Glamping x Camping: experiências no Brasil e África

Atualmente, face à pandemia, uma nova modalidade de camping passou a se destacar aqui no Brasil, o chamado glamping, mas você sabe o que é isso exatamente?

O que é glamping ou glam camping?

Glamping = glamour + camping.

É uma opção de hospedagem que visa maior integração com a natureza, porém sem abrir mão do conforto e infraestrutura.

Os glampings podem ter vários estilos, daqueles mais rústicos em que o conforto seria apenas uma cama em uma tenda até àquelas que, na minha opinião, em nada lembram um camping.

Alguns exemplos: uma cabana no meio da floresta amazônica ou uma tenda no meio do deserto do Saara, ambas com uma cama king size e comida na mesa.

Como funciona um glampling?

Diferentemente do camping, no glamping você não precisará levar nada além da sua mala de viagem. Tudo estará previamente montado. Você só tem que chegar e relaxar! O objetivo aqui é se desligar! Dormir e acordar aos sons da natureza!

Glamping x Camping - Parque Vale das Pedras Socorro/SP
O que mais gosto em acampar são as noites em torno da fogueira!

As acomodações podem ser barracas, tendas, cabanas, casas na árvore, trailers, ecocasas isoladas, com pouca interferência e respeito à natureza. São, em sua maioria, opções ecologicamente corretas.

As atividades são voltadas ao ecoturismo, como trilhas e observação de animais. A alimentação é preparada usando ingredientes locais e inspirada na culinária regional.

Quanto custa um camping de luxo?

Ao contrário do camping, o glamping não costuma ser uma opção viável para quem é mochileiro ou viajante econômico. Os preços chegam a assustar em alguns casos, pois se equiparam com os valores de hotéis de luxo.

Para encontrar opções de camping de luxo pelo mundo, recomendo o site Glamping Hub.

Glamping x Camping

Ao ler um pouco sobre Glamping para escrever este texto, me incomodou muito o conceito que muitos dos sites têm do camping tradicional. De que seria algo extremamente desconfortável, com banhos frios e alimentação baseada em comida industrializada. Com certeza essas pessoas nunca acamparam na vida!

Comendo muito mal nos campings!

Atualmente, a mesma tecnologia que nos cerca em nosso dia a dia também foi usada para melhorar, em muito, os equipamentos de camping. Não há necessidade de levar montanhas de coisas para ter um mínimo de conforto.

A não ser que você esteja em um camping selvagem com apenas uma barraca de ataque e um saco de dormir, única opção viável quando se vai acampar no topo de um pico após uma trilha, por exemplo.

Grande parte dos campings têm bastante infraestrutura, com cozinhas equipadas e banheiros com chuveiros com água quentinha. Só passa perrengue quem quer!

Nossas experiências com Glamping

Na África

Addo Elephant National Park – África do Sul

Em 2018, quando fomos à África do Sul, queríamos nos hospedar dentro do parque, para ter um contato ainda mais próximo com a experiência do safári africano. No entanto, todas as opções que nos restavam eram caras demais para o que estávamos dispostos a pagar.

No entanto, havia uma (literalmente uma, pois era a última vaga) opção de hospedagem em tendas com banheiro compartilhado.

Glamping x Camping - Addo Elephant National Park África do Sul

Até então a gente falava que nosso único luxo era banheiro privativo. Mas era aceitar dividir banheiro ou pagar os olhos da cara por uma hospedagem, ou ainda desencanar de ficar dentro do parque. Fomos de primeira opção.

E olha, ainda bem que tomamos essa decisão! Foi simplesmente incrível!!!!! A gente SÓ tinha uma das melhores vistas do parque. Logo que chegamos fomos visitados por macaquinhos, inclusive um bebê, um filhote de cervo, várias espécies de antílopes e elefantes.

Para nossa alegria, um rinoceronte todas as noites ia comer bem em frente à nossa tenda!!!!

A tenda tinha duas camas, geladeira, alguns utensílios de cozinha e, na varanda (sim, tinha varanda com deck de madeira), uma mesa e uma cadeira. Quase não cruzamos com outros hóspedes nos banheiros e o banho era delicioso!

Namíbia

Quase todas as noites durante a nossa viagem para a Namíbia ficamos em campings. Nós alugamos uma Hilux com barraca de teto, geladeira, mesa, cadeiras e utensílios de cozinha.

Glamping x Camping - Spitzkoppe Namíbia

Nos acomodamos em diferentes tipos de campings, desde os mais selvagens, como o de Spitzkoppe, até aqueles que tinham piscina, cozinha e banheiro privativos!

Camping com cozinha e banheiro privativos e piscina no meio do deserto da Namíbia!

Apesar do fim trágico dessa viagem (leia sobre nosso acidente na Namíbia), foi uma das viagens mais incríveis e imersivas que tivemos. Sinal de internet era quase nulo. Foi uma das viagens em que mais nos conectamos um com o outro.

A gente conversou muito durante os longos deslocamentos. Ou enquanto apreciávamos um delicioso vinho sul africano, harmonizado com um braai (tipo de churrasco muito comum na África, que utiliza lenha ao invés de carvão), observando as estrelas enquanto javalis, texugos ou antílopes passavam por perto!

No Brasil

Quase todos os campings que estivemos aqui no Brasil!

Depois da experiência mais que bárbara que tivemos na Namíbia, decidimos comprar uma barraca de teto e uma carretinha para acampar no Brasil e, no futuro, nas road trips que faremos pelas Américas.

Nossa barraca de chão já tem mais de 15 anos de idade, até quebra um galho, mas não tava dando conta desse nosso novo estilo de vida.

Glamping x Camping - Parque Vale das Pedras Socorro/SP

Ainda que velhinha, nos proporcionou ótimos momentos como esse nascer do sol em Socorro.

Essa estrutura que montamos nos dá muito conforto. Temos um glamping móvel!

Nossa cama é muito confortável e quentinha, temos uma cozinha bem equipada, com geladeira e fogão, além de energia elétrica.

Glamping x Camping - Três Pedras Bofete/SP

Nossas meninas: Betty Boop (Bettinha) e Smurfete!

Ainda nos resta fazer a parte hidráulica para montarmos nosso banheiro e podermos ficar mais independentes dos campings. Afinal, nem sempre teremos opção de campings em nosso caminho quando começarmos nossas road trips.

Como eu disse anteriormente, camping não é necessariamente sinônimo de perrengue!

Raízes de Cunha – Cunha SP

Localizado a 8 km do centro de Cunha, sendo que 2,5 quilômetros são percorridos em estrada de terra, o Raízes Bistrô está em um vale, cercado por muita vegetação, em um ambiente super acolhedor.

Nasceu como um bistrô italiano que trabalha com o conceito de slow food. O almoço é servido em 3 ou 4 passos: entrada, massa e/ou prato principal e sobremesa. Se quiser um almoço mais rápido, você pode pedir somente a massa ou prato principal.

Os pratos utilizam ingredientes locais, alguns colhidos ali mesmo na horta, e é uma simbiose da culinária italiana com a cunhense.

Atualmente, face à pandemia, estão recebendo somente 12 pessoas, por isso é altamente recomendável que você faça reserva.

Mas onde que entra o camping ou glamping nisso? Pois bem! No local há também duas cabanas em madeira disponíveis para locação.

Glamping x camping - Raízes de Cunha/SP

Cada cabana tem uma cama, muito confortável por sinal, uma cadeira e um cabideiro. Mais nada! Nem energia elétrica! Iluminação vem de velas!

Os banheiros ficam em outra edificação, esses com iluminação artificial. E sim, a água do chuveiro é bem quentinha!

Gente, que experiência gostosa que tivemos ali. Completamente isolados, pudemos apreciar o céu estrelado mais bonito que já vimos em São Paulo, antes que a lua cheia nascesse e iluminasse tudo de forma que até parecia que tinha um poste de luz!

Aos hóspedes é oferecida a oportunidade de jantar o mesmo menu do almoço, mediante reserva, mas de forma mais exclusiva. Comida muito gostosa, música e ambientes agradáveis! Que delícia de noite!

Nosso jantar de 3 passos.

E para deixar a experiência ainda mais bárbara, na diária está incluído o café da manhã. Preparado na hora com muito carinho e servido em uma mesa externa, à beira do laguinho.

Puro glamour!

O que eu prefiro: glamping ou camping?

Eu prefiro estar em contato com a natureza, de preferência com a mínima interferência humana possível.

Me atrai o glamping rústico, ou a casa que você leva nas costas e fica independente, como nossa Betty, mas aqueles muito luxuosos não são meu estilo, e não acho que estejam de acordo com o conceito de camping.

Glamping x camping - Três Pedras - Bofete/SP

Quando a gente acampa e tira tantas distrações do nosso entorno, percebemos como a gente precisa de tão pouco para ter aquela sensação de bem-estar. É revigorante!

Antes eu precisava de banheiro privativo. Agora eu só preciso de uma linda noite estrelada e uma taça de vinho! Amplie seus horizontes, você pode se surpreender com a experiência!

Experiências de Glamping e Camping aqui no blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: