Travessia Bonete – Castelhanos em Ilhabela

Apesar de Ilhabela estar sendo alterada cada vez mais para acomodar os milhares de turistas, prejudicando e muito sua espetacular natureza, ainda há opções para aqueles que buscam um contato mais saudável e menos exploratório. Na travessia Bonete-Castelhanos você poderá conhecer o lado mais selvagem da ilha.

Trilha das 6 Praias ou Travessia Bonete-Castelhanos, inicia na praia do Bonete e, após 18 km de trilha, parte à beira a mar e parte em mata fechada, chega-se à praia de Castelhanos.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Interessou? Então vou te contar um pouquinho mais como foi nossa experiência!

Dia 1

Como fizemos essa Travessia Bonete-Castelhanos com uma agência, nosso dia começou no ponto de encontro em São Sebastião, próximo ao quebra mar, onde pegamos uma voadeira rumo ao Bonete.

O percurso dura em torno de 1h e é possível apreciar a linda mata atlântica que emoldura as praias do sul de Ilhabela.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela
Não tava cheia a mochila, mas definitivamente não estava adequada para esta trilha.

Fizemos uma breve parada no Buraco do Cação, um paredão com cerca de 80 metros de altura, constantemente esculpido pelas ondas do mar, formando uma caverna. A cor do mar nesse ponto é surreal e rende belíssimas fotos.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Chegamos por volta do meio dia. Deixamos nossas coisas na pousada e fomos almoçar um peixinho em um dos quiosques da praia.

Nos hospedamos numa pequena pousada familiar, super simples, mas muito aconchegante. Os quartos têm banheiro privativo, energia elétrica e água quente.

No fim da tarde, fomos fazer a Trilha do Morro da Barra, onde tivemos um piquenique e curtimos um lindo pôr do sol. A trilha é curtinha, cerca de 20 minutos de subida. Não esqueça de levar lanterna!

Um pouco mais sobre a Praia do Bonete

Para chegar ao Bonete há duas formas: via mar ou via terra. A segunda opção é por uma trilha com cerca de 12 km de extensão, partindo da Ponta do Sepituba. A trilha dura entre 3 e 4 horas, dependendo de quanto tempo você parar para curtir as Cachoeiras da Laje e do Areado, que estão literalmente no caminho!

Ainda não fiz essa trilha até o fim, somente fui à primeira cachoeira, que tem um poço delicioso para mergulhar. Até a Laje, a trilha dura cerca de 40 min.

Não há necessidade de guia para fazer essa trilha. Ela é larga e bem demarcada. Não tem como se perder!

A praia do Bonete é considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil,  pelo jornal The Guardian, e lá há uma pequena vila habitada por uma comunidade caiçara que ainda preserva sua cultura tradicional. De frente para o mar aberto, atrai muitos surfistas.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

A estrutura é escassa. A internet e o celular não funcionam bem, mas o contato com a natureza quase intacta é maravilhoso.

Se desconecte e curta um pouco a praia, seja ao sol ou embaixo dos inúmeros chapéus de sol. Após seu banho de mar, dê um mergulho nas águas geladas do Poço Fundo e, se tiver tempo e disposição, há outras opções de trilhas para praias ou mirantes próximos.

Conheça outras 5 cachoeiras imperdíveis de Ilhabela!

Se for pelo mar, ida e volta de barco, passar o dia está ótimo. Mas se fizer pelo menos um dos trechos por trilha, considere se hospedar uma noite por lá.

Há alguns quiosques com boas opções de alimentação, com preços justos considerando a localização.

Dia 2 – Que comece a travessia Bonete-Castelhanos!

Acordamos bem cedo, tomamos um café da manhã reforçado e iniciamos a trilha rumo à Praia de Castelhanos.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Praia das Enchovas

O roteiro incluía o Mirante da Praia das Enchovas e uma pequena pausa na praia propriamente dita.

Praia de Indaiaúba

Depois seguimos a trilha até a Praia de Indaiaúba, onde paramos para repor as energias, comer um lanchinho e dar um mergulho no mar de águas verdes cristalinas.

Que delícia de praia! Deserta! Uma pena que o dinheiro compra tudo e ali tinha alguns casarões construídos em meio à área de proteção ambiental…

Esses dois trechos duraram cerca de 2 horas de caminhada.

Energia reposta, bora para a pior parte da trilha. Toda em meio à mata, dia quente, úmido, mochila pesada e um trecho de subida bem cansativo. Achei que não ia conseguir, queria desistir, mas também não tinha para onde ir. O jeito foi respirar fundo e não deixar o psicológico me sabotar.

Praia Vermelha e Praia Mansa

Valeu a pena! Quando chegamos na fotogênica Praia Vermelha, pudemos descansar por uns minutinhos. Faltava pouco. O trecho final é à beira-mar. Que vista, que mar! Penúltima praia do roteiro foi a Mansa, com águas azul turquesa.

Força para a última subida, recompensada com aquela vista maravilhosa da Baía de Castelhanos.

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Sobrevivemos!

Chegamos!!! Após 8 horas de trilha, sobrevivemos! Hora do nosso merecido almoço com comidinha caseira e cerveja gelada!!!

Antes de pegar o jipe para voltar para a balsa, deu para dar um mergulho nas águas cristalinas da praia de Castelhanos e depois tomar uma ducha de água doce!

A Praia de Castelhanos é uma das mais bonitas e com mais atrativos da Ilha. Saiba o que você pode fazer por lá!

Cansou? Nossa, demais! Valeu a pena? Mais ainda!

Se você tiver um mínimo de condicionamento físico e muita disposição, pode ter certeza que será uma das trilhas mais bonitas que você fará na sua vida.

Uma outra opção de trilha é a do pico mais icônico de Ilhabela: o Pico do Baepi, que se destaca no relevo da Ilha!

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Trilha guiada

Essa trilha deve ser acompanhada por guia, pois não é demarcada.

Nós realizamos esse passeio com a Ravenala Viagens, agência especializada em turismo ecológico consciente. No pacote estavam incluídos: Guia, hospedagem no Bonete, barco São Sebastião-Bonete, jipe Castelhanos-Balsa de Ilhabela.

As refeições incluídas foram: almoço e piquenique no primeiro dia. Café da manhã, lanche de trilha e almoço em Castelhanos no segundo dia.

Quer fazer esse passeio? Fica a dica!

  • Leve pelo menos 2 litros de água por pessoa.
  • Leve repelente – os borrachudos do Bonete castigam!
  • Use uma boa bota de trilha, calça e blusa de manga comprida de tecido leve e respirável.
  • Não esqueça do boné/chapéu, óculos de sol e protetor solar para corpo e lábios.
  • Não leve muita coisa na mochila, você irá se arrepender! Somente uma muda de roupa, um pijama, um chinelo, uma toalha em microfibra e itens de higiene em embalagens reduzidas.
  • Tenha bateria extra para sua câmera e/ou leve um power bank para carregar seu celular, você irá querer tirar muitas fotos!

Não perturbe o ambiente, somente o aprecie. Leve seu lixo com você até que possa ser descartado em local adequado. Seja um turista consciente e aproveite!

Travessia Bonete Castelhanos em Ilhabela

Ecoturismo no mundo

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com tema sobre “Ecoturismo no Mundo”. Veja o que os outros blogs participantes escreveram:

21 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: