Rafting, tirolesa e day use em Brotas com a Alaya

Decerto a maioria dos turistas que vai à Brotas busca opções de atividades que mesclem esportes de aventura com momentos de calmaria. E se eu te disser que a agência Alaya oferece pacotes completos de 1 dia em Brotas, que incluem rafting, tirolesa e day use, por um preço super justo?

Interessou? Então continue lendo que vou te contar todos os detalhes!

Alaya

A Alaya foi fundada em 1997 e é referência em atividades de aventura ao ar livre, não só em Brotas, como em todo o país.

A empresa tem como foco oferecer um contato autêntico e íntimo com a natureza, prezando a segurança e a sustentabilidade dos serviços oferecidos.

São duas bases:

  • Agência no centro de Brotas com estrutura completa para receber e instruir os clientes;
  • Base operacional com um lago exclusivo para treinamento prático antes de iniciar as atividades nas corredeiras do Rio Jacaré Pepira, além de banheiros e torneira com água potável.
Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Sustentabilidade

Primordialmente, um dos motivos que me levaram a escolher a Alaya, além da segurança para praticar rafting e tirolesa em Brotas, foi o fato deles terem a sustentabilidade como um dos seus principais pilares.

Não só a sustentabilidade ambiental, com apreço pelo meio ambiente e ações visando a proteção do rio Jacaré Pepira e seu entorno, mas também da sustentabilidade social e econômica, com incentivo e investimentos na comunidade local.

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Eu sempre busco esse tipo de empresa quando vou contratar passeios em minhas viagens. Empresas que não visam somente o lucro, mas também que suas atividades não prejudiquem todo o ecossistema que elas usam/precisam para manter suas atividades.

Dentre as atividades de aventura oferecidas pela Alaya estão:

  • Rafting – diurno e noturno;
  • Boia cross;
  • Flutuação;
  • Arvorismo;
  • Tirolesa;
  • Canionismo;
  • Cavalgada.

O Poção

Pertinho do centro da cidade, O Poção é um parque natural às margens do Rio Jacaré Pepira, onde há chalés, um restaurante ao ar livre e diversas opções de lazer em meio a um lindo paisagismo.

Chalés

Os chalés utilizam o esquema de auto check in, com senhas nas fechaduras, não havendo necessidade de uma recepção. Todos apresentam cozinha completa, ar condicionado, roupa de cama, Wi-Fi e uma linda vista.

Restaurante

O restaurante trabalha tanto com o sistema de buffet como a la carte. No buffet a refeição é vegetariana. Entretanto, no cardápio há opções contendo proteína animal. Comida caseira gostosa com preço justo.

As mesas estão dispostas em decks, varandas ou sob as árvores, em um ambiente bem agradável e em sintonia com a natureza.

Nos finais de semana e feriados é importante fazer reserva.

Day use

O day use permite acesso a:

  • Trilha do Poção – trilha curtinha de cerca de 600 metros, aberta e plana, com diversas placas explicativas sobre a fauna e flora local, que leva até a Praia do Poção;
  • Praia do Poção – região do rio com fundo de areia e correnteza fraca, uma boa opção até para quem não sabe nadar.

Em contrapartida, se quiser um pouco mais de agito, basta seguir uns 50 metros na trilha que dará em um trecho do rio com maior correnteza e rochas que formam hidromassagens naturais.

  • Slack Line –há duas opções de fitas com diferentes dificuldades (para mim os níveis são “Impossível” e “Cê tá brincando”, mas talvez você tenha mais coordenação);
  • Redário;
  • Playground;
  • Jardim;
  • Vestiário;
  • Duchas ao ar livre com água bombeada direto do rio;
  • Campinho de areia;
  • Estacionamento.

Atividades pagas à parte

  • Vôo do poção – tirolesa com mais de 1km de extensão, passando sobre o Rio Jacaré;
  • Mini rafting – Voltado para crianças pequenas e pets, é realizado em um trecho mais calmo do rio;
  • Flutuação;
  • Boia Cross;
  • Skyrider – primeira tirolesa-russa da América Latina;
  • Arvorismo.

Pacotes de 1 dia

Trabalhando em parceria, a Alaya e O Poção dispõem diversos pacotes, englobando suas principais atividades, a fim de oferecer uma programação completinha para quem quer curtir um dia gostoso com os amigos e/ou família em Brotas.

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Nossa experiência

Em princípio, nossa ideia era fazer somente o rafting. Entrei em contato pelo whatsapp com algumas empresas indicadas no Tripadvisor. No entanto, três diferenciais me fizeram escolher a Alaya:

  • A sustentabilidade das suas atividades;
  • O atendimento rápido e cordial do Gabriel, um dos consultores;
  • O pacote de rafting, tirolesa e day use no Poção, roteiro completo de um dia em Brotas para fechar nossa viagem com chave de ouro!

Check in na Alaya

O dia iniciou na base central da Alaya, às 9h30. Todo o equipamento de segurança está incluído no pacote. Caso queira algum equipamento extra, é possível alugar no local por preços justos.

Por exemplo: é obrigatório usar sapatos fechados durante o rafting em Brotas. Nós esquecemos de levar nossas sapatilhas aquáticas e, se não houvesse aluguel, teríamos usado com bastante dó nossas botas de trilha, calçados não muito apropriados para um esporte aquático.

Além disso, há também opção de alugar capacete com suporte para GoPro.

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na experiência.

Todos os objetos que não sejam resistentes à água devem ser deixados nos armários disponibilizados aos clientes. Somente são permitidos GoPro e celulares com capinha de proteção contra água, desde que bem presos ao corpo.

Se acaso não tenha uma dessas opções, não se preocupe, há um ótimo fotógrafo nos acompanhando o tempo todo em seu caiaque, com uma maleta estanque para sua DSLR.

Se precisar se trocar, há vestiários no local. Use roupas leves e confortáveis preferencialmente com roupa de banho por baixo. Leve uma toalha e uma muda de roupas para se trocar após a atividade. Não se iluda, você vai se molhar muito.

Por volta das 10h, o grupo foi reunido na sala de instrução, onde nos foram apresentados os equipamentos, o percurso e foi dado um treinamento teórico. Esta parte leva entre 15-20 minutos.

Logo depois somos levados à base operacional em ônibus próprio da Alaya.

Treinamento prático

Assim que chegamos na base operacional, somos organizados em grupos de no máximo 7 pessoas.

Nosso grupo era composto por 3 casais e o condutor, o Jorge, que é nada mais que tetracampeão mundial de rafting! Cara super gente boa, animado, acessível e responsável.

O percurso de rafting em Brotas é o mesmo para todas as empresas. Mas somente a Alaya oferece treinamento prático fora do rio. Para os inexperientes, como nós, ou para quem está com muito medo, como uma moça da nossa turma, é um grande diferencial.

O condutor faz todas as simulações no lago. Nesse momento podemos errar, tirar dúvidas e, dessa forma, ir muito mais seguro para as corredeiras.

Além disso, também temos que escolher um grito de guerra. Como outros grupos já tinham escolhido os bons palavrões, fomos com o clássico “Jerônimo”!!!

Rafting em Brotas

Confesso que estava um pouco nervosa, insegura. Tinha medo real de cair na água, bater a cabeça, morrer (pouco dramática)!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Mas desde o início, do contato pelo whatsapp até realmente começar a atividade no rio, a equipe do Alaya me passou toda a segurança que precisava para realmente aproveitar a atividade.

Tanto que na hora que saímos do treinamento e fomos para a prática, eu já estava super tranquila e consegui curtir do início ao fim, já querendo mais!!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Ah! Um dos grupos era composto por um casal de idosos e uma criança, que devia ter no máximo uns 6 anos. Não pense que eles tiveram colher de chá não. Fizeram o mesmo percurso que a gente, para você ver como a atividade é segura!

Bateu aquela adrenalina após uma queda? Jerônimo para relaxar!!!!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Mas não é só isso!!!!

Além do rafting, há duas outras atividades no meio da descida do rio. Uma delas é a flutuação, em um trecho seguro do rio, em que é possível descer do bote e deixar a correnteza nos levar!

Aliás, é um bom momento para praticar o que tinha sido ensinado na teoria sobre o colete e a posição de flutuação em caso de queda no rio.

Um pouco depois vem a segunda atividade que só a Alaya oferece em Brotas: tirolesa, passando por cima de uma das quedas que havíamos acabado de descer no rafting!!!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

São duas tirolesas curtinhas, mas a sensação é demais!!! Se joga!

Por fim, depois da tirolesa, vêm as 3 quedas mais altas de todo o percurso de rafting da cidade de Brotas. A gente já vai com o sangue nos olhos para elas!!!!

Pinga com mel

Após percorremos cerca de 7km de rio em quase 1h40, o brinde em terra firme é feito com água e pinga com mel. Eu que não sou muito chegada em pinga, achei essa bem gostosa.  Talvez fosse a adrenalina falando!!

Ah! Uma coisa que achei muito legal é que os copos são reutilizáveis. Nada de copo descartável por aqui. Mais um ponto para a Alaya!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Ligeiramente embriagados pela adrenalina (vulgo pinga com mel) voltamos para a base central, chegando por volta de 13h30. Toda a atividade durou 4h.

Registro fotográfico

Ao longo de todo o percurso há fotógrafos registrando o passeio (todas as fotos do rafting e da tirolesa foram desse post foram tiradas por eles!).

Todas são disponibilizadas online ao custo de R$60,00. Se você estiver em um grupo, o valor por pessoa acaba saindo super em conta.

Almoço no Poção

Mortos de fome, enfim fomos curtir a segunda parte do nosso pacote, o day use no Poção, que incluía também o buffet de almoço.

Esse deslocamento de cerca de 6km é realizado por conta própria. É um trajeto bem fácil, bem demarcado pelos apps de mapas, como Google ou Waze.

Caso queira fazer atividades extras, não incluídas no day use, você pode contratá-las com a Alaya, ou na recepção do Poção.

O ambiente do restaurante é super aconchegante e bem integrado com a natureza que o circunda. Inclusive, teve um momento que olhamos para cima e tinham uns macaquinhos prego de olho na nossa comida nos observando do telhado!

Lembre-se: nunca toque ou alimente animais selvagens, ainda que eles te peçam comida. Eles podem mudar seu comportamento natural e se tornar muito agressivos. Animais selvagens são para observar. Seja um turista consciente.

Leia mais sobre este assunto em Turismo Animal: Experiência ou Exploração?

No buffet havia saladas, arroz, feijão, massas, molhos, farofas e sobremesas. O tempero do arroz e feijão estava uma delícia!

Para acompanhar pedimos um delicioso suco de amora com laranja, especialidade da casa, não incluído no pacote.

Day Use

Após comer tanto, a vontade era me jogar em uma das redes do redário e ali ficar até o fim do dia!

Mas ao contrário disso, como sensatez nem sempre é nosso forte, fomos tentar a sorte no slack line. Não sabia que era uma pessoa tão desequilibrada!! Só o Yu conseguiu divar por uns 10 segundos!

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

Depois fomos fazer a curtinha Trilha do Poção para conhecer a Praia do Poção. Aqui fica uma dica de ouro: leve (e use) repelente. Tem bastante borrachudo! Não nível Ilhabela, mas o suficiente para você ter que escolher entre ir embora ou se jogar na água fria da praia!!!

As praias que mais sofri com borrachudo em Ilhabela foram a Praia do Gato e a Praia do Jabaquara, embora estejam entre as mais lindas.

Roteiro de 1 dia em Brotas com a Alaya - rafting, tirolesa e day use

O tempo que tínhamos disponível para curtir o Poção foi curto, mas o suficiente para descansar e repor as energias para pegar a estrada de volta para São Paulo.

Roteiro de 1 dia em Brotas

Em resumo, a Alaya, em conjunto com o Poção, oferece ótimas opções de roteiros de 1 dia em Brotas, contemplando todas as atividades de aventura, como o rafting e tirolesa, além de momentos para curtir tranquilamente a natureza em casal, com os amigos ou familiares!

Aliás, se for ficar dois dias na cidade, minha outra sugestão de roteiro de 1 dia são as Cachoeiras do Martello – Day Use e Camping em Brotas

Mais informações e formas de contato

Em conclusão, para consultar horários de funcionamento, opções e valores dos pacotes, visite o site oficial da Alaya ou acompanhe-os pelas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: