Mirante da Janela – Chapada dos Veadeiros
Não sei vocês, mas quando eu penso em Chapada dos Veadeiros a primeira imagem que vem à minha cabeça é aquela vista do Mirante da Janela. Então, esta trilha não podia faltar no nosso roteiro!
Leia mais sobre a Chapada dos Veadeiros
Como chegar ao Mirante da Janela
O mirante da janela está dentro de uma propriedade particular, lado a lado com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e próximo à Vila de São Jorge.
Caso você coloque o caminho no Google Maps ou no Waze eles vão te trollar, pois indicarão um caminho que tem um trecho somente transponível por veículos 4×4.
Por este motivo, acabamos caminhado 3k a mais que o esperado embaixo de sol e baixa umidade do ar, pois tivemos que deixar o carro no meio da estrada num ponto que a gente já não conseguia mais subir o morro com nosso carrinho 4×2 alugado…
Para nossa surpresa, ao chegar no estacionamento, vimos que tinham vários carros mais baixos que os nossos por lá parados. Sério? Somos assim incompetentes? Mas ao conversar com o recepcionista, ele nos disse que há um outro caminho para quem vem por dentro da Vila de São Jorge, sem nenhuma restrição de tipo de veículo.
Sendo assim, para você não passar por esse perrengue bárbaro a dica é:
Coloque no seu GPS o caminho para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Passando pela Vila de São Jorge quando chegar numa bifurcação terá uma placa indicando para a direita o Parque e para a esquerda o Mirante.
Aí você deixa de seguir o GPS e vira à direita na placa e segue sempre em frente até chegar no local que indica a entrada do estacionamento do Mirante da Janela.
Pronto, menos 3km de caminhada. Simples assim!!
Precisa de guia para fazer a trilha do Mirante da Janela?
Depende do horário que você chegar e da sua experiência em trilhas.
Caso você inicie a trilha após às 14h (para ver o pôr do sol, por exemplo) o acompanhamento de guia é obrigatório. Antes desse horário é opcional.
Como é a trilha para o Mirante da Janela
Em agosto de 2023 o ingresso custava R$40,00 por pessoa, pagamento só em dinheiro.
A trilha tem 7 km, ida e volta, quase que 100% sem uma sombra sequer. E se for na época seca, sem uma gota d’agua no caminho também.
A trilha é bem sinalizada, os trechos com maiores aclives e declives possuem corrimões e degraus em madeira para auxiliar. Ao final da trilha, há passarelas e alguns mirantes, além do mirante natural que forma a janela.
Na época de chuvas, além dos mirantes, há também a cachoeira do abismo, que forma uma piscina com borda infinita para o vale. Na época da seca você encontrará no máximo uma pequena pocinha (pequena mesmo) com uma água preta duvidosa!!
A trilha em si não é muito técnica, exceto por dois trechos de aclives e declives acentuados caminhando sobre as rochas, quando se tem uma diferença considerável de altitude. Fora isso, ela é praticamente plana.
No entanto, o que considero o pior dela é que, por ser toda aberta, o sol na cabeça e a baixa umidade exigem demais do nosso corpo. Por este motivo leve ao menos 1,5 litros de água por pessoa e alguma coisinha fácil de comer para repor um pouco dos sais minerais e da glicose (castanhas, amendoim e uma barrinha proteica, por exemplo).
Também recomendo usar roupas leves (eu gosto de usar calça legging e blusa de manga comprida daquelas com proteção UV, para não ficar com marca de roupa), botas ou tênis de trilha, chapéu e óculos de sol.
Fica a dica
A grande maioria das pessoas faz essa trilha pela manhã. Como chegamos pouco depois das 13h, cruzamos com alguns grupos já no caminho de volta, mas no caminho de ida só tinha a gente. Ou seja, tivemos os mirantes só para nós. Deu para biscoitar até cansar!!! Na volta, encontramos um casal subindo com o guia.
Contudo, vale lembrar que se você está sem guia, deve iniciar o retorno até 16h. Não é permitida a permanência para o pôr do sol sem o acompanhamento de um guia.
Seja um turista consciente
Não esqueça de carregar todo seu lixo com você e não fume. Seu cigarro pode causar um incêndio de grandes proporções, especialmente na época seca.
Também não suba na rocha superior da janela. Se todo mundo decidir fazer isso, um dia a rocha não aguentará e cederá, causando um acidente que pode ser fatal, além de destruir essa formação natural. Não seja egoísta. Outras pessoas também querem ter essa experiência.