Alugar Motorhome ou Campervan?

Você já pensou em hospedagens alternativas? Se sim, já adianto que alugar um motorhome ou uma campervan é uma excelente opção para grande parte dos perfis de viajantes!

Essas escolhas de hospedagens são para aqueles que curtem a vida ao ar livre e se aventurar em campings selvagens, mesmo que esporadicamente.

Essencialmente, alugar um motorhome ou uma campervan servirão ao mesmo propósito – ter um lugar móvel onde dormir, comer e passar o dia.

Mas antes de dizer os prós e contras de cada um, vamos a uma breve descrição desses dois tipos de hospedagem sobre rodas:

Motorhome

Como o próprio nome diz, um motorhome é literalmente uma casa motorizada. Nele você terá tudo que encontraria em uma casa: quarto, cozinha, banheiro e sala.

Dependendo da plataforma em que foi construído, esses espaços podem ser pequenos e compartilhados entre si ou cada um ter um espaço próprio.

Campervan

Uma campervan tem como característica principal os ambientes compartilhados que se convertem um no outro. Por exemplo, você altera um sofá com mesa em uma cama de casal.

Além disso, majoritariamente, esses veículos não possuem banheiro e têm um teto mais baixo, não sendo possível ficar em pé.

Vantagens de alugar um motorhome

Conforto – apesar dos ambientes serem pequenos, em geral são bem pensados e otimizados, sobretudo nos veículos de fabricantes renomados. Sem contar que é possível ficar em pé confortavelmente!

Tamanhos – há várias opções que não são muito maiores que uma van, não havendo necessidade de carteiras de motoristas especiais (basta ter da categoria B), fáceis de dirigir, manobrar e estacionar, com capacidade variando de um casal a até 4 pessoas.

Já motorhomes maiores podem receber confortavelmente de 6 a 8 pessoas!

Banheiro a bordo – não há algo mais libertador que saber que você sempre terá acesso a um banheiro, seja numa grande cidade ou no meio de um deserto!

Cozinha interna completa – faça sol ou faça chuva, cozinhar algo simples ou mais elaborado não será um grande problema!

Espaço de armazenamento – há muito espaço de armazenamento para suas roupas e mantimentos, e mesmo as grandes objetos como malas têm seu espaço garantido na tulha, compartimento que em geral fica na parte inferior traseira do veículo.

Isolamento – faça frio ou calor, em geral esses veículos são bem isolados, mantendo a temperatura confortável em seu interior. Se ainda sentir frio ou calor, muitos motorhomes têm sistemas de calefação e resfriamento.

Mas atenção: Ar condicionado só quando o veículo estiver conectado à rede elétrica ou em movimento. O sistema gasta muita energia, e não há bateria que aguente.

Vantagens de alugar uma campervan

Dirigibilidade – comparadas com um motorhome, são consideravelmente mais fáceis de dirigir e manobrar

Acessibilidade – muito mais fácil de chegar em lugares mais remotos, especialmente as versões 4×4                                                                                                                                  

Preço – é possível conseguir alugar uma campervan por valores não muito mais altos que o de carros comuns. O seguro também é mais barato que o de um motorhome, além de pagar pedágio de veículo comum.

Consumo de combustível – em geral são mais econômicas, principalmente por serem mais aerodinâmicas. No entanto, a campervan que alugamos nos Estados Unidos, que tinha motor V6 turbo, acabou sendo muito mais beberrona que o motorhome que alugamos na Islândia.

Cozinha interna ou externa – economize ao preparar suas refeições.

Pouca ou nenhuma restrição de circulação por utilizar veículos comuns como base

Maior variedade de modelos, pelo mesmo motivo do anterior.

Desvantagens de se alugar um motorhome

Provas de um atolamento!!!

Manobrabilidade – alguns modelos podem não ser tão fáceis de dirigir e manobrar, até mesmo para quem já possui uma certa experiência, especialmente em estradas estreitas e cheias de curva.

Tivemos um pequeno atolamento com o motorhome na Islândia ao tentar manobrar em uma estrada de terra, por conta da tração dianteira. Se não fosse a ajuda de diversos turistas acho que estaríamos lá ainda!!!

Licenças especiais para dirigir – para alugar um motorhome com mais de 3500 kg você necessitará de habilitação especial na maioria dos países.

Preço – não é muito barato alugar um motorhome. Mas dependendo do lugar e do que pretende fazer, o custo pode compensar. Um dos lugares onde compensa muito é na Islândia.

Locais para passar a noite – por chamarem muita atenção, você não vai poder passar a noite em qualquer lugar. Além disso, não são todos os campings que comportam motorhomes.

Restrições pelo tamanho – dependendo do tamanho do motorhome que você alugar, pode haver restrições de circulação em estradas, pontes, estacionamentos, etc. Por isso, estude bem o lugar para onde pretende viajar para saber se os custos extras com deslocamento e estacionamento compensam.

Consumo de combustível – dependendo do modelo do motorhome, os gastos com combustível podem comer uma boa parte do seu orçamento de viagem.

Seguro – como já é de se esperar, você gastará bem mais com os seguros para alugar um motorhome.

Pedágios e estacionamentos podem ser mais caros.

Desvantagens de alugar uma campervan

Restrição de espaço – não há muito espaço de armazenamento e nem para circulação. Todos os dias você terá que movimentar sua bagagem, desfazer a cama, desmontar a mesa, dentre outros aborrecimentos, para alternar entre dormir e fazer suas refeições.

Quarto e sala, respectivamente.

Poucas opções de layout, variando muito pouco entre uma e outra. Muda pouca coisa, como por exemplo se a cozinha fica no interior da van ou na parte de trás com acesso externo.

Menor isolamento térmico – além disso, nem sempre as campervans possuem sistema de resfriamento ou aquecimento independentes do motor do veículo. Ou seja, prepare-se principalmente para o frio com cobertas e pijamas quentinhos.

Nos trocar nas manhãs de temperaturas negativas durante nossa road trip pela Nova Inglaterra não era fácil!

Não é uma boa opção para quem viaja em mais de duas pessoas. Fica realmente apertado, atulhado e desconfortável.

Ausência de banheiro, até mesmo dos portáteis, especialmente pela falta de espaço.

Nossa experiência ao alugar um motorhome e uma campervan

Em outubro de 2022 fizemos duas viagens seguidas e decidimos experimentar as duas versões de hospedagens sobre rodas:

Em novembro de 2023 alugamos um motorhome para uma road trip pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Conforto e espaço – motorhome

Não dá nem para comparar o conforto do motorhome com a campervan. Só o fato da gente conseguir ficar em pé dentro do veículo já faz da competição injusta.

Mesmo dividindo com mais uma pessoa, a gente teria vivido naquele motorhome por semanas de boa. Bem diferente da campervan, que depois que fizemos as compras tava dando nos nervos conviver com nossas malas e sacolas naquele espaço tão pequeno.

Dirigibilidade – campervan

Apesar do motorhome que alugamos ser extremamente leve para manobrar e ter câmera de ré, ainda assim uma van é mais ágil.

Fico imaginando como teria sido dirigi-lo e estacioná-lo em cidades um pouco maiores, afinal passamos somente alguns minutos em Reykjavík, maior cidade da Islândia, mas ainda pequena comparada com os padrões do sudeste brasileiro, por exemplo.

Restrições de circulação – depende para onde você vai

Se você vai passar por muitas estradas de terra mais judiadas e grandes cidades, com certeza a campervan é uma melhor opção. Provavelmente vai caber nas vagas de estacionamento dos centros urbanos e não vai sair raspando o fundo nas pedras.

Mas se for a um local mais de natureza, com estradas de asfalto ou boas estradas de terra, o motorhome não será um problema.

Cabe em qualquer vaga!

Acho que ter alugado uma campervan para a região que estivemos nos Estados Unidos foi a melhor opção, já que nosso roteiro incluía cidade maiores, dentre elas Boston.

Mas se o roteiro fosse pelos principais parques nacionais do país, acredito que o Motorhome seria a melhor alternativa.

Gastos com combustível – depende do modelo

Por incrível que pareça, o motorhome era mais econômico que a campervan. Mas no geral essa não é a regra. Na Europa provavelmente os motores das campervans são mais modestos que os parrudos furgões americanos.

Além disso, o motorhome, que era a Diesel, precisava também ser abastecido com AdBlue (ARLA no brasil ou DEF nos Estados unidos), um fluido que reduz as emissões poluentes decorrentes da combustão desse tipo de combustível.

Então, ao somar nossos gastos totais com combustível e adblue, ficou quase que o mesmo que gastamos com a gasolina da campervan.

Temperatura interna – motorhome

Sem sombra de dúvidas o motorhome era melhor, porque além de ser melhor isolado, também tinha aquecimento a gás, tanto para o ar quanto para a água, que saía quentinha de todas as torneiras.

Facilidades – motorhome

A cozinha mais completa e interna, o banheiro com vaso e chuveiro definitivamente tornam a vida muito mais fácil.

Se estivéssemos numa campervan, esse chuveiro termal externo não teria sido uma má ideia!

Cozinhar nas noites e manhãs geladas da Nova Inglaterra na parte externa do veículo não era uma tarefa muito fácil. Lavar a louça então, era torturante!

Os tanques de 100 litros de água limpa e 80 de água usada (das pias e chuveiro) do motorhome nos deixavam mais tranquilos para lavar a louça diariamente onde quer que fosse. Na van, havia um reservatório de 20 litros e uma torneira com bombeamento manual. No frio, a água ficava realmente muito gelada.

Cozinha com acesso pela traseira da campervan.

Preço – depende

No nosso caso o motorhome teve um custo-benefício melhor, porque a quilometragem era ilimitada. Já na campervan a quilometragem rodada era paga à parte. Cada milha custava 0,33 dólares. Como rodamos pouco mais de 1700 milhas, isso nos custou 561 dólares a mais no aluguel. Algo em torno de um gazilhão de reais, na conversão atual!!

Ao final, alugar um motorhome ficou cerca de 300 dólares mais caro que alugar a campervan, só que com uma diferença brutal de conforto entre os dois. Somando o fato do motorhome ser novinho e a van estar bem deteriorada, essa diferença ficou ainda mais relevante.

Cerca de 2500 km rodados e nenhuma taxa extra.

No entanto, me parece que nos EUA têm essa política de cobrar à parte a quilometragem rodada tanto ao alugar uma campervan ou um motorhome. Então pode ser que a campervan seja uma boa opção em outros países, caso a quilometragem esteja incluída no valor do aluguel.

Opções de onde dormir – campervan

Se você quiser fazer um camping selvagem ou dormir numa rua residencial, definitivamente a campervan passa despercebida (exceto a nossa que era toda colorida!).

Durante nossa road trip pelos Estados Unidos não pagamos uma noite sequer de camping. Dormimos em descansos de caminhoneiros, postos de gasolina, ruas residenciais, praias desertas, estacionamentos de shoppings e mercados. Dessa forma economizamos bons dólares com estacionamento e campings.

Dormir sob as estrelas é a melhor parte!

Conclusão

Tanto alugar um motorhome como uma campervan têm uma grande vantagem: a liberdade. Não ter que se preocupar com reservas antecipadas de hospedagens, poder mudar o roteiro quando for conveniente e parar em quase qualquer lugar para fazer as refeições.

Para quem curte uma road trip eu diria que é o melhor dos mundos. Lógico que há algumas coisas que precisamos nos preocupar:

  • onde encher e esvaziar os compartimentos de água?
  • em que local tomar banho (no caso da campervan)?
  • onde parar para passar a noite?

Mas essas duas experiências nos mostram que há vários apps que nos ajudam muito a encontrar esses lugares. Em especial nos EUA e na Europa há bastante estrutura para overlanders. Já ouvi falar que na Argentina também. Aqui no Brasil ainda está em expansão, mas no sul do país já está mais avançado.

Leia também Glamping x Camping – qual a diferença?

Enfim, qual a melhor opção: alugar um motorhome ou uma campervan?

Obviamente comparar Islândia com os Estados Unidos não é muito justo, já que o primeiro é uma grande ilha com pouquíssimas cidades grandes e muita natureza, facilitando muito o deslocamento de um motorhome.

Por este motivo, caso vá para lá, sem dúvida alguma o motorhome desse ser sua escolha de hospedagem alternativa, a não ser que esteja viajando em 2 e com grandes limitações orçamentárias.

No entanto, caso vá para os Estados Unidos ou Europa continental, pode ser que a campervan seja uma melhor escolha, dependendo do seu roteiro.

Caso ele passe por cidade grandes, muitas estradas pedagiadas, você terá maior facilidade de deslocamento e menores gastos com estacionamentos e pedágios.

Mas se o seu roteiro incluir locais mais remotos, como parques nacionais, cogite o motorhome.

Espero que este texto te ajude a ponderar os prós e contras e, junto com os valores dos aluguéis que você tiver, a escolher aquela hospedagem sobre rodas que melhor se encaixe no seu orçamento e roteiro!

Outras road trips

7 Comentários

  • MANUEL LUIS CORREIA

    Olá, adoramos o comparativo. Você poderia fazer um entre motorhome e roulot ( reboucada por carro ) . É que tem vários amigos perguntando e eu posso indicar vocês.
    Se sim, quando tiver pronto nós avise.
    Obrigado. Manuel

    • barbaracortat

      Olá Manuel, tudo bem?
      Então, nós ainda não tivemos experiência com trailer.
      Aqui no Brasil temos uma carretinha que puxamos no carro, mas ela é com barraca de teto, então a experiência é bem diferente.
      Mas posso escrever um post sobre como é viajar desta forma, obrigada pela sugestão!

  • Lilian souza

    Olá Barbara! Cheguei até aqui pq estou com viagem marcada pra Islandia e pesquisando todas as experiencias! Meu perfil de viagem é mochileiro e achei o blog da Viajando com a Mala Rosa e de lá vim pra cá! Seguindo a experiencia de vcs duas, alugamos um motorhome! Sera minha primeira experiencia desse tipo e estaremos em 4 pessoas. Tenho uma duvida ( boba, imagino, mas como disse, é a primeira experiencia), para cozinhar o carro precisa estar parado pode usar a cozinha em transito? E para esvaziar o “esgoto”, como vcs faziam? Da pra parar o motorhome nos pontos turisticos?( sei que a campervan pode pq vi nos textos da Paula); Vc tem indicação de camping para as ´paradas, com preços amigáveis? Confesso que fique assustada com os preços de tudo e quase desisti mas a experiencia de vcs duas tem feito tudo se tornar possível e por isso ja agradeço demais!!! Um grande abraço

    • barbaracortat

      Olá Lilian, tudo bem? Você chegou a ler o texto só sobre a Islândia? Lá tá bem mais completa a nossa experiência com o motorhome.
      Mas respondendo ás suas perguntas:
      – Por lei nenhum passageiro pode ficar em pé no motorhome enquanto estiver em deslocamento. Todos devem estar sentados e com cinto de segurança. Lembre-se que apesar de ser uma casa, em primeiro lugar é um veículo.
      – Para esvaziar a água cinza e água negra você pode fazer no camping ou em postos de combustíveis que tenham compartimentos para tal. Nem todos os campings e nem todos os postos permitem o descarte de um ou ambos. Pergunte antes, caso não encontre uma placa.
      – Você pode parar o motorhome em todos os pontos turísticos, em geral em qualquer vaga, mas alguns têm pontos específicos para motorhome, só seguir as indicações.
      – A gente procurava no google maps e num site de campings da Islândia que agora não lembro o nome, mas tenho quase certeza que tá no post que falei acima, os que estava mais próximos de onde a gente tava. Não reservamos nenhum com antecedência pois não fomos em alta temporada. A gente escolhia no fim do dia, ligava para saber se tava aberto e íamos para lá.
      Pagar pelos campings foi realmente algo desagradável, especialmente estando de motorhome, e o custo é alto para o que a maioria oferece. Porém a multa por não estar em local permitido seria muito maior.
      De motorhome vocês vão conseguir economizar bem com hospedagem e alimentação, pois os preços das hospedagens e restaurantes por lá são bem salgados.
      E de qq forma, é uma viagem que vale cada centavo, não só pelo país, mas também pela experiência do motorhome, que são simplesmente bárbaros!!!

  • Lilian souza

    Oi Barbara!!!
    Muito obrigada por sua resposta!!!
    Não tinha visto seus outros textos sobre a Islandia! Obrigada pela dica! Ja comecei a ler cada um deles! Também estou te seguindo no Instagram 🙂
    Uma pergunta mais: para dirigir o motorhome é necessário fazer a carteira de motorista internacional? Vi em alguns lugares dizendo que sim e em outros só a informação de que a categoria B seria aceita. Como foi com vc?

    Mais uma vez agradeço sua disposição em ajudar S2

    • barbaracortat

      Você precisa da carteira categoria B e também da PID.
      No nosso grupo só eu tinha PID, mas todos foram autorizados a dirigir. Acredito que se ao menos um do grupo tiver, já serve.
      Assim como talvez a CNH nova, que vem escrito em inglês também, seja aceita, mas é melhor você confirmar direto com a locadora do motorhome. Cada uma trabalha de uma forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: