Onde ficar em Ilhabela para diferentes tribos!
Escolher onde ficar em Ilhabela vai depender não só do que você pretende fazer, mas também da forma como irá se locomover por lá. E aí, qual é sua tribo?
Onde ficar em Ilhabela se você quiser mergulhar
O ideal é escolher hospedagens ao sul da Ilha, preferencialmente a partir da Ilha das Cabras. Esta região possui muitos pontos de mergulho, desde iniciantes até os mais experientes.
Mas há também bons pontos ao norte da Ilha, como a Praia do Saco do Poço e da Pacuíba, e do lado leste, como a Ilha de Búzios, embora a maioria destes sejam acessados somente de barco.
Os barcos para aqueles que querem mergulhar na Ilha de Alcatrazes, a cerca de 35 km de Ilhabela, e para os naufrágios, costumam sair da Ilha das Cabras ou Praia Grande.
Onde ficar em Ilhabela se você quiser velejar
Já neste caso o ideal é se hospedar no outro ponto cardeal, ao norte da Ilha. A praia preferida dos velejadores, especialmente Windsurf e Kitesurf, é a da Armação.
Caso queira fazer aulas e cursos, além da Armação, há escolas no Perequê e na Barra Velha.
Indicação de hospedagem
Pousada Armação dos Ventos que tem parceria com a escola de Vela BL3.
Onde ficar em Ilhabela se você quiser surfar
Há somente duas opções de praias, ambas isoladas: Castelhanos e Bonete, esta última sendo mais indicada.
Onde ficar em Ilhabela se você quiser fazer trilhas
Aí depende da trilha. As trilhas mais conhecidas da Ilha são a do Bonete e do Pico do Baepi, trilhas de nível moderado e facilmente acessadas pela avenida principal, com cerca de 3 a 4 horas de duração o trecho, cada uma.
A trilha da Praia do Bonete inicia no extremo sul da Ilha, um pouco depois que o asfalto acaba, com percurso de cerca de 12 km e a do Baepi na região da Praia do Itaguaçu, no centro-oeste da Ilha, mais curta, porém mais íngreme.
Além dessas há também a trilha para a Praia de Castelhanos, mas esta usualmente é feita em carros 4×4, motos ou bicicletas.
Indicação de hospedagem
Uma boa opção para quem vai fazer a trilha do Bonete é a Pousada Caminho das Pedras (12 3894-1615), localizada a cerca de 2,6 km do início da trilha.
Onde ficar em Ilhabela se você quiser curtir as cachoeiras
A maior concentração de cachoeiras de fácil acesso fica na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, onde estão localizadas a Trilha da Água Branca, que conta com 6 cachoeiras.
Além delas, também na região, tem a cachoeira da Toca, com entrada paga, e outras menores com acesso gratuito.
Um lembrete importante: todas as cachoeiras em Ilhabela são lotadas de borrachudos. Use um repelente bom.
Indicação de hospedagem
Se o intuito for ficar mais isolado, o ideal é se hospedar na Cocaia. Nesta região uma boa opção é o Kalango Hotel Boutique em meio à mata atlântica (reserve pelo Booking ou Hoteis.com)
Onde ficar em Ilhabela se você quiser curtir praias isoladas
As praias do Bonete (face sul da Ilha) e de Castelhanos (face leste) são praias relativamente isoladas, com pouca estrutura, mas com acesso relativamente fácil.
Os turistas costumam passar somente algumas horas do dia, em passeios bate e volta. Se você estiver por lá durante a semana, irá cruzar principalmente com moradores.
Mas mesmo com pouca estrutura, estas praias oferecem opções de hospedagem para quem gosta de acampar, ou até mesmo quem faz questão de um pouco mais de conforto. Contudo, não espere muito luxo nestes locais.
Tanto no Bonete como em Castelhanos há diversas opções de trilhas para praias e cachoeiras próximas.
Uma terceira praia isolada é a do Jabaquara, no extremo norte da Ilha. No entanto faltam opções de hospedagem próximas e os quiosques funcionam somente durante o dia.
Indicação de hospedagem
Em Castelhanos tivemos uma experiência bárbara no Camping do Léo. Para quem não curte acampar, pode optar por uma das Suítes do Canto do Gato (reserve pelo Booking ou Hoteis.com) ou pelos Chalés da Vivian.
Já no Bonete nós ficamos na deliciosa Pousada do Roy (foto de capa deste artigo) quando fizemos a travessia Bonete-Castelhanos a pé, mas você também pode optar também pelos Chalés Canto da Nena ou a Pousada Canto Bravo, que fica à beira mar (reserve pelo Booking ou pelo Hoteis.com).
Onde ficar em Ilhabela se você quiser badalação
A praia queridinha dos baladeiros, há muitos anos, é a do Curral, no sul da Ilha. Na região você encontrará hospedagens de luxo ou mais em conta, diversas opções de bares e restaurantes para curtir da manhã até a noite, especialmente na alta temporada.
Próximo à praia do Curral fica o acesso à Cachoeira do Paquetá, preferida dos blogueirinhos e instagrammers, de onde se tem uma vista linda do canal! Também está próxima da cachoeira do Veloso, a qual ainda não tive oportunidade de conhecer.
Indicação de hospedagem
O DPNY é o mais conhecido, hospedagem de luxo, que você pode reservar pelo Booking ou Hoteis.com.
Uma ótima opção, muito confortável, porém bem mais acessível, é a Pousada Mareilha.
Onde ficar em Ilhabela se você quiser ficar perto da infraestrutura da cidade
A maior concentração de opções de hospedagem e de serviços, como restaurante, bares, supermercado, farmácia, lojas etc., está nos 6 km entre a balsa e a Vila (centro histórico).
Esta região é uma excelente opção, principalmente na alta temporada. Nesta época pode ser impossível sair de carro ou encontrar vaga. Já aconteceu com a gente em um carnaval – primeiro e único que fomos para lá, ou melhor, que eu fui. O Yu morou em Ilhabela muitos anos quando jovem e sofreu várias vezes com essa superlotação.
Ficando nessa região você poderá fazer tudo a pé ou de bicicleta, já que a melhor parte da ciclovia, que beira a praia, fica entre esses dois bairros.
Ok, as praias não são as mais bonitas, mas possuem bastante estrutura e são ideais para quem não sabe nadar, pois há pouca correnteza, sem ondas e rasas por um bom trecho.
Além disso, suas águas tranquilas são ideais para quem quer praticar wakeboarding, stand up paddle e caiaque.
Indicação de hospedagem
Na região da Vila, recomendo a Pousada Manga Rosa (reserve pelo Booking ou Hoteis.com) e próximo à balsa, a Pousada Vila das Velas (reserve pelo Booking ou Hoteis.com).
Onde ficar em Ilhabela se quiser curtir as melhores praias da Ilha com acesso por transporte público
A maioria das praias voltadas para o continente possuem boa estrutura e acabam diferindo pelo tipo de praia. Como assim, Barbara?
Na ilha existem basicamente três tipos de praias:
- Com ondas, como Bonete e Castelhanos;
- De tombo (em que a profundidade aumenta abruptamente), maior parte das praias do Sul;
- Sem ondas e com declive gradual, a maioria das praias da região central e do Norte.
Dentre as praias do Norte, além da Armação, a Praia do Sino possui algumas opções de hospedagem e restaurantes, além de um píer para aqueles que querem pular em águas um pouco mais profundas, mas ainda perto da praia.
Já no sul da ilha estão minhas praias preferidas, Feiticeira, Praia Grande e Julião. Esta, curiosamente, não é de tombo! São praias com boa estrutura, preços melhores que da vizinha Curral e com um visual muito bonito.
Com exceção da Praia Grande, que você estaciona quase na areia, as demais são acessadas por uma curta trilha em meio à mata, dificultando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Entre essas três praias há opções de hospedagem e restaurantes, além de estarem próximas à cachoeira dos três tombos, uma excelente opção para lavar o sal no fim do dia.
Indicação de hospedagem
Uma opção que agrada a todos é o Camping Pedra do Sino que, além do camping, tem também quartos, suítes e chalés.
Se você curte hospedagem de luxo, recomendo a TW Gaimbê no Julião (você pode reservar pelo Booking ou pela Hoteis.com)
Leia mais sobre Ilhabela
- A famosa Piscina Natural de Ilhabela;
- Saiba como foi nossa subida do Pico do Baepi em Ilhabela;
- Conheça 6 opções de cachoeiras imperdíveis em Ilhabela;
- Saiba tudo que você pode fazer na Praia de Castelhanos em Ilhabela;
- A Praia do Jabaquara concorre com a Praia do Gato no quesito maior quantidade de borrachudos por metro quadrado!!!
- Como foram nossos dias no Camping do Léo na Praia de Castelhanos;
- Saiba como foi nossa Travessia Bonete-Castelhanos em Ilhabela, na qual passamos por várias praias lindas e isoladas!
Agradecimento
Gostaria de agradecer à minha cunhada Clarissa Mariotti por quase todas as indicações de hospedagem que foram citadas neste artigo. Ela entende bem do assunto!
Dicas de hospedagem
Veja estas outras recomendações de onde se hospedar nesse mundão:
- Dani Turismo – Hotel no Rio de Janeiro
- Viajante Móvel – Onde ficar em Monte Verde, com dicas pet friendly e pousadas românticas
- 6 Viajantes – Onde se hospedar em Punta del Este
- Elizabeth Werneck – Hotel Fazenda RJ: Final de semana no St. Robert com crianças
- Destinos Por Onde Andei… – Hospedagem no Porto, Portugal
- Vamos Viajar pra onde Agora – Dica de Hospedagem em Aracaju
- Uma Viagem Diferente – Hotéis no Rio de Janeiro: Guia Completo
- Let’s Fly Away – Hotel romântico em Campos do Jordão: o lindo L.A.H. Hostellerie
- Viajante Econômica – Onde ficar: seleção de hotéis em Santos e região
- De Lugar Nenhum – Hotel perto do aeroporto de Guarulhos
- Primeiro as Damas! – Onde se hospedar em Munique
14 Comentários
Lulu Freitas
Amei as dicas de onde ficar em Ilhabela. Não imaginava que houvesse tantas “tribos” diferentes para curtir a região. Acho que ficaria com a opção de cachoeiras ou da badalação. Salvei o post para o futuro!
Diego Arena
Adorei o jeito que separou as opções de hospedagem em Ilhabela. Eu quando for gostaria de me hospedar próximo à cidade e lugares mais movimentados, e apenas passear pelas areas mais isoladas.
Pingback:
Pingback:
elizabeth
Nossa, que post completo sobre hospedagem em Ilha Bela. Estou pensando em visitar a Ilha e não tenho mais dúvidas sobre onde ficar. Na parte de Badalação! Adoro acompanhar o post, obrigada por compartilhar. Estou adorando acompanhar o blog. Beijinhos
Pingback:
roberto caravieri
Adorei as dicas de onde ficar em Ilhabela, eu ainda não conheço lá mas quero muito! Sempre bom ter dicas de hospedagem com quem conhece do assunto, valeu muito por compartilhar. Um grande abraço!
hebe
Amei suas dicas de onde ficar na Ilha Bela. A cidade já é perfeita e ficar bem hospedada então….. Fechou né?
ANGELA MARTINS
Quero muito conhecer Ilhabela. Adorei suas dicas de hospedegemm principalmente as opções perto da infraestrutura da cidade!
Cecilia
Estav mesmo precisando dessas dicas de onde ficar em Ilhabela, afinal eu só passei um dia põe lá. Preciso e quero voltar e estava só aguardando este post pra escolher um hotel e um lado certo da ilha. Obrigada!
Dani Mi
Eu vistei a Ilha Bela durante o Carnaval, com amigas. Foi uma viagem para relaxar, já que naquela época, os paulistas da ilha não faziam festas na rua. O DPNY já era famosinho e aproveitamos um dia para conhecer.
Amei a sua perspectiva em dividir a matéria por tribos, faciltando a escolha do leitor em decidir onde ficar na ilha, dependendo da proposta e roteiro da viagem.
GISELE PROSDOCIMI
Muito top suas dicas de onde ficar hospedado em Ilhabela, este paraíso que está cada vez mais em meus sonhos de destinos incríveis.
Dá uma coceirinha aqui só de ver suas fotos linda, Bárbara, arrasou, como sempre!
Mariana
Ah, Ilhabela é mesmo maravilhosa! Quero muito voltar e conhecer a Praia de Castelhanos e me hospedar pelo menos dois dias na Praia do Bonete.
Sil Mendes
Sensacional essas suas dicas de onde ficar em Ilhabela , selecionando por “tribos”. Assim fica super fácil escolher qual a melhor opção dependendo da sua vibe. Eumpor exemplo pertenço a várias tribos dessas ( cachoeira, trilha, praias isoladas…) rsrs