Onde comer pizza em Nápoles – Itália

Não sei vocês, mas uma das primeiras coisas que eu pensei quando confirmei minha viagem para Roma é que precisava ir até Nápoles para provar a verdadeira pizza napolitana.

Dito e feito!

Como chegar de trem em Nápoles saindo de Roma

Há duas opções: saídas da estação Roma Termini ou Roma Tiburtina, sentido Napoli Centrale. Como estávamos hospedados ao lado do Termini, fomos de primeira opção, trecho operado pela Trenitalia. A segunda opção é operada pela Italo.

Trem Roma-Nápoles

A viagem pode durar entre 1 a 2h, dependendo do tipo de trem que você escolher. A diferença de preço entre os dois varia em torno de 10 euros.

Fica a dica

  • Compre suas passagens com antecedência, pois os valores podem triplicar se deixar para comprar na hora.
  • Pegue o primeiro e o último horário disponível, para poder aproveitar bem o seu dia, caso esteja indo em um bate e volta, como foi o nosso caso.

Acordamos tão cedo que vimos o nascer do sol da estação Termini!

A verdadeira pizza napolitana!

A pizza mais famosa do mundo é de Nápoles! A pizza napolitana é Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Unesco.

Uma pizza para ser considerada verdadeiramente napolitana deve seguir e comprovar diversos critérios e técnicas do manual da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN).

PS: Você pode pesquisar no site da AVPN onde comer a verdadeira pizza napolitana aqui no Brasil!

Esse manual tem como objetivo preservar a receita original da pizza, assim como sua autenticidade e singularidade.

Somente dois sabores são considerados como pizza napolitana (não, napolitana não é um sabor de pizza – ao menos na Itália!):

  • Margherita – molho de tomate, azeite de oliva, mozzarella (a original italiana é feita com leite de búfala), queijo parmesão ralado e manjericão fresco;
  • Marinara –  molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
Pizza marinara
Pizza marinara. Fonte: AVPN

Onde comer pizza em Nápoles?

Após muita pesquisa, cheguei em duas opções, as mais citadas nos blogs:

Antica Pizzeria Port’Alba

É a pizzaria mais antiga do mundo da qual se tem registro, datada de 1738. Na época funcionava como um quiosque, vendendo pizza aos transeuntes. Foi apenas em 1830 que o local foi estabelecido como um restaurante.

A Antica Pizzeria Port’Alba é membro da Associazione Verace Pizza Napoletana!

L’Antica Pizzeria da Michele

Essa pizzaria é muito citada simplesmente pelo fato dela ter aparecido no filme Comer, Rezar e Amar.

Mas não vamos fazer pouco caso da pizzaria só por ter sido cenário de filme, já que ela existe desde 1906. A receita utilizada está na família desde 1870. Apesar de não ser membro da AVPN, a L’Antica Pizzeria da Michele tem no cardápio somente as duas pizzas típicas de Nápoles!

Nossa experiência com a pizza de Nápoles

Nosso destino não era Nápoles. Na verdade, nós fizemos um bate e volta a partir de Roma para Pompeia, com baldeação na cidade. Então por que não unir o útil ao agradável?

O plano era passar o dia todo em Pompeia e no Vesúvio (siiiim, nós subimos o causador da discórdia!), voltarmos no fim da tarde/começo da noite para termos tempo suficiente de provar a famosa pizza de Nápoles.

Para nosso desespero, o nosso trem atrasou mais de meia hora (é algo comum por lá isso acontecer – Itália tem um quê de Brasil em muitos aspectos) e chegamos em Nápoles com apenas 40 minutos antes da partida do nosso trem para Roma.

De forma alguma teríamos tempo de ir até uma das duas pizzarias acima citadas, considerando que teríamos que caminhar uns 10 minutos para ir e mais 10 para voltar, além da fila enorme que tem nesses dois estabelecimentos.

Bateu o desespero. O que fazer? Ficar sem experimentar a pizza de Nápoles? Essa não era uma opção!

No caminho fui pesquisando no TripAdvisor opções de onde comer pizza ao lado da estação. E foi aí que apareceu o restaurante I sapori di Parthenope, localizado a apenas 210 metros da Napoli Centrale e com bons reviews sobre a pizza!

I sapori di Parthenope - Pizza em Nápoles

O Tripadvisor é um dos meus apps queridinhos para antes e durante minhas viagens

Pizza a jato no I sapori di Parthenope

Chegamos no restaurante e explicamos para a garçonete a situação, que queríamos experimentar a pizza de Nápoles, mas tínhamos pouco tempo, se era possível fazer rápido e ela disse: “Non preoccuparti!”.

Sério, em cerca de 5 minutos a pizza estava na nossa mesa! E que pizza, meo deos!

A pizza de Nápoles é muito diferente da que estamos acostumados, com coberturas super generosas para serem compartilhadas. A pizza napolitana é caracterizada pela massa fininha, macia, crocante, bem elástica, com bordas estufadas e recheio leve em porção individual, apesar de ser quase do tamanho da nossa pizza!

Confesso que não tinha grandes expectativas, pois, na minha opinião, a melhor pizza é a paulistana! Dos restaurantes mais tradicionais até a pizzaria da esquina, são boas demais!

Então toma um tapa na cara da pizza de Nápoles, Barbara! É diferente? Muito. É boa? Maravilhosa!!! O simples pode ser incrível se os ingredientes utilizados forem de primeira.

Pizza de Nápoles
Dividimos uma. Que arrependimento…!

Gente, o que era aquela massa! Centro fininho e crocante, mas ao mesmo tempo com borda macia e elástica. Não tem como explicar o que é aquilo. Tem que provar! Mas o que me conquistou mesmo foi o molho. Credo, que delícia! Comeria de colher!

O arrependimento? Ter pedido só uma! A gente deveria ter pedido mais umas duas para levar e comido durante a viagem de volta à Roma.

Saímos correndo da pizzaria, não sem antes deixar uma boa gorjeta e milhões de “grazie mille” para a garçonete que nos permitiu ter uma experiência bárbara com a famosa pizza de Nápoles!

Veredito

Vale demais a pena experimentar a pizza de Nápoles!

É melhor que a Paulistana? É diferente! Tá empatado!! E ai de você se colocar ketchup ou maionese em qualquer uma das duas!!!

Pizza de Nápoles

Uhum, que fome!

Veja estes outros textos do blog que vão te deixar com água na boca!

E essas receitas bárbaras!

Comidas típicas

Cuidado para não babar demais com essas dicas das meninas do grupo “Viagens por Escrito” sobre comidas típicas desse mundão:

4 Comentários

  • Jenifer Carpani

    Que delíciiiiiaaaa. Morando aqui na Itália e ainda não fui para Nápoles, aaaai que absurdo! Em breve quito essa dívida e como a verdadeira pizza napolitana! Se der, ainda vou nos três restaurantes indicados, que é para pagar com juros essa blasfêmia hahaha! Dizem que qualquer lugar que você comer em Nápoles é certeza de uma boa comida. Não vejo a hora de conhecer!

  • Elizabeth

    Nossa, eu comi na Pizzaria Michele inspirada pelo filme “comer, rezar e amar” e amei a pizza!
    As outras que você indicou já salvei aqui na minha próxima viagem a Nápoles!
    Amo pizza! 🥰🥰🥰
    Beijinhos

  • Mari Vetrone

    Bárbara do céu!!! To morrendo com essas fotos de pizza hahaha! Amo muito essa maravilha da cozinha Napolitana, vale realmente a pena essa experiência de comer “direto da fonte”. A minha pizzaria favorita em Napoli foi a Trianon, que fica ao lado da famosa Da Michele. Era mais vazia e a pizza ainda melhor, mais caseira! Mas amei suas dicas, vou experimentar da próxima vez! Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: