Melhor forma de viajar pela Islândia!
Viajar para a Islândia era um sonho de uma vida toda. Parecia impossível, considerando que é um dos países mais caros do mundo para se visitar. No entanto, com algumas estratégias e organização, foi possível encaixar no orçamento e tirar esse sonho do papel.
You can also read this post in English!
A Islândia é uma ilha isolada (na verdade um arquipélago, mas a ilha principal é a mais conhecida), quase no círculo polar ártico, que parece ter saído de um conto de fadas. Ou de um filme épico, de ficção científica. Ou tudo isso junto.
A quantidade de coisas que você não encontra em qualquer viagem é fora do comum: lá tem vulcões, campos de lava, aurora boreal, glaciares imensos, cavernas de gelo, rios termais, paisagens de outro mundo, milhares (sim, milhares) de cachoeiras cristalinas, praias de areia preta vulcânica com icebergs, os simpáticos puffins (papagaios-do-mar), foquinhas fofas…a lista não tem fim.
Viajar para a Islândia deve estar na bucket list de qualquer viajante. Só que quando você vai fazer as contas, dá até uma suadeira. Mas calma! Existem algumas alternativas para diminuir a conta sem prejudicar em nada a experiência. Aliás, até deixar sua viagem melhor!
A principal delas é alugar um motorhome para viajar pela maravilhosa Islândia. Com isso, temos o melhor dos mundos: ficamos com muito mais liberdade para explorar a ilha por conta própria e também economizamos uns bons trocados ao final da viagem.
Mas Barbara, alugar motorhome é caro!
Em um primeiro momento, alugar um motorhome pode parecer caro, principalmente aos olhos de quem ganha em real. No entanto, quando você começa a pesquisar tudo que precisará para viajar para a Islândia, percebe que sai mais barato que alugar um carro comum e se hospedar em hotéis, ou fazer tudo com uma agência.
Há uma opção que é ainda mais barata, que seria alugar uma campervan, uma van com cama e cozinha. Mas após nossa experiência com uma nos EUA, o notável conforto e praticidade de um motorhome faz essa mínima economia não valer a pena.
Em breve farei um post com todos os nossos gastos detalhados incluindo uma tabela comparativa com as outras opções.
As vantagens de se alugar um Motorhome para viajar pela Islândia
O principal diferencial de se alugar um motorhome, em comparação com ficar em hotéis ou ir com uma agência, é a liberdade. Sem necessidade de reservas antecipadas de hospedagem, sem se preocupar em colocar no roteiro locais onde haja infraestrutura (restaurantes, mercados, banheiros) e a possibilidade de mudança de roteiro a qualquer momento.
Essa possibilidade, inclusive, seria o principal ponto a se considerar ao viajar para a Islândia, pois o tempo por lá muda de uma hora para outra (literalmente), de forma que você pode ficar preso por causa, principalmente, dos vendavais que o impedem de seguir viagem.
Não chegamos a ser impedidos de seguir, mas em dois dias os ventos estavam fortes e tivemos que estacionar e aguardar para voltar à estrada. Sem problemas, a gente tinha cozinha, banheiro, comida e cama!
Já um trio de americanos, que conhecemos no dia que retiramos o motorhome, ficaram parados por dois dias, sem possibilidade de continuar, face aos ventos de mais de 200km/h. E a gente achando muito os de 100km/h que pegamos!Imagina se você está em um carro comum numa situação dessas no meio do nada…
Aliás, uma das grandes vantagens do motorhome é ter tudo o que você precisa sem precisar botar um pé fora do carro.
A cabine é integrada à casa. É só tirar os sapatos, virar o banco para trás, passar de motorista/co-piloto a chef de cozinha, ou ir tomar um banho quente e se vestir em um quarto aquecido.
Dica rápida: Nunca, nunca, nunca use sapatos de fora no chão de um motorhome. Você vai fazer uma tremenda bagunça nesse pequeno espaço.
Com que empresa vou?
Pesquisei muito antes de decidir com qual empresa alugar. Há muitas locadoras no país, já que essa é uma das formas mais inteligentes de se viajar pela Islândia, então dá para ficar bem perdido com tantas opções.
Decidimos pela McRent por vários motivos:
– Melhor preço;
– Extras são ofertados por preços justos (exemplo: roupa de cama, toalhas, transfer de/para aeroporto-locadora, SIMcard, dentre outros);
– Layouts oferecidos – como estávamos em três, queríamos uma planta que fosse prática e confortável para todos;
– Uma das poucas locadoras que ainda alugavam motorhomes maiores para a época do ano que fomos (começo de outubro). A maioria só aluga até final de setembro, porque o tempo fica um pouco mais hostil de outubro até março.
A McRent tem 3 tamanhos de motorhome para alugar na Islândia, e só o maior deles já não era alugado nessa época. A opção menor, também disponível para essa época do ano, não seria confortável para nós três, mas poderia ser adequado para um casal!
Como foi nossa experiência com a McRent
Reservamos nosso motorhome com mais de 6 meses de antecedência, o que nos permitiu garantir um bom modelo de veículo por bom preço.
Há diversos modelos, alguns maiores, outros menores. No site da McRent há todas as informações sobre os veículos disponíveis, com plantas e fotos, para te ajudar a escolher o layout que melhor se adequada à sua necessidade.
Nós escolhemos o modelo Ecoline 4. A planta que recebemos, que casou com nossa preferência, tinha duas camas de casal, sendo uma delas móvel, e vaso sanitário separado do chuveiro, que foi perfeito para o nosso grupo.
O motorhome que recebemos estava praticamente novo, assim como todos da garagem, que estavam impecáveis. O layout é muito bem otimizado e confortável, funcionou super bem para nós, tanto que ficamos com vontade de comprar exatamente este modelo. Por enquanto, só vontade mesmo, mas quem sabe um dia!
Tanto o atendimento online como presencial da McRent é muito bom, com respostas rápidas e claras, atendentes simpáticos e bem preparados para nos deixar seguros para viajar pela Islândia a bordo de um motorhome.
Antes de começar a dirigir
Antes mesmo de retirarmos o veículo a McRent nos enviou uma série de vídeos, textos e dicas com todas as informações sobre o funcionamento e uso do motorhome. Por exemplo como encher e esvaziar os reservatórios de água, água cinza (água das pias e chuveiros) e água negra (água do sanitário), dentre outras.
A McRent, por ser uma empresa presente em vários países da Europa, além da Nova Zelândia e Japão, disponibiliza vídeos em inglês, alemão, espanhol e até português (de Portugal), muito claros e precisos para os viajantes. Os vídeos disponibilizados mostram exatamente os mesmos layouts e equipamentos que você vai receber.
Isso é um enorme diferencial, pois no dia de retirarmos o motorhome já estávamos bem familiarizados com o veículo e suas funcionalidades, tornando o check in bem otimizado. Ainda assim, no dia da retirada, são repassadas todas essas informações.
Além disso, o funcionário nos dá uma aula sobre como viajar pela Islândia, com dicas sobre estradas, caminhos a percorrer, a evitar, onde pesquisar sobre as condições das estradas e tempo, absolutamente tudo o que você precisa para ficar tranquilo, de forma muito amigável e fácil de compreender.
Tudo isso vai escrito em alguns documentos que foram enviados antes e também numa pastinha, que fica com a gente. Esta contém todas essas informações, além de formulários para caso a gente se envolva em algum sinistro, check list de retorno do veículo, cartão de descontos em postos de combustíveis, dentre outros.
Dirigindo um motorhome
Para dirigir os motorhomes disponíveis na McRent você só precisa ter habilitação para categoria B!
Não sei se todos os motorhomes são assim, mas esse modelo que pegamos com a McRent, baseado em uma Fiat Ducato com tração dianteira e câmbio automático, era muito leve de dirigir e fácil de manobrar.
Tivemos só que nos acostumar com seu tamanho. Fora isso parecia que estávamos dirigindo nosso carro, de tão confortável que era a direção! Também tinha câmera de ré e dois pares de espelhos retrovisores enormes, que facilitavam muito a consciência dos limites do veículo.
Apesar de maior que um carro, conseguimos encaixar em grande parte das vagas normais de estacionamento das atrações sem atrapalhar os outros.
As estradas principais na Islândia são muito boas e bem sinalizadas. As estradas secundárias, como aquelas que nos levam aos pontos de visitação, são de rafia, algumas em boas condições, outras nem tanto. Mesmo nessas mais esburacadas foi bem tranquilo dirigir.
O único porém do motorhome é não poder utilizar nas estradas sinalizadas com a letra F. Estas, que ficam mais na parte central da ilha, em geral são permitidas somente para veículos 4×4. Acredito que seja a única vantagem de carros comuns e campervans, já que existe a opção de alugá-los na versão 4×4 e poder explorar pontos mais isolados do país.
De qualquer forma, durante toda a viagem somente encontramos uma estrada com a letra F, e não estava na nossa rota para nenhum ponto de interesse.
Deu problema no motorhome. O que fazer?
Uma característica da McRent que nos tranquilizou bastante foi o atendimento 24h por dia via whatsapp para o caso de ter algum problema com o motorhome.
Quem nos atende por whatsapp conhece bem a mecânica do veículo, e consegue avaliar qualquer eventual problema com facilidade, para não atrapalhar sem necessidade sua viagem.
Além disso, eles possuem oficinas mecânicas espalhadas ao longo de todo o país. Então, caso precise de uma ajuda presencial, ela não demorará muito para chegar, já que acionarão aquela mais próxima da sua localização.
Devolução do motorhome
Basta seguir o check list que a McRent fornece que não terá nenhum problema. O processo de devolução foi muito rápido.
Em poucas palavras: limpe dentro, deixe o exterior sujo, encha os tanques de diesel e de adblue, deixe um cilindro de gás cheio, e esvazie as águas cinza e negra.
Gastos extras a se considerar com um motorhome
– Gás
Este modelo que pegamos utiliza o gás de cozinha tanto no fogão, como para aquecimento da água, do ar ambiente e para manter a geladeira em funcionamento. Utilizamos quase dois botijões de 10 kg em 10 dias, usando à vontade, mas sem desperdício.
Você compra esses botijões nos postos de combustível maiores da rede N1. E o esquema é como aqui no Brasil, você troca um botijão vazio por um cheio.
Uma coisa que achamos muito legal é que os botijões são de fibra de vidro translúcida, então você consegue ver o nível do gás colocando uma lanterna por trás do botijão e balançando-o.
– AdBlue (DEF, ARLA32)
Veículos a diesel modernos utilizam esse fluido a base de ureia, em um tanque separado, para reduzir as emissões poluentes. Ele dura bastante tempo, provavelmente você não vai precisar encher durante a viagem, mas é preciso devolver o veículo com esse tanque cheio, além do combustível.
Há bombas de AdBlue nos postos maiores, e galões nos postos menores. Prefira as bombas, são mais baratas e você só coloca o necessário.
Posso dormir em qualquer lugar com um motorhome?
Infelizmente, não mais. Por causa de turistas nada conscientes, foi proibido parar seu veículo, seja motorhome, campervan ou comum, em qualquer lugar para passar a noite, exceto em situações adversas.
Especialmente na região sul do país, onde estão os principais pontos turísticos, o risco de multa pesada é muito grande caso você pare seu carro em local não permitido ou sem autorização do dono do terreno, no caso de terrenos particulares.
Mesmo nos estacionamentos particulares que cobram por período de 24h, não é permitido passar a noite (bizarro, não?).
Isso acabou acrescentando uma despesa a mais na nossa viagem, pois tínhamos que pagar por camping todas as noites. Somente uma noite conseguimos autorização da agência onde faríamos o passeio pelo glaciar, para passarmos a noite no estacionamento deles, já que não havia nenhum camping a menos de 70km de distância da agência.
O que esperar dos campings
Achamos os campings caros, ainda mais que absolutamente nenhum tinha todas as comodidades que um motorhome precisa, sempre faltava algo: descarte de água negra, de água cinza, mangueira para encher reservatório de água.
Além disso, a eletricidade era sempre paga à parte e nem todos tinham o chuveiro incluído, também tinha que pagar à parte.
Não é um grande problema para o motorhome, desde que o compartimento de água esteja cheio e de água cinza vazio! O reservatório de 100 l é suficiente para 3 banhos bem rápidos e para lavar a louça do jantar. Tudo com bastante economia de água, como já estamos acostumados em veículos de recreação.
Autonomia do motorhome
Apesar disso, o banheiro do motorhome do tipo cassete é muito prático, já que, se precisar, pode ser descartado em um vaso comum. A água cinza (que é basicamente água com sabão) pode ser descartada nos ralos das lavagens de veículos nos postos de combustível maiores, mediante autorização. Ainda, em muitos deles também era possível encher o reservatório de água, e algumas delas também tinham descarte de água negra.
A eletricidade, também, não foi necessária em nenhum dos 10 dias que viajamos com ele. A parte da casa conta com várias portas USB, bem como uma tomada 12V que pode ser usada com um pequeno inversor (alugado à parte) para carregar seus dispositivos que só funcionem na tomada.
O motorhome tem duas baterias: a do carro e a da casa. Quando o carro está desligado, as duas ficam isoladas, e você não corre o risco de ficar sem partida se não usar as portas USB, tomada 12V e aparelho de som da cabine com o motor desligado. Quando você está dirigindo, a bateria recarrega para mais uma noite.
No painel de controle você tem os níveis de bateria, água limpa e água cinza ao toque de um botão.
Por isso era um pouco chato ter que pagar pelo camping apenas para dormir. De qualquer forma ainda assim são mais baratos que qualquer hospedagem, mais flexíveis e com muito mais opções ao redor de todo o país.
Em outro post darei todas as dicas de apps super úteis para você viajar pela Islândia com mais tranquilidade, incluindo aqueles para encontrar campings.
Em conclusão, a melhor forma de viajar pela Islândia
Nós já tivemos experiência de todo tipo de viagem: barraca de chão, barraca de teto, campervan, carro comum com hospedagem em hotéis, e até mochilão e transporte público com hospedagem em hostel.
Assim, podemos dizer com propriedade que viajar de motorhome é a melhor opção, não só na Islândia! Você conhece uma infinidade de lugares, com liberdade, sem ter que fazer as malas todo dia, e um banheiro sempre perto de você (nossa hidratação agradece!).
Além disso, face ao clima extremamente inconstante na Islândia, o motorhome, além do conforto, não só nos deu maior tranquilidade para lidar com as condições adversas que podíamos enfrentar, como também nos ajudouna otimização do nosso tempo.
Isso porque poderíamos parar em qualquer lugar (permitido) para ir ao banheiro, cozinhar, almoçar com vista enquanto esperávamos a chuva/vento passar.
Escolha uma empresa confiável como a McRent e se preocupe somente em viver muitas experiências bárbaras!
Esta viagem foi realizada em parceria com a McRent.
Um comentário
Lilian Souza
Texto maravilhoso pra quem está se preparando para viver esta aventura!
Obrigada, Barbara!!!