Inglaterra, Escócia e País de Gales de motorhome

Não tenha medo da mão inglesa. Viajar de motorhome pela Grã-Bretanha, ilha que compreende a Inglaterra, Escócia e País de Gales, é muito mais tranquilo e prazeroso que você imagina!

Em novembro de 2023 alugamos um motorhome na Inglaterra para rodarmos a Grã- Bretanha durante 18 dias e, sem dúvida, foi uma das viagens mais gostosas e lindas que fizemos até hoje!

Como alugar um motorhome na Inglaterra?

Como nossa viagem começava em Londres, alugamos o motorhome na Inglaterra, em uma cidade na grande Londres. Mas há locadoras em outras cidades da Inglaterra, como também em Edimburgo.

Em nossa segunda experiência com motorhome (a primeira foi em 2022 na Islândia), decidimos utilizar os serviços da Motorhome Trips, uma agência brasileira especializada em aluguel de motorhomes no exterior.

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Quais são as vantagens de alugar com a Motorhome Trips?

  • Pesquisa em diversas locadoras da região desejada;
  • A Motorhome Trips consegue preços semelhantes ou até melhores que diretamente com a locadora;
  • Formas de pagamento – dá até para pagar parcelado em reais;
  • Suporte em português antes e durante toda a viagem.

Como alugamos diretamente com a locadora (a mesma locadora, por sinal) na Islândia, tive as duas experiências e posso dizer com propriedade que valeu muito a pena utilizar os serviços da Motorhome Trips desta vez. Definitivamente utilizaremos nas próximas viagens, que já têm até data para acontecer!

Você pode entrar em contato com a Motorhome Trips pelo site, instagram ou whatsapp.

Como é dirigir um motorhome na mão inglesa?

Nós já havíamos tido a experiência da mão inglesa nas road trips que fizemos na África do Sul, com um carro comum, e na Namíbia, com uma caminhonete 4×4 overlander (com barraca de teto, geladeira e outros equipamentos). Então a gente já sabia mais ou menos o que esperar.

No geral, seja um carro comum ou um motorhome, não há tanta diferença. Inclusive na Grã-Bretanha foi até mais fácil, pois tudo é muito bem sinalizado, então a gente não fica tão perdido em rotatórias, por exemplo, que para nós é o que dá mais nó na cabeça!

Lá, as regras de trânsito são fáceis e claras, as entradas à direita (que seriam as nossas à esquerda) quase sempre tem faixa dedicada e as pessoas são gentis no trânsito.

No entanto, o tamanho do veículo com certeza requer uma atenção diferenciada. Foi aí que toda a tecnologia do motorhome que alugamos com a Motorhome Trips fez diferença, como os grandes retrovisores, câmera de ré, assistente de faixa, farol alto automático, sensor de chuva e crepuscular, dentre outros. Quanto menos atenção você tem que prestar nos comandos, mais você presta na estrada, e mais tempo consegue dirigir sem se cansar.

Após alguns dias já estávamos mais adaptados ao tamanho do veículo e foi ficando cada vez mais fácil até de manobrar!

Assim, mesmo que você não tenha tido uma experiência prévia com a mão inglesa, não se assuste. Prometo que é mais fácil do que parece. Difícil mesmo é ser pedestre na mão inglesa, a gente nunca sabe para onde olhar!!

Não quer perder nenhuma das nossas experiências bárbaras? Lá no instagram posto nosso dia a dia durante as viagens para você ter um gostinho do que virá depois aqui para o blog!

Como são as estradas na Grã-Bretanha?

No geral as estradas são boas. Pegamos poucas estradas com pouca manutenção, no geral o asfalto estava bem bom.

Na Inglaterra as estradas secundárias eram bem estreitas, o que nos deixou um pouco apreensivos por causa da largura do motorhome.

Sim, isso é uma estrada onde passam dois carros…

Na Escócia, ao norte de Inverness, tem muita estrada do tipo “single track”, ou seja, uma única faixa com duplo sentido de tráfego com vários “passing places”, que nada mais são que baias onde um veículo dá passagem para o outro.

Olha a baia aí!

País de Gales as estradas eram um pouco mais largas que na Inglaterra que, se não fosse o vento super forte que pegamos, teria sido o país mais tranquilo para viajar de motorhome.

Aliás, vento forte lateral é sempre um fator a considerar em um motorhome, que é relativamente leve e tem uma superfície muito grande. Não tenha pressa. Se sentir que o vento está balançando o carro, encontre um lugar tranquilo para parar, faça um lanchinho, descanse um pouco e siga viagem quando melhorar. A vantagem do motorhome é que você já está em casa.

Parada estratégica para comer!

São poucos os pedágios, conseguimos desviar de todos, basta colocar no GPS (no caso o google maps) para evitá-los.

A velocidade nas estradas principais é variável, depende do fluxo de veículos, entre 40 e 70 milhas por hora (algo entre 60 e 115 km/h). Nas secundárias varia entre 30 e 60 milhas por hora (quase 100 km/h!), inclusive nas single track, algo surreal para minha cabeça!

A gente estava indo na velocidade que nos desse segurança, dando passagem quando possível, e não tomávamos buzinada. Eventualmente nos agradeciam pela passagem com um toque no pisca alerta, como é de costume na Europa.

Vantagens e desvantagens de se viajar de motorhome na Grã-Bretanha

Vantagens

Assim como o restante da Europa, Inglaterra, Escócia e País de Gales são muito amigáveis para quem viaja de motorhome, com boa infraestrutura até mesmo na baixa temporada quando muitos campings estão fechados. Logo, você não terá muita dificuldade para encher o reservatório de água, esvaziar o reservatório de água cinza e água negra, comprar gás e encher o tanque de combustível.

Para quem quiser fazer wild camping como nós, os locais são muito bem sinalizados na questão de permissão ou proibição de pernoite de motorhomes, ao mesmo tempo que há um bom banco de dados nos apps Park4Night e SearchForSites.

Das 18h às 8h é permitido parar no centro de Liverpool de graça! Foi lá que passamos uma noite, bem pertinho do Cavern Quarter.

Importante

Se for fazer wild camping, não passe mais de uma noite no mesmo lugar e use somente a área interna do motorhome. Assim você incomoda o mínimo possível quem estiver por perto.

Tudo isso permitiu muita liberdade para explorar sem reservas esses três países, podendo escolher onde pernoitar só no fim da tarde! Isso é o que mais amo neste estilo de viagem.

Tanto na Islândia como na Grã-Bretanha, regiões sabidamente caras, especialmente para nós que ganhamos em reais, o motorhome nos ajudou a economizar bastante, pois hospedagem, transporte e alimentação são três pontos que pesam bastante no orçamento de viagem.

Ter sua cozinha sempre com você permite que você economize boas libras em alimentação.

Ao somar o valor que você gastaria em hospedagens econômicas mais o transporte (seja alugar um carro ou utilizar transporte público), como resultado o valor do aluguel do motorhome pode acabar até saindo mais barato em alguns casos.

Chegamos já anoitecendo em Stonehenge. Mas não teve problema pois a gente dormiu por lá mesmo e pudemos conhecer logo cedinho, ganhando um bom tempo nisso!

E o tempo. Esse sim vale muito! Não depender de horários de ônibus ou trem para se deslocar, poder parar em qualquer lugar (permitido) para fazer as refeições e dormir, inegavelmente tudo isso gera uma economia tão grande de tempo que você acaba fazendo muito mais, mesmo no outono/inverno quando os dias são mais curtos.

Isso sem falar em ter sempre um banheiro por perto! Isso vale ouro!!!

Desvantagens

Mas lógico que nenhuma opção é 100% perfeita. Um dos grandes inconvenientes do motorhome são as restrições por causa do tipo de veículo:

– há estradas em que não podemos transitar por causa do comprimento, largura, altura e peso do veículo. Saiba esses valores de cor, em toneladas, pés e polegadas, metros e centímetros (assim vale a pena anotar do manual, converter e deixar no painel). Todas as pontes, passagens e túneis na Grã-Bretanha vão avisar esses limites com antecedência;

– dificuldade para estacionar, especialmente em cidades maiores. Não dá pra parar em vagas diagonais, por exemplo;

– proibição de transitar no centro de algumas cidades (aquelas que tem LEZ – low emission zones – como Londres, Edimburgo, Glasgow dentre outras), embora isso valha para qualquer veículo a diesel, o que tem muito por lá, mesmo os carros pequenos;

– alguma dificuldade para transitar em cidades pequenas que costumam ter ruas bem estreitas. Por exemplo, você deve saber de cor o símbolo de rua sem saída, pois depois de entrar pode ser um problema conseguir sair.

Essa rua era sem saída. Por sorte era larga. Mas mesmo assim tivemos que manobrar várias vezes.

Mas tem solução!

Mas boa parte desses problemas são superados por opções como “Park&Ride” em que você deixa seu veículo em um estacionamento e pega o ônibus para o centro. Em geral no valor do estacionamento já está incluído o bilhete de ida e volta do ônibus de um ou dois passageiros!

Em cidades pequenas, estacionamentos que comportam motorhomes estão a curtas distâncias a pé dos pontos de interesse.

E lógico, as vantagens que podem se tornar desvantagens se você não se planejar bem para encher e esvaziar os reservatórios. Não espere chegar no limite para isso. Se tem oportunidade no caminho, encha/esvazie/limpe.

Mas como eu disse anteriormente, a Grã-Bretanha é muito amigável aos motorhomes, então será fácil encontrar um camping ou afim com infraestrutura não muito longe caso você não tenha se preparado bem para um wild camping e tenha percebido isso no meio da tarde.

Descarte de água negra, descarte de água cinza e torneira para encher o tanque de água limpa. Há alguns pontos desse tipo na Grã-Bretanha que são gratuitos. Trabalham na base da doação.

Ah! Só se lembre que na baixa temporada é sempre bom verificar se o camping está aberto antes de ir.

Gastos fixos com motorhome

Há alguns gastos que não tem como fugir quando se viaja de motorhome, além dos óbvios seguro e combustível:

– Adblue – esse produto é utilizado para diminuir as emissões poluentes do diesel. Em geral, o tanque do Adblue é entregue cheio e raramente é necessário enchê-lo durante sua viagem. Ainda que tenhamos percorrido de 3 mil quilômetros, gastamos um pouco mais da metade. Na locadora que escolhemos, não era necessário devolver cheio (embora na Islândia a política fosse diferente);

Alguns postos de combustível têm bomba de AdBlue, em outros você precisará comprar um galão, não vimos menor de 5 litros. Sempre cheque o medidor para dar prioridade a encher na bomba, caso necessário, pois sai bem mais barato e você só paga pelo que utiliza.

Esse posto tinha bomba de Adblue.

Na Islândia tivemos problema com o sensor do Adblue. Compramos a garrafa e completávamos quase todo dia por precaução, ainda assim devemos ter gastado no máximo uns 2 litros.

– Botijões de gás – o gás é utilizado para o fogão, forno (quando há – no motorhome da Inglaterra tinha, no da Islândia não), aquecimento do ambiente, da água das pias e ducha, e funcionamento da geladeira, estes últimos caso não esteja conectado à rede elétrica.

Em virtude de termos passado somente uma noite em camping, nosso gasto de gás foi relativamente alto. Foram dois botijões de 13 litros e dois de 6 litros. Considerando que entregaram um de 13 cheio e um de 6 aberto, tivemos que comprar um de cada. Terminamos com um de 13 usado. Não era necessário entregar cheio.

Fica a dica!

Quase todos os postos de combustível vendem botijões de gás. Atente-se somente ao fabricante do que tem no motorhome, tem que ser o mesmo. E sempre tenha um cheio, pois o gás sempre (sempre mesmo) acaba no meio da noite!!!

Nessa noite fez -5ºC (notem o chão branquinho da geada) e adivinhem? Acabou o gás às 3h da manhã!!

– Itens básicos de higiene e limpeza – de duas uma, ou você leva do Brasil ou você compra no local itens como sabonete para as mãos, papel higiênico, detergente, esponja para louça, panos de prato, pano de chão, veja, álcool, guardanapo e/ou papel toalha, sacos de lixo etc. Algumas coisas nós levamos do Brasil, outras preferimos comprar por lá, vai depender do limite de bagagem.

O que vou precisar?

Nas nossas duas experiências variou bastante o que já tinha no motorhome. Por exemplo, nas duas vezes tinha pá e vassoura. Na primeira tinha esponja, detergente e panos de prato. Na segunda não tinha nada disso.

Assim, baseado na nossa primeira experiência levamos do Brasil somente panos de chão, coador de café e taças de plástico para vinho.

Para uma terceira vez vamos incluir panos de prato e tapetes para o banheiro e porta de entrada (que compramos dessa vez). Em suma, a cada viagem vamos percebendo quais são as necessidades e o que vale comprar no local e o que vale levar daqui.

Roteiro de motorhome pela Inglaterra, Escócia e País de Gales

Resumidamente, dos 22 dias que passamos na Grã-Bretanha, 18 foram a bordo do motorhome, assim distribuídos:

1 – Chegada em Londres. Tarde e noite em Londres

2 – Manhã em Londres. Retirada do motorhome à tarde.

  • Mercado – certamente o dia mais importante no mercado. Então reserve um tempinho para isso.
  • Deslocamento sentido Peak District
O Tesco tem bons preços no mercado e no combustível.

3 – Inglaterra

  • Peak District

4 – Inglaterra

  • York
  • Whitby
Em Whitby passamos a noite ao lado da famosa abadia que inspirou o escritor de Drácula!

5 – Inglaterra

  • Whitby
  • Northumbria

6 – Inglaterra. Noite na Escócia

  • Northumbria
  • Deslocamento Escócia

7 – Escócia

  • Edimburgo

8 – Escócia

  • Blackness
  • Stirling
  • Cairngorms

9 – Escócia

  • Cairngorms
  • Lago Ness
  • Inverness

10 a 12 – Escócia

  • North Coast 500 (NC500)

13 – Escócia

  • Ilha de Skye

14 – Escócia

  • Glencoe
  • Glasgow

15 – manhã Escócia. Tarde e noite Inglaterra.

  • Lake District
  • Liverpool

16 – manhã Inglaterra. Tarde e noite País de Gales.

  • Liverpool
  • Llangollen
  • Conwy
  • Bangor

17 – País de Gales

  • Bangor
  • Anglesey
  • Caernarfon
  • Snowdonia
  • Dragon Spine Route

18 – manhã e tarde País de Gales. Noite Inglaterra

  • Brecon Beacons
  • Caerphilly
  • Stonehenge

19 – Inglaterra

  • Stonehenge
  • Winchester
  • Waltham Cross (única noite em camping)

20 – Devolução do motorhome. Tarde e noite Londres

21 – Londres

22 – Londres. Retorno ao Brasil a noite.

Coloquei o nome só das principais regiões/cidades por onde passamos, mas lógico que tiveram paradas intermediárias.

Aproveite o caminho!

Mesmo com tantos dias, tivemos que cortar alguns pontos, deixar de fazer trilhas, ficar menos tempo que gostaríamos, especialmente por causa dos dias curtos e de não querermos nos deslocar durante a noite, pois o caminho também fazia parte do roteiro.

Ainda assim, se você precisar, é tranquilo dirigir à noite pelo interior da Grã-Bretanha. Só fique de olho nos cervos, algo comum em boa parte do hemisfério norte.

No entanto, mesmo com alguns contratempos, sem dúvida alguma foi uma das viagens com as paisagens mais bonitas que já fizemos, e olha que completamos 40 países visitados nesta road trip! A Escócia é um espetáculo à parte e espero um dia voltar. De motorhome, lógico!

4 Comentários

  • Juliana

    Olá tudo bem? Muitoo bom o conteúde de vcs! Estou pensando em fazer uma road trip pela escocia. Qual o tipo de carta de motorista é aceita para motorhoe la?

    • barbaracortat

      Olá Juliana, fico feliz que esteja gostando do conteúdo!
      Para motorhomes de até 3500kg você só precisa da carteira tipo B, que é a grande maioria dos motorhomes que são colocados para locação.
      Só nos EUA já vi motorhomes maiores como opção, mas também lá tem muito mais espaço!
      Vc vai amar a maravilhosa Escócia!

  • valeria

    Boa tarde.
    Que maximo todas essas informações. Voce chegou a pesdquisar preço do ferry dA Escocia para Irlanda? Porque gostariamos de ir até a Irlanda.. Não sei ondde verificar essa informação.

    • barbaracortat

      Olá Valeria, tudo bem?
      Pesquisei sim, o objetivo inicial era ir para as Irlandas também, mas 18 dias eram poucos dias para tanta coisa para fazer que desisti.
      Só colocar no google “Scotland Ireland ferry” que ele já te dá as empresas que fazem esse trajeto.
      Se não me engano custa algo em torno de 100 libras.

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