7 experiências incríveis de viagens pelo Brasil

Ano passado fiz uma lista das minhas top 10 experiências bárbaras pelo mundo. Similarmente, dessa vez decidi fazer uma listagem de 8 experiências incríveis que tive em viagens pelo Brasil.

Curiosamente, a maioria dessas vivências tive ao longo do último ano, quando, face à pandemia, comecei a conhecer a belezas do Brasil – que são muitas, diga-se de passagem. São elas:

Estrada Real

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil. Ela cruza os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sua origem se deu no século XVIII, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar as estradas e trilhas por onde transitavam pessoas e mercadorias, em especial ouro e diamantes, de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

Ao longo dos seus mais de 1600 km, entramos em contato com a história, cultura, gastronomia e suas belezas naturais.

Dentre as experiências incríveis que tive nesta rota destaco:

Tiradentes – MG

Eu fiquei extremamente encantada com Tiradentes, foi amor à primeira vista! A cidade é super pequeninha, dá para explora-la a pé, sem pressa, enquanto a gente aprecia suas ruas de pedra, suas edificações preservadas e a moldura natural da serra de São José.

Viagens pelo Brasil: Tiradentes
https://www.instagram.com/p/B8rqF2QpU4J/

Paraty – RJ

Já em Paraty, não apenas você pode se encantar pelo maravilhoso centro histórico, ainda é possível se apaixonar pelas maravilhosas praias de água cristalinas em um passeio de escuna ou lancha.

Viagens pelo Brasil: Paraty
https://www.instagram.com/p/BrdgntzF-Gm/

Cunha – SP

Cunha é aquela típica cidadezinha de interior, cheia de encantos. Mas sem dúvida alguma, uma das experiências mais incríveis que tive em viagens pelo Brasil foi ver o nascer do sol no topo da pedra da Macela, no trecho da Estrada Real entre Cunha e Paraty.

A trilha é curta, 2km somente. No entanto, são dois quilômetros de subida! Minha dica: engate a primeira e vá! Tente manter um passo confortável, mas não pare. Prometo que a recompensa será bárbara!

Ver o sol nascer no meio do mar coberto de névoa, enquanto seus raios vão iluminando toda a região, é indescritível. Tem que ir lá ver com seus próprios olhos!

Experiências incríveis: nascer do sol na Pedra da Macela na Estrada Real

Leia mais:

Passar uma noite em Castelhanos

Continuando nos nasceres do sol mais lindos que já vi na vida, eu não poderia de forma alguma deixar de fora dessa lista de experiências incríveis o que vimos na praia de Castelhanos, em Ilhabela-SP.

Para tal você precisará passar a noite por lá, já que o acesso aos visitantes ao Parque Estadual de Ilhabela só é permitido entre 7 e 18h, exceto para quem se hospeda por lá.

E antes que você cogite a ideia, não é permitido camping selvagem. Você terá que ficar em algum dos campings ou pousadas de lá para que seu acesso seja liberado para a noite.

Castelhanos é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Ilhabela (e digo mais, do Brasil!), e passar a noite por lá, especialmente durante a semana como nós, nos proporcionou ter a praia todinha para a gente até a chegada dos visitantes que só passam o dia.

O nascer do sol por lá só não foi mais espetacular face à quantidade de borrachudos, mas Ilhabela sem borrachudo não é Ilhabela, né?

Leia mais:

Cânion Guartelá

São poucas as pessoas que incluem este destino em suas viagens pelo Brasil, apesar de estar tão próximo de Ponta Grossa, no Paraná, onde estão localizados os famosos Buraco do Padre e Parque Vila Velha.

O cânion Guartelá está situado entre os municípios de Castro e Tibagi, na região dos Campos Gerais, e é considerado o sexto maior cânion em extensão do mundo e o primeiro do Brasil, com cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros, formado pelo rio Iapó.

O principal mirante fica dentro do Parque Estadual do Guartelá, assim como também é possível se banhar e se divertir nos panelões de um pequeno riacho que desemboca no rio Iapó, formando a cachoeira da Ponte de Pedra.

Experiências incríveis em viagens pelo Brasil: Parque Estadual do Guartelá

A vista da cachoeira junto com o cânion é de tirar o fôlego. Eu não esperava algo tão belo. Definitivamente umas das experiências mais incríveis que já tive em viagens, não só pelo Brasil, mas pelo mundo.

Experiências incríveis em viagens pelo Brasil: Cânion Guartelá

Leia mais:

Cataratas do Iguaçu

Bom, nem preciso dar muitas explicações sobre as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, merecidamente uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Eu lembro a sensação que tive ao chegar no primeiro mirante do Parque Nacional do Iguaçu. Meus olhos instantaneamente se encheram de água e uma emoção inexplicável tomou conta de mim.

Experiências incríveis em viagens pelo Brasil: Cataratas do Iguaçu

Se ver já foi essa emoção, poder entrar embaixo de uma das quedas no passeio que fiz do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, completou essa experiência bárbara e inesquecível.

Não deixe de incluir uma visita aos dois parques no seu roteiro. O lado brasileiro é de contemplação e o argentino é mais sensorial, já que chegamos muito mais perto das quedas, incluindo a maravilhosa Garganta do Diabo, que te hipnotiza de tal forma que você se sente tentado a pular em sua névoa.

Por favor, não faça isso. Se tiver pensamentos suicidas converse com quem você confie e procure ajuda psicológica e médica imediatamente.

Experiências incríveis em viagens pelo Brasil: Cataratas do Iguaçu

Navegar pelo Rio São Francisco

Pensa num rio maravilhoso e tão importante para nosso país, em especial para o Nordeste. O Velho Chico é simplesmente um espetáculo.

Suas águas frescas e cristalinas são um alívio doce ao extremo calor nordestino, te trazendo um conforto como o de um abraço de mãe (Poético, não?). Foi uma das experiências mais incríveis que tive em viagens pelo Brasil.

Conhecemos um trechinho do Rio São Francisco, da foz até a divisa com a Bahia, passando por cidades históricas. Assim, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Brasil Colonial e do famoso Lampião em meio à nossa caatinga, além das suas belezas naturais.

Na foz, andamos por suas dunas e nadamos em suas águas salobras ao pôr do sol. Já próximo à Bahia, conhecemos os maravilhosos cânions do Xingó, uma beleza que já existia, porém ficou ainda mais bonita e acessível com a construção da hidrelétrica.

Leia mais:

Parque Nacional do Itatiaia

Apesar de ser tão pertinho de casa e só fui conhecer essa maravilha esse ano.

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na tríplice divisa entre Minas, Rio e São Paulo, e é dividido em duas partes:

  • parte baixa, onde predomina a mata atlântica e muitas quedas d’agua
  • parte alta, lar de alguns dos picos mais altos do Brasil, incluindo o maravilhoso Pico das Agulhas Negras.

E gente, o que é a parte alta desse parque? O que é a energia desse lugar? Esse parque ganhou meu coração de tal forma que com certeza não poderia faltar nessa lista de experiências incríveis de viagens pelo Brasil.

Fizemos várias trilhas, mas aquela mais desafiadora foi a escalada do Pico das Agulhas Negras. Enfrentar meu medo de altura valeu muito a pena pela sensação de ter conquistado o 5º pico mais alto do Brasil.

Mesmo que você não seja tão adepto de trilhas e escaladas, vale a visita, é uma das paisagens mais belas que tive o prazer de conhecer.

Leia mais:

Floresta Amazônica

E por último, mas não menos importante, está a última das experiências mais desesperadamente incríveis que já tive em viagens não só pelo Brasil.

Conhecer a floresta amazônica, viver no coração da selva por quase 4 dias foi uma das experiências mais bárbaras que já tive.

Assim como as cataratas, a Floresta Amazônica também está entre as 7 maravilhas naturais do mundo e assim como no primeiro caso, assim que você coloca seus pezinhos nela você compreende tudo.

É uma energia tão poderosa que ao escrever sobre ela faz-me emocionar e encher os olhos de lágrimas novamente, como no dia em que lá cheguei.

Ao longo da nossa estadia, tivemos a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma comunidade ribeirinha, aprender sobre como os caboclos e indígenas aproveitam tudo que a floresta pode oferecer de forma sustentável e, principalmente, com muito respeito àquele lugar tão especial.

Eu já ficava arrasada ao ver o que estão fazendo como nosso patrimônio natural, mas depois de estar lá e ver e sentir sua grandiosidade, eu fico também enfurecida e desacreditada em como o ser humano pode ser tão cruel.

Leia mais:

Ai gente, que delícia foi reviver essas experiências incríveis que tive em algumas das viagens que fiz pelo Brasil. Tentei colocar na tela do computador o que senti ao conhecer estes lugares. Eu espero que esse texto os incentive a vivenciar estas experiências bárbaras!

E, principalmente, lembre-se: seja um turista consciente.

  • Leve somente suas memórias.
  • Não apoie o turismo animal exploratório, descarte seu lixo em lugar adequado, cuidado com bitucas de cigarros, não recolha mudas, não alimente os animais.
  • Observe, sinta e permita que outros também conheçam estes lugares do jeitinho que eles são e devem ser!

Experiências e viagens marcantes

Por fim, veja o que marcou os amigos do grupo “Viagens por escrito”:

6 Comentários

    • LUCIANA CALVO MARDEGAN

      A pandemia também me fez redescobrir o Brazil… e seu post me fez lembrar que ainda tenho muitos lugares a visitar. Me chamou a atenção o Canion Guartela… nunca havia ouvido falar e fiquei encantada com a foto e relato!

  • Iza

    Que experiências incríveis, inclusive gostei tanto da minha estadia em Manaus que penso em voltar futuramente. Porém, ainda tenho vários lugares da sua lista que não visitei, como por exemplo o Rio São Francisco. Viajar é um combustível para a alma 💙

  • Jenifer Carpani

    Poxa quanta experiência realmente inesquecível. Algumas também já pude experenciar e sei que são mudanças de vida mesmo. É tão legal o quanto as viagens podem realmente mudar a nossa vida e percepção de mundo né? Fiquei pensando sobre o que disse sobre a Amazônia e é exatamente isso. Que bom que tivermos a oportunidade – e ainda temos – de conhecer tantos lugares assim. Aliás, saudades de cada um desses cantinhos – e de muitos outros listados aqui que ainda não fui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: