Como foi dormir em posto de combustível no Paraná

Ser um overlander nos abre um leque muito grande de opções de onde passar a noite. Dentre elas está pernoitar em um posto de combustível, que foi o que fizemos em 2 das 6 noites na nossa road trip pela região dos Campos Gerais do Paraná.

O que é overlander?

Overlanders são aqueles que gostam de viajar, explorar por terra, primordialmente utilizando veículos, sejam bicicletas, motos, carros (com ou sem trailers), motorhomes etc.

O caminho faz parte da experiência, sendo as vezes até mais importante que o destino. A viagem pode durar alguns dias, meses ou anos.

A configuração mais conhecida de veículo overlander atualmente é um 4×4 com os bancos traseiros removidos ou rebatidos, substituídos por um armário que acomode uma pequena geladeira e uma pequena cozinha, além de artigos de camping em geral.

Dorme-se muitas vezes em uma barraca de teto ou sobre o próprio armário. No nosso caso, é quase isso, mas todos os nossos equipamentos estão em um reboque separado do carro.

Overlanding no Paraná

Mas como assim dormir em um posto de combustível, Barbara?

Tudo parte da premissa de que é o que os caminhoneiros costumam fazer. A infraestrutura existe e foi aproveitada pelos overlanders.

Os postos mais básicos possuem somente banheiros com chuveiro quente e filtros de água. Outros, como um dos que paramos no Paraná, possuem lavanderia, barbearia e às vezes até pontos de energia!

Não são poucos os postos de combustíveis que permitem o pernoite de caminhoneiros, embora não sejam todos. Mas, mesmo entre os que permitem, nem todos aceitam overlanders.

Infraestrutura em posto de combustível no Paraná
Posto Mahle Torre Alta – Ponta Grossa/Paraná

Como saber se eu posso passar a noite no posto?

Pergunte ao funcionário do posto ou a um caminhoneiro!!! Outrossim, apps como o MaCamp e iOverlander também indicam aqueles que nos aceitam!  De qualquer forma, ao chegar no local, sempre confirme se é permitido pernoitar e, em caso positivo, onde é melhor estacionar.

Na nossa viagem para o interior do Paraná, só paramos em posto que encontramos pelo iOverlander. Além disso, a Carol, que viaja com com sua Teresa (@teresaporai), me disse que, em geral, aqueles com bastante caminhões parados são um bom indicativo de que há infraestrutura para pernoitar.

Não é perigoso?

Eu parto da premissa que qualquer lugar é perigoso. Não é porque estamos entre 4 paredes que estamos 100% seguros.

Mas lógico que estamos mais susceptíveis em um local aberto. Por este motivo que só ficamos em postos recomendados por outros viajantes.

Nos dois que pernoitamos no Paraná havia segurança noturno. Além disso, estacionamos em local visível e movimentado.

Pernoite em posto de combustível no Paraná
Bem visíveis no Posto Mahle Torre Alta – Ponta Grossa/Paraná

Mas, em uma das noites, nosso alarme tocou no meio da madrugada. Na hora ficamos um pouco desconfiados. No entanto, aconteceu porque esquecemos que a carretinha estava conectada ao carro e o sensor de movimento do alarme foi acionando por nós enquanto dormíamos!!

Posso ficar vários dias dormindo no posto?

Depende. No segundo posto que pernoitamos, o gerente nos disse que um casal em um motorhome passou umas 4 noites por lá.

No entanto, em geral, o posto é uma parada estratégica para apenas uma noite, em especial para quem está com barraca de chão ou de teto.

Não há como deixar o acampamento montado o dia todo e sair para passear (embora nesse mesmo posto tenham deixado a gente guardar a carretinha no dia seguinte enquanto passeávamos).

Como foram nossas experiências

Nesta viagem pelo interior do Paraná fomos sem nenhuma reserva de hospedagem e já com a mente aberta para dormir ao menos uma noite no posto ou fazer um camping selvagem.

Já na primeira noite tivemos que dormir em um posto, depois de verificar que o camping selvagem não ia rolar naquele momento. Estávamos ansiosos e tensos, mas também empolgados em viver essa experiência.

Pernoite no Posto Borsatto – Palmeira/Paraná

O Posto Borsatto está localizado na BR-376, pertinho de Colônia Witmarsum, no município de Palmeira, no Paraná.

Como passamos o dia em Colônia e não queríamos pegar estrada à noite para o próximo ponto, decidimos procurar por opções de pernoite ali na região. Não havia nenhuma outra além de dois postos de combustível.

Escolhemos o Borsatto, pois tinha mais avaliações positivas, embora a gente tenha passado por um outro posto, que não estava listado no iOverlander, no qual vimos uma família com crianças pequenas passando a noite lá em um motorhome (não é coisa só de casal “jovem” vida loka”!).

O posto permitia pernoite da nossa carretinha com barraca de teto, tinha restaurante, muitos caminhoneiros, banheiro com chuveiro com água quente e filtro com água gelada. Não reparamos se havia pontos de energia. O valor para tomar banho era de R$10,00 por pessoa.

Estacionamos próximo aos banheiros, pois ali tinha mais movimento e nos sentiríamos mais seguros.

Banheiros, barulho e tempestade

Não foi a melhor primeira experiência: os banheiros, embora grandes, não estavam muito limpos, não havia sabão, papel higiênico e papel para secar as mãos. Acredito que seja por também ser de uso dos clientes do posto.

À noite, além do barulho quase constante dos caminhões, ainda caiu o mundo, com direito a chuva de granizo. Não estávamos com tampões de ouvido, então não dormimos muito bem.

Quando acordamos estava uma neblina só, visibilidade super baixa. E a chuva ficava indo e vindo. Tomamos um café da manhã bem básico, porque ficamos com preguiça de montar mesa, cadeiras, tirar o fogareiro da caixa com aquela chuva toda. Mal conseguimos desmontar a barraca sem nos molhar.

Pernoite no Posto Borsatto no Paraná

Ainda bem que nas duas próximas noites iríamos ficar em um camping. Não só a barraca precisava secar, mas também a gente precisava de uma boa noite de sono!

Pernoite no Posto Mahle Torre Alta – Ponta Grossa/Paraná

O Posto Mahle Torre Alta está localizado na BR-376, no município de Ponta Grossa, no Paraná. Está a apenas 10km de distância do Parque Vila Velha.

Além das boas avaliações, escolhemos passar a noite nesse posto pela proximidade ao Parque, o qual visitaríamos na manhã seguinte. E gente, que diferença para a primeira experiência. Essa sim foi bárbara!

Assim que chegamos, falamos com o gerente se poderíamos passar a noite ali com nossa carretinha. Fomos super bem recebidos pelo Biro Biro e pelo Dirceu, ambos encarregados do posto. Não só nos indicaram o melhor lugar para ficar, como nos mostraram todas as facilidades do posto.

Banheiro limpos!!

Há uma área reservada para os caminhoneiros passarem a noite, e os banheiros são de uso somente de quem pernoita no local. Banheiros bem limpinhos, com papel higiênico e sabão para as mãos. Há também segurança 24h e restaurante.

Os chuveiros eram bem gostosos, água quentinha, ao custo de R$ 10,00 por pessoa, ou de graça caso você abasteça.

O acesso aos banheiros é somente com chave, mediante entrega do ticket de banho ao funcionário, que vai habilitar a válvula. Entrando na cabine, você encontrará uma pia, um vaso e um box limpos, além de lugar para deixar suas coisas.

Você pode deixar para fazer sua higiene pessoal, escovar os dentes, etc. por ali mesmo. Quando você estiver pronto para o banho, você deve apertar o botão que libera a água e abrir as torneiras. A partir daí você tem 8 minutos de água quente.

Quase um hostel!

Além disso, o local conta também com lavanderia, barbearia e uma academia. Há pontos de energia e água filtrada gelada, natural ou quente. Estamos no sul, o pessoal toma muito chimarrão! Nós não usamos com esse propósito e sim para cozinhar nosso macarrão. Uma mão na roda!

Água filtrada em posto de combustível no Paraná
Água filtrada natural, gelada e quente.

Enquanto a gente montava o acampamento, dessa vez com direito a mesa e cadeiras, muitos caminhoneiros vieram conversar com a gente. Adoraram nossa casa sobre rodas! Nossa, como nos sentimos bem nesse lugar! Parecia que a gente tava em um camping mesmo!

Experiência bárbara!

Ao contrário da primeira noite, desta vez não esquecemos de usar nossos tampões de ouvidos. Resultado? Perdemos a hora!!! Dormimos super bem!

Mesmo assim deu tempo de tomar um café da manhã do jeito que tem que ser: com ovos mexidos, pão na chapa, frutas, bolo, queijo, torrada!

Jantar em um posto de combustível no Paraná
Esqueci de tirar foto do café da manhã, então vai do nosso jantar!

Se você é overlander e vai passar por essa região, recomendo fortemente o Posto Mahle Torre Alta. Procure pelo Biro Biro ou Dirceu, falem que foi a gente que recomendou. Tenho certeza que irão recebê-los muito bem!

Depois dessas experiências, voltaria a dormir em um posto?

Com certeza! Assim como qualquer outra opção de hospedagem, podemos ter problemas durante nossa estada.

Para overlanders, faz parte da aventura, tornando-a muito mais interessante!

O que tiramos dessas duas experiências?

Tem muita gente legal nesse mundo e muita coisa diferente para vivenciar e experimentar!

Ah, e leve sempre a tiracolo uma toalhinha, sabonete, papel higiênico e protetor de assento sanitário com você!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: