Tudo sobre a Catarata dos Couros na Chapada dos Veadeiros

Apesar dos perrengues para chegar, a Catarata dos Couros definitivamente foi o ponto alto da nossa viagem.

Com várias piscinas naturais, cachoeiras, prainhas, mirantes e um belíssimo cânion, tudo isso numa trilha curta e na maior parte fácil, a Catarata dos Couros consegue agradar a todo tipo de visitante!

Mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Como chegar na Catarata dos Couros

Para vocês não ficarem perdidos como nós, vou detalhar direitinho como chegar lá sem grandes perrengues!

A Catarata dos Couros está situada dentro do Parque Estadual Águas do Paraíso, a cerca de 50 km do centro de Alto Paraíso. Destes, 35 km em estrada de terra.

O grande problema é que não há quase nenhuma sinalização para chegar nela. Quando fomos em agosto de 2023, só encontramos duas ao longo de todo o caminho: uma próxima ao centro de Alto Paraíso e outra numa bifurcação já quase chegando, e que ainda estava escrita à mão!!

Tanto o Google Maps como o Waze erram o caminho já quase chegando na Catarata dos Couros. Então pode confiar neles ao menos 40-45 km do caminho. E onde eles erram??? Em uma das últimas bifurcações que eles indicam ir para a direita quando a deveria ir para a esquerda.

Nesta bifurcação é onde os apps erram o caminho

Passo a Passo

Assim, busque no seu aplicativo por “Caminho para Estacionamento Cachoeira dos Couros” ou pelas seguintes coordenadas geográficas: 14°17’12.7″S 47°42’40.5″W. Ambos vão dar numa bifurcação (onde está a placa escrita à mão). Dali é só virar à esquerda e seguir até o fim. Vai cair no estacionamento da Catarata dos Couros.

Ambos os aplicativos não possuem esta estrada à esquerda e inventam um caminho que vai dar numa fazenda com a estrada bem ruim onde muita gente acaba passando por perrengue para sair de lá.

Um outro ponto crítico, mas neste caso para o carro, é um pouco antes dessa bifurcação que falei acima. Ele fica nas coordenadas geográficas 14°17’38.1″S 47°42’29.2″W.

Ali você terá uma bifurcação na subida que ao fim levam ao mesmo ponto, contudo um lado está mais acidentado que o outro. O google recomendou ir pela esquerda e deu certo para nós. Nossos amigos foram pelo direita e atolaram.

Aqui o Google acerta!

Mas estávamos com carros diferentes e o Yu tem experiência em trilhas offroad, talvez esse tenha sido o diferencial. Na dúvida, vá com calma e analise bem o caminho para não se enfiar em buracos que não consiga passar.

Ao chegar no estacionamento você verá todo tipo de carro, então dá para chegar sim, só ir com calma. Esse foi o único ponto mesmo mais crítico, caso siga pelo caminho certo!

Ufa, cheguei! E agora?

Quando fomos a entrada ainda era gratuita, assim como o estacionamento. Há planos de cobranças no futuro. Espero que o ingresso não seja muito caro e que ao menos sinalizem bem a estrada e a trilha.

No entanto, ao chegar você será abordado por pessoas da comunidade local que solicitarão (em nenhum momento me senti constrangida, tudo muito de boa) uma contribuição voluntária para manter o local.

Por se tratar de um Parque Estadual, essa colaboração é ilegal, então não se sinta pressionado a pagar. Mas caso tenha simpatizado por aquele que te abordou, fica a seu critério, não só colaborar como também o valor que dará.

Li algumas pessoas dizendo que a abordagem já foi mais na pegada de flanelinha na qual você se sente meio que ameaçado, pois se não pagar algo pode acontecer com seu carro. Assim, fica a seu critério. Nós não pagamos nada.

A trilha da Catarata dos Couros

O grande problema desta trilha é que ela não tem nenhuma sinalização. Você se guia pelo rastro deixado na própria terra. Mas não tem muito como se perder (tem vários caminhos que chegam aos mesmos destinos, em alguns pontos).

No total ela tem cerca de 3 km, cada trecho, sempre margeando o Rio dos Couros até chegar ao Mirante do Cânion. Desses, uns 2-2,5 km são de nível fácil, praticamente plana, com um ou outro trecho precisando caminhar por rochas.

Logo na entrada você já se depara com a maravilhosa Cachoeira da Muralha, que além das lindas quedas, tem dois poços com trechos mais rasos e outros mais fundos. Só ela já vale o passeio.

Na época de cheias a muralha fica coberta de água!

Ao longo da trilha há diversos pontos em que o rio forma piscinas e hidromassagens naturais.

Sem pressa a partir daqui!

Assim que você avistar um grande penhasco, a cachoeira ali formada é a Almecegas 1000. Para chegar nela começa a parte mais técnica da trilha, com um sobe e desce nas rochas que requer um pouco de técnica e cuidado. Em época de seca é possível se deliciar embaixo de suas quedas.

Pensando em como chegar lá embaixo!
A primeira recompensa – Almecegas 1000!

A próxima é a Cachoeira do parafuso, que recebe esse nome por formar um redemoinho muito forte embaixo da queda. Para chegar até a base dela é mais um trecho de sobe e desce. Contudo, em hipótese alguma, até mesmo durante a seca, nade no seu poço, pois há casos de pessoas que se afogaram por causa da forte correnteza ali formada que puxa para baixo. Esta é só para contemplação mesmo.

A do Parafuso é só para olhar.

Antes do cânion há mais uma cachoeira sem nome que forma um enorme poço antes de formar a última Cachoeira, do Buracão, que desagua no cânion.

A sem nome em destaque, logo atrás a Parafuso e a mais de cima é a Almecegas 1000.

É possível visualizar o cânion de duas formas:

– Pela trilha que leva até o Mirante do Cânion – só seguir em frente antes de descer para a base da Cachoeira do Parafuso;

– Cruzando a nado o poço que se forma antes da Cachoeira do Buracão, único ponto onde é possível observá-la. Neste caso só vá se estiver com um guia, pois ele indicará exatamente onde e como cruzar o poço.

Tem que cruzar esse trecho

Importante

• Durante o período de chuvas todo o complexo estará sob a influência de fortes correntezas, não sendo, portanto, seguro entrar na água em diversos pontos. Por este motivo, é recomendada sua visitação no período de seca, entre maio e outubro.
  • Além disso, a estrada, por não ter manutenção, pode ter muitos pontos de atolamento em época de chuva.
  • Não nade de forma alguma no poço formado pela Cachoeira do Parafuso.
  • Se não levar lanchinho, as pessoas da comunidade vendem marmitas lá no estacionamento.
  • Use sapatos adequados se for fazer o trecho final da trilha. Isso te dará mais segurança na caminhada.
Cachoeira da Muralha

Seja um turista consciente

• Descarte seu lixo em local apropriado
  • Não fume, você pode causar um incêndio, especialmente na época seca
  • Não se arrisque, pode ser fatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *