Cachoeiras do Martello: day use e camping em Brotas

Conhecida principalmente por suas corredeiras, Brotas também oferece várias opções de cachoeiras, muitas delas localizadas em propriedades particulares, como as Cachoeiras do Martello.

A cerca de 250 km de São Paulo, Brotas é uma excelente escolha para um roteiro de fim de semana. A cidade é bastante democrática, há atividades para crianças, idosos e aventureiros.

No entanto, não podemos dizer que seja uma alternativa barata para o turista, principalmente se quiser conhecer as cachoeiras em Brotas, pois os valores do Day Use são muitas vezes absurdos.

Mas calma, não quero te desanimar! Há sim alternativas que cabem no seu bolso e que valem muito a pena.

Cachoeiras do Martello

Apesar de já serem cachoeiras conhecidas em Brotas, a infraestrutura para receber visitantes é mais recente.

Há apenas 4 meses, Patrícia e sua filha Naraí arrendaram o local e o transformaram. Patrícia, com sua personalidade forte, jeitão extrovertido, e Naraí, mais tranquila, formam uma ótima dupla na gestão desse negócio.

Com uma decoração rústica e aconchegante, o sítio pode agora receber com conforto visitantes nas modalidades de Day Use e camping.

As Cachoeiras do Martello estão localizadas a cerca de 10km do centro de Brotas. Pertinho, se comparadas com outras cachoeiras em Brotas.

O acesso é por uma estrada de terra em boas condições. Não tem como se perder, pois todo o caminho está muito bem sinalizado (ficamos sem sinal de celular no dia de chegada, por um problema técnico da operadora, e mesmo assim foi fácil).

Caso opte por usar o Google Maps, quando fomos a entrada indicada estava a cerca de 2km antes do local correto, mas continue seguindo as placas que não tem erro!

Infraestrutura

– Restaurante

Comandado pela Patrícia, professora de culinária, o cardápio oferece porções e saladas, além do carro chef “Pratodella” – arroz primavera, purê de mandioca raiz com noz moscada e salmão no limão cravo ao molho de uvaia, uma fruta típica local.

Pena que só ficamos sabendo no final e acabamos não provando, pois fiquei com água na boca só de reler essa descrição!

Para o ano que vem, ela pretende incluir outros pratos. Todo o cardápio é feito utilizando ingredientes locais, muitos deles colhidos ali no sítio mesmo!

Mesas ao ar livre sob as árvores.

– Parquinho

Além dos brinquedos clássicos, como balança, gangorra e gira-gira, há também uma caixa de areia cheia de brinquedos e uma casinha de madeira. A criançada pira!

– Piscina

A piscina tem 1,3m de profundidade, com um deck e cascatinha. São disponibilizados macarrões para maior segurança daqueles que não sabem nadar.

– Banheiros

Sempre limpinhos, com chuveiros bons, e pertinho das áreas de camping e da piscina.

– Lojinha

Venda de produtos locais, como queijos, farinhas, doces e licores.

– Pomar

São várias espécies frutíferas, como jaboticaba, manga, jaca, limão, uva, além da hortinha.

– Trilhas para eucaliptos e cachoeiras

Para acessar as cachoeiras, você pode ir de carro ou a pé até o trecho onde só é possível seguir a pé.

São cerca de 1km em estrada aberta e plana em grande parte, sem nenhuma dificuldade técnica. A grande vantagem de seguir esta trilha a pé é que no caminho você passa por um corredor emoldurado por eucaliptos, que rende lindas fotos, especialmente na parte da tarde, quando as sombras dos eucaliptos se projetam longas na estrada.

Já o trecho que leva até as cachoeiras, pessoas com dificuldade de locomoção precisam ter um pouco mais de cuidado. No entanto, um grande diferencial é que muitos trechos possuem corrimões em madeira que auxiliam a caminhada.

Para a cachoeira do martello é mais 1 km de caminhada em mata mais fechada e alguns trechos inclinados, e para a Cachoeira Primavera uns 800 metros, ambos considerando o início da trilha, em trecho que só pode ser percorrido a pé.

Para ambas as cachoeiras, somente os 50-100 metros finais requerem muita atenção, pois é realizado sobre rochas molhadas. Caso tenha receio em percorre-los, não se preocupe, pois dá para curtir a vista mais de longe!

Cachoeira do Martello

Com cerca de 60 metros de altura, a cachoeira do Martello localiza-se no interior de um pequeno cânion. Possui um pequeno poço rasinho e dá para tomar uma deliciosa ducha.

Cachoeira primavera

Já a cachoeira Primavera desliza por um paredão rochoso com cerca de 20 metros de altura. O poço é ainda mais raso que sua vizinha, mas a ducha também é uma delícia.

– Lago para pesca

– Redário

É possível ver os troncos do redário do lado direito da foto.

– Bica com água potável de mina

– Estacionamento amplo e bem arborizado

Particularidades

Importante salientar que o sinal de celular na região é muito fraco e instável. Aproveite para se desconectar e voltar sua atenção para a natureza!

Pets são muito bem-vindos, só não se esqueça de recolher as fezes do seu bichinho para que todos possam ter uma experiência bárbara.

Companheiras de trilha: Teca e Mel!

Há lixeiras para reciclagem, incluindo dois bags grandes para comportar latinhas e garrafas plásticas. Seja você campista ou visitante diário, descarte corretamente seu lixo. Os demais visitantes e o planeta agradecem.

Day Use

Para os visitantes que escolham a modalidade do Day Use, a entrada em dezembro de 2021 era R$50,00, que dava direito a toda a infraestrutura do local, inclusive piscina. Não inclui o que for consumido no restaurante.

Em alguns finais de semana e feriados, ocorrem eventos com música, como rodas de samba, pagode, já incluídos no seu ingresso.

Camping

O camping das Cachoeiras do Martello foi um dos mais gostosos que já estive. A diária por pessoa em dezembro de 2021 era R$50,00, permitindo acesso também a toda a infraestrutura do local. O check in inicia às 14h e o check out deve ser realizado até 17h.

O espaço é amplo e comporta barracas de chão, barracas de teto e até motorhomes. Há muita área sombreada e plana.

Facilidades

Além disso, há uma cozinha comunitária, com fogão, geladeira, alguns utensílios, pia, mesas e cadeiras. Mantenha-a limpa, lembre-se que você pode ser o próximo a usá-la.

Espalhados pelo camping há pontos de energia (110V) e pias com água de mina, própria também para consumo.

Atualmente há 5 banheiros, dois femininos completos e três masculinos, dois com vasos sanitários e um só com chuveiro. Em todos os casos, as pias são separadas.

Até o começo de 2022, um segundo conjunto de banheiros será entregue na área para motorhomes, um feminino e um masculino, acrescentando mais 8 chuveiros, 6 pias, 6 vasos sanitários e 3 mictórios ao complexo.

Para evitar estragar o gramado e causar incêndios, há uma pira própria para fogueira. É disponibilizada, gratuitamente, lenha para acendê-la.

Eu particularmente adoro esse esquema de local único de fogueira, pois é uma excelente forma de socialização dos campistas.

À noite o camping é bem iluminado.

Importante

Lembre-se de respeitar o horário de silêncio entre 22 e 7h, e que nem todos têm o mesmo gosto musical que você, então evite colocar música alta a ponto de incomodar os demais campistas. Bom senso vale para qualquer camping, né?

Nossa experiência

Ao pesquisar sobre cachoeiras em Brotas, nos interessamos bastante pelas Cachoeiras do Martello, não só por ter um dos poucos campings na cidade, mas também pelo preço justo.

Todo o contato foi feito pelo whatsapp com a Patrícia, que foi muito atenciosa.

Sexta

Chegamos por volta das 15h numa sexta feira. Fomos recebidos pela Patrícia, que nos mostrou o local e nos passou todas as informações e regras do camping.

Nos acomodamos embaixo de um flamboyant, próximo a uma pia, aos banheiros e a um ponto de energia. Pouco antes do começo da noite, começou uma chuva sem fim, mas que não chegou a atrapalhar – essa é uma das muitas vantagens de barraca de teto.

Sábado

Surpreendentemente, no dia seguinte nem parecia que tinha chovido tanto. O nascer do sol tava um espetáculo em meio a um céu limpinho. Passamos parte da manhã e da tarde no centro de Brotas e no fim da tarde voltamos para o camping, quando aproveitamos a piscina.

Como estamos em meio a um vale, o sol se põe atrás de um morro antes de dar aquela coloração maravilhosa da Golden Hour. Mas ainda é gostoso apreciar este momento junto aos eucaliptos.

Enquanto fazíamos nosso churrasco, de repente vimos a lua cheia nascer em meio aos outros eucaliptos que ficam no começo do sítio. Gente, que coisa mais maravilhosa! A noite só não foi melhor porque começou uma ventania tão forte que chegou a dar frio.

Por isso, fica a dica de levar um casaquinho, mesmo no verão.

Socorro essa lua!

Domingo

Reservamos o dia para curtir tudo que as Cachoeiras do Martello têm a oferecer. Para nossa sorte, tinham poucos visitantes na modalidade day use, então as trilhas estavam bem vazias.

Fizemos as trilhas e nos encantamos com as duas. Antes de retornar, aquele banho de cachoeira para tirar toda a zica de 2021 e iniciar 2022 com o pé direito.

Para o almoço, nada melhor que outro churrasquinho seguido de uma siesta! Nos despedimos dos nossos amigos e voltamos ao corredor de eucaliptos para tirar umas fotos no fim do dia.

À noite, a ventania voltou, mas dessa vez decidimos acender a fogueira para nos aquecer. Ficamos ali curtindo o céu estrelado e a lua entre os eucaliptos até que o sono bateu.

Segunda

Fizemos check out por volta das 9h, pois tínhamos ocupado o dia todo com atividades nas corredeiras do rio jacaré, das quais vamos falar em outro post.

Foram dias muito agradáveis, principalmente porque demos muita sorte de pegar o camping vazio. Somente na tarde de domingo apareceu outro casal acampando, mas que eram tão tranquilos quanto a gente.

Em resumo, dentre todas as opções de cachoeiras em Brotas, as Cachoeiras do Martello não podem faltar no seu roteiro, seja para acampar ou day use!

Esta viagem foi realizada em parceria com as Cachoeiras do Martello

Formas de contato

Gosta de acampar? Leia também

2 Comentários

    • barbaracortat

      Obrigada, Adriana!
      E pensar que até 2 anos atrás eu era total contra camping. Depois que deixei meu preconceito de lado, percebi que acampar é um estilo de viagem incrível para curte principalmente a liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: