O que fazer na Praia de Castelhanos em Ilhabela

A Praia de Castelhanos, situada do lado leste de Ilhabela, é a praia mais longa e possivelmente com atrativos mais variados da Ilha.

A diversão já começa para chegar até ela! Seu acesso principal se dá por uma estrada de terra de 17 km em meio ao Parque Estadual de Ilhabela, cortando-o de oeste para leste.

Mas não é qualquer um que pode cruzar a ilha por esta estrada. Somente são permitidos veículos 4×4, sejam de agências, sejam particulares. Também é permitida a travessia por motos, bicicletas e pedestres.

Mirante Praia de Castelhanos em Ilhabela
Baía de Castelhanos

Além da opção via terra, tem também a opção por mar, essa ainda mais restritiva, face ao preço (de ter ou alugar um barco). Mas é uma boa opção para conhecer outras praias isoladas, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

Informações importantes

Atualmente, face à pandemia, quem não vai com agência, precisa fazer reserva com pelo menos 24h de antecedência pelo site da Fundação Florestal.

Há diversas agências oferecendo passeios de barco e/ou jipe para Castelhanos. O preço não varia muito entre elas.

A entrada é gratuita.

Entre 8 e 14h, os veículos só podem seguir sentido Praia de Castelhanos e entre 15 e 18h, somente no sentido Praia do Perequê.

Não é mais possível fazer a travessia do rio e chegar até a praia com seu veículo. Os jipes de passeio também param neste estacionamento.

Acesso Praia de Castelhanos em Ilhabela

Esta proibição foi imposta a fim de preservar não só a Praia de Castelhanos, mas também o rio, que é fonte de água doce para esta comunidade caiçara de Ilhabela.

Do estacionamento até a praia é uma caminhada de cerca de 500 metros.

Somente em duas possibilidades é permitida a travessia do rio e acesso com veículo à praia (para quem não é morador):

Caso vá se hospedar na Praia de Castelhanos. Neste caso a hospedagem enviará ao Parque Estadual seus dados e do veículo, que emitirá autorização para acesso à praia;

– Para embarque/desembarque de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Também é necessária a autorização do Parque.

Ah! Não esqueça do repelente!

Quanto tempo ficar em Castelhanos?

A grande maioria dos turistas vai à Praia de Castelhanos por meio de agências, chegando por volta das 10-11h e partindo por volta das 16h.

Praia de Castelhanos em Ilhabela

Se você só quer sentar na areia e curtir uma praia linda, limpa e tranquila, é tempo mais que suficiente.

No entanto, se você pretende conhecer as praias e cachoeiras acessadas pela Praia de Castelhanos, você vai precisar de um pouco mais de tempo (ou voltar várias vezes)!

Nós já fizemos as duas opções e, acredite, passar pelo menos uma noite por lá é incrível. Alguns motivos:

– Quando os turistas diários vão embora, a praia fica um sossego. Ficam somente quem decidiu se hospedar por ali e os poucos moradores;

Praia de Castelhanos em Ilhabela
Ache a Barbara nesta praia deserta!

– Ver o céu estrelado com quase nenhuma interferência de luz artificial;

– Contemplar um dos nasceres do sol mais lindos que já vi na vida, somente possível para aqueles que lá dormem. Isso porque o Parque só abre às 7h. Então mesmo que você madrugue, não vai conseguir chegar antes do nascer do sol, que é logo depois das 5h da manhã na primavera-verão.

Dito isso, se você chegar cedo, dormir por lá e retornar já no fim da tarde, dá para fazer tudo – ou quase tudo – que a Praia de Castelhanos oferece!

Opções de hospedagem na Praia de Castelhanos em Ilhabela

São basicamente três, gerenciados pela comunidade local:

Acampar – têm uns 3 campings, mas o melhor, de longe, é o Camping do Léo, o pioneiro! Passamos dois dias incríveis lá com gostinho de quero mais!

Alugar um quarto – são poucas opções, em geral bem simples. Mas para quem precisa de quatro paredes e um teto, tem essa possibilidade!

Canto do Gato - Praia de Castelhanos em Ilhabela
Vista da pousada do canto do gato

Alugar uma casa – há algumas casas disponíveis à beira mar.

O que fazer na Praia de Castelhanos?

Com cerca de 1,5 km de extensão com areias claras e águas cristalinas, é uma das praias mais bonitas não só de Ilhabela, mas do Brasil.

Região Central

Voltada para o mar aberto com ondas é uma das poucas praias da ilha em que é possível a prática de surf.

Perto do acesso à praia está localizada a maioria dos restaurantes e opções de hospedagem.

Quando a maré está baixa, é possível ir andando até a ilhazinha localizada nesta mesma região, já quase na ponta direita.

Praia de Castelhanos em Ilhabela

Há também dois rios que desembocam na Praia (por isto tantos borrachudos), um do lado direito, outro do lado esquerdo, onde é possível banhar-se.

Praia de Castelhanos em Ilhabela
Blogueirando no manguezal!

São nessas duas regiões que ficam os manguezais da Praia de Castelhanos. Você pode dar sorte de encontrar alguns de seus moradores, como os Guaiamus!

Direita da Praia de Castelhanos

Mirante do Coração

O acesso às escadas (antigamente uma trilha sem pavimento) até o Mirante do Coração se dá nessa região. De lá se tem uma vista privilegiada da Praia de Castelhanos.

Acesso Mirante do Coração - Praia de Castelhanos em Ilhabela
Início da trilhinha para o Mirante

A última vez que fomos, em novembro de 2020, muitos degraus estavam ausentes. Com a ajuda do corrimão dá para subir/descer de boa. No entanto, em alguns pontos eles também estavam quebrados ou ausentes. Se molhado, ir até o Mirante pode se tornar uma aventura!

Mirante do Coração - Praia de Castelhanos em Ilhabela

Praias Mansa e Vermelha

A trilha para essas duas praias fica no entroncamento com a trilha do Mirante. São duas praias praticamente desertas. No máximo cruzará com poucos moradores e turistas esporádicos.

Da Praia de Castelhanos à Praia Mansa é cerca de 1 km, uns 20-30 min em trilha aberta.

Da Praia Mansa até a Vermelha são mais 500m. Não consigo me lembrar agora como era esse trecho da trilha, mas acredito que não muito diferente do trecho entre a Praia de Castelhanos e Praia Mansa.

Praias Vermelha e Mansa em Ilhabela
Praia Vermelha à esquerda e Praia Mansa ao centro a foto

A Praia Vermelha foi uma das paradas da travessia Bonete-Castelhanos que fizemos em 2017.

Trilha Praia Mansa - Praia de Castelhanos em Ilhabela

E lógico que você pode também seguir até o Bonete, mas neste caso é imprescindível o acompanhamento de um guia experiente.

Esquerda da Praia de Castelhanos

Esse lado é conhecido como Canto do Gato. Lá você encontrará o restaurante do Fernandinho, com uma opção de pousada e duas opções de trilhas:

Cachoeira do Gato

A Cachoeira do gato é uma das mais altas da ilha, com cerca de 80 metros de altura. São cerca de 2km de trilha bem demarcada até ela.

Cachoeira do Gato - Praia de Castelhanos em Ilhabela

Conheça outras 5 cachoeiras imperdíveis de Ilhabela!

Praia do Gato

A Praia do Gato é uma delícia de praia, porém ainda mais lotada de borrachudos que Castelhanos. A trilha até ela tem cerca de 1km, cruzando um riachinho. Já tem post aqui no blog com mais detalhes sobre a trilha e sobre a Praia do Gato.

Praia do Gato - Praia de Castelhanos em Ilhabela

Não disse que tinha muita coisa para fazer na Praia de Castelhanos em Ilhabela?!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: