A charmosa Praia do Jabaquara em Ilhabela

A Praia do Jabaquara é uma das minhas praias preferidas em Ilhabela. Imagina aí: uma faixa de areia clara, um mar cristalino, emoldurada pela mata atlântica e dois riachos que desaguam no mar, um deles formando uma lagoa de água doce. E aí, gostou?!

Praia do Jabaquara em Ilhabela

Localizada a cerca de 20 km ao norte da balsa, são 500 metros de faixa de areia, mar em tons de azul e verde em uma área ainda bastante preservada da Ilha. Inegavelmente, uma excelente opção para quem busca algo longe da civilização, porém facilmente acessível.

Como chegar na Praia do Jabaquara?

São duas formas:

Por terra

Siga até o final do asfalto, sentido norte. Um pouco depois da praia da Armação o caminho será de terra, mas em estado que permite a passagem de veículos comuns e baixos.  São cerca de 8km em estrada de terra.

Estrada para a praia do Jabaquara em Ilhabela
A estrada tava boa dessa vez!

Talvez em época de chuvas, quando fica um pouco mais esburacado, pode ser que requeira um pouco mais de cuidado, mas dá para chegar!

O mais legal desse caminho é que quando você está quase chegando há um mirante no alto do morro de onde é possível ver toda a praia. É de fazer os olhos brilharem!

Você pode deixar o carro no estacionamento (R$30,00 em janeiro/2021), já com o pé na areia, ou deixar o carro na estrada, mais para cima, e descer a pé para a praia. Esta é a opção dos mãos de vaca como eu!

Ah! O transporte público não chega até lá.

Por mar

Geralmente as agências vendem passeios de escuna ou barco, incluindo também paradas na Praia da Fome e do Poço.

Praia isolada, mas nem tanto!

A Praia do Jabaquara em Ilhabela fica relativamente isolada, mas hoje em dia conta com bastante infraestrutura. Além de estacionamento, há quiosques e restaurantes com banheiros e ducha de água doce.

Dá para passar o dia inteiro por lá. Isso se você aguentar os borrachudos!

Praia do Jabaquara em Ilhabela
Pareço plena, mas estava sendo atacada pelos borrachudos!

Ainda, se quiser se hospedar na região, há poucas opções na estrada de terra que leva à Praia do Jabaquara, mas não nos seus arredores.

Lógico que essa infra em um lugar isolado tem seu preço. Considere levar um lanchinho e água para enganar a fome e deixe para comer quando voltar ao centro.

Alguns cuidados ao frequentar a Praia do Jabaquara em Ilhabela

Por consequência dos dois riachos que a delimitam, essa é uma das praias com a maior quantidade de borrachudos por metro quadrado da ilha! Acho que só perde para a Praia do Gato.

Lagoa da praia do Jabaquara em Ilhabela

Eventualmente, chega um momento em que eles te vencem e você desiste de continuar por ali. Nas duas vezes que fomos, aguentamos até o momento que nosso repelente acabou! É provável que com o repelente da ilha (aquele oleoso à base de citronela) seja possível curtir mais tempo!

Apesar do mar ser relativamente tranquilo, por estar voltada para o continente, é uma praia de tombo. Então se você não souber nadar, não se aventure muito além de 1 metro da borda. Além disso, pode ter correnteza.

Na alta temporada e feriados a praia pode ficar desagradavelmente cheia. Além disso, é bem possível que haja transito na ida e/ou na volta, já que só tem uma via de acesso. Portanto, se der, evite essas datas.

Praia do Jabaquara em Ilhabela

Mas se não tiver jeito, melhor chegar cedinho e sair antes da galera. Ah, a estrada é sinuosa e as curvas podem ser traiçoeiras com fluxo contrário. Vá devagar.

O que fazer na Praia do Jabaquara?

Em contraste com a Praia de Castelhanos, a Praia do Jabaquara, também em Ilhabela, não possui tantos atrativos além da própria praia e lagoa.

Até tem aluguel de caiaque e prancha de stand up, mas só.

Praia do Jabaquara em Ilhabela
Ali no canto da foto dá para ver os caiaques

Entretanto, na última vez que fomos, vimos uma placa indicativa da trilha para a Praia da Fome. São 5-6km de trilha a pé.

Li alguns relativos de que a trilha em si não é muito difícil. No entanto, alguns pontos dela não estão muito bem demarcados, então seria melhor ir com um guia para não ter erro. Quem sabe na próxima a gente faz essa!

A gente não pode ver uma trilha que já quer fazer!

Se você também gosta, não deixe de ler sobre a travessia Bonete-Castelhanos, Pico do Baepi, cachoeiras imperdíveis em Ilhabela e sobre a Pedra do Jair em Sapucaí Mirim!

E aí, ficou com vontade de conhecer a charmosa Praia do Jabaquara em Ilhabela?

Ecoturismo

Veja esses outros destinos sugeridos pelas meninas do grupo “Viagens por Escrito”, sobretudo se você adora contato com a natureza:

7 Comentários

  • Mari Vetrone

    Que paraíso, Bá! A Ilha Bela tem mesmo muitas maravilhas pra serem descobertas! Essa praia do Jabaquara não conhecia, quero muito ir! Vou guardar suas dicas pra usar em breve! 😉 Beijooo

  • Luciana

    Que lugar mágico!!! Não conhecia essa praia. Sempre ouço todo mundo falando da praia de Castelhanos, mas acho que a Praia do Jabaquara me ganhou!!!! Só não curti muito a história dos borrachudos!!!!

  • Daniela de Oliveira Marin

    Que ótimo Ba! Eu conheci essa praia no ano passado, pois sempre relutava por causa dos borrachudos… mas valeu muito a pena usar o citroilha ajudou demais e o visual compensa muito!

    • barbaracortat

      Olá Sara, a praia do Jabaquara é muito gostosa e com um visual lindo. Uma das minhas preferidas na ilha.
      Se não me engano, todas as praias de Ilhabela são pet friendly. Basta respeitar o espaço do próximo e sempre recolher as necessidades do seu bichinho!
      Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: