Nápoles, a única que conseguiu nos balançar): Pizzaria Speranza.

São duas unidades, uma em Moema e outra no tradicional Bixiga, que foi a que conhecemos.

Como fomos com amigos, pudemos experimentar 6 sabores e era um mais divino que o outro! Massa, molho, recheios… escorreu uma babinha! Essa é para forasteiros aprenderem que pizza não se come com ketchup. Isso é coisa de pizza ruim!

Onde comer em São Paulo - não coloque ketchup na pizza!
Não seja essa pessoa!

11- Pub

E para finalizar essa lista, não podiam faltar opções de onde comer, beber e curtir um bom rock em São Paulo: os pubs!

Destaco dois, meus queridinhos:

Republic Pub

O Republic Pub está localizado na Vila Madalena e sua decoração é bem inglesa. Você sente já logo na entrada com sua cabine tipicamente londrina.

Há programação quase todos os dias da semana, com bandas de pop rock e rock. Chopes maravilhosos e para acompanhar comidinhas bem apetitosas como o hambúrguer com gorgonzola. Credo, que delícia!

Onde comer em São Paulo - Republic Pub

Dublin Live Music Pub

O Dublin Live Music está localizado na Vila Olímpia com decoração rústica bem irlandesa. Chopes sempre gelados e comidinhas deliciosas, como os mini hambúrgueres e as bolinhas de queijo!

Na programação, também bandas de pop rock e rock em um palco incrível que se abre atrás do bar!

Eu até tinha uma opção de comida polonesa, mas infelizmente eles fecharam…

Mais opções de onde comer em São Paulo você encontra nos seguintes posts:

Roteiro pelo centro de São Paulo

O que fazer na Avenida Paulista

Quem diria que a gastronomia nos levaria para tantos lugares, hein?!

Me diz aí, que local incluiria nesta lista de onde comer em São Paulo?

Onde comer em…

Quer mais dicas de onde comer? Então confira essas sugestões de outros blogueiros:

22 Comentários

  • Deyse

    Há muito tempo não viajo a São Paulo, mas a cidade realmente tem um leque de opções gastronômicas diversificado. É muita riqueza cultural. Gostei demais de suas sugestões de onde comer em São Paulo. Agora tenho um roteiro gastronômico bem completo. Muito obrigada!

  • Diego

    Sou aqqui do ABC, em São Paulo e não conheço nenhuma dessas opções que você listou. Já vou providenciar e tentar ir em vários deles que fiquei com vontade, principalmente o mexicano e indiano. Adorei as dicas!

  • Cecilia

    Eu sempre tenho dificuldade de saber onde comer em São Paulo e acabo comendo nos shoppings mesmo, porque vou na hora do almoço. Lembro de ir há anos no Restaurante Mestiço, perto da Consolação. Era delicioso, mas não sei se ainda existe.
    De qualquer forma, gastronomia não é muito a minha praia. Mas concordo que os italianos são os melhores e que as nossas pizzas são divinas. Adorei as dicas. Vamos ver se consigo conhecer algum destes restaurantes quando tudo isso terminar. Beijos

  • Marcia Picorallo

    São Paulo tem opções para todos os gostos e bolsos. Acho que daria pra ir a um restaurante por dia durante toda a vida e não repetir! Adorei as dicas bem variadas de onde comer em São Paulo. Confesso que tenho muita preguiça de sair, pegar carro, trânsito, etc para comer e acabo indo apenas nas proximidades de casa. Estou perdendo muito!

  • Andrea

    Vários países em uma única cidade pela gastronomia, achei fantástico isso em São Paulo. Aqui costumamos brincar que só pizza ruim recebe a companhia do catchup.

  • GISELE PROSDOCIMI

    Bárbara, estou chocada de saber que existem unidades da 3 Brasseurs no Brasil, mais precisamente em São Paulo, pois conheci esta cervejaria em meu intercâmbio em Toronto e morro de saudades.
    Mesmo no outono e inverno que passamos lá, esse era nosso point, onde nos aquecíamos do frio da neve lá fora e tivemos momentos maravilhosos. Realmente os preços são muito bons, até em dólares canadenses.
    Fiquei emocionada!!!

  • ANGELA MARTINS

    São Paulo é realmente incrível. Amei as dicas de onde comer . Uma verdadeira viagem pelos sabores do mundo. Sempre que visito, procuro conhecer um novo restaurante. Vou seguir suas dicas!

  • HEBE

    São Paulo tem emsmo um leque de opções maravilhosas de boa comida né? Esse seu post de onde comer em São Paulo já foi para minha lista de favoritos, para eu usar em breve.

  • Sil Mendes

    Preciso urgente voltar e conferir todas essas suas dicas de onde comer em São Paulo. Já tenho um bom e saboroso motivo p voltar! Já anotei todas as dicas.

  • itamar

    Que dicas preciosas! Tem pra todos os gostos! Adorei a dica do restaurante peruano! São Paulo tem opções para todos os gostos né? Este post com dica de onde comer em São Paulo está excelente, adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: