O que fazer na Namíbia – atrações imperdíveis!

Se conhecer a Namíbia nunca passou pela sua cabeça, repense isso! Foi uma das viagens mais incríveis que já fizemos até hoje! Se você ama contato com a natureza, são diversas as opções do que fazer na Namíbia, atrações imperdíveis que vão te deixar de queixo caído!

Nós fizemos uma road trip de 16 dias (ou quase, nossa viagem foi abruptamente interrompida no penúltimo dia), rodando mais de 4 mil quilômetros através de quase todo o país.

Aliás, na data de hoje, 29 de outubro, completam 2 anos do nosso acidente. Se quiser saber o que aconteceu, leia “Desdobramentos do nosso acidente na Namíbia”, onde descrevo direitinho o antes, durante e depois do dia que renascemos.

Há muito o que fazer na Namíbia, mas algumas atrações considero como realmente imperdíveis. Assim, se você não tem tanto tempo disponível como nós, considere as que estão listadas no fim deste texto como aquelas que não podem faltar no seu roteiro pelo país.

Okonjima Nature Reserve

O Okonjima Nature Reserve é uma reserva privada onde o Africat Foundation está baseado.

O Africat é uma organização sem fins lucrativos que visa a pesquisa e conservação de espécies raras e em risco de extinção na Namíbia, como leopardos, cheetas e a hiena marrom.

Boa parte do dinheiro arrecadado na reserva é utilizado para financiar esse projeto. Muitos dos animais que ali estão estavam feridos ou foram resgatados de outras propriedades particulares antes que fossem mortos por caçadores.

Muitos animais não conseguem ser soltos novamente na natureza, mas nem por isso a fundação os explora de forma negativa. Durante os safaris não há nenhuma interação além do observar. O turismo é bastante consciente, buscando ao máximo o bem-estar do animal e sua reintegração ao seu habitat natural.

Não patrocine locais que estimulem a interação, contato com animais selvagens. Os que está por trás é muito cruel. Leia mais em “Turismo animal: experiência ou exploração?

Dentre outras atividades o hóspede ou visitante pode fazer trilha para um mirante no alto da montanha e curtir a piscina do camping!

Swakopmund e Walvis Bay

Apesar das duas cidades estarem localizadas na região litorânea, o deserto segue bastante presente. Não pelas temperaturas e nem pela umidade, essas são bem agradáveis, mas pelas grandes dunas que brigam por espaço com o mar.

No litoral você poderá ver outros animais, como lobos marinhos, golfinhos e muitas aves. Entretanto, não pense que vai dar praia. O vento é constante e frio e a água é gelada. Um alívio após dias no meio do deserto quente e seco!

Em contraste com o restante do país, excetuando a capital Windhoek, Swakopmund e Walvis Bay têm bastante infraestrutura, com muitas opções de hospedagem, restaurantes e passeios de aventura, como 4×4 por Sandwich Harbor, sandboarding, quadriciclo no deserto e passeios de barco ou caiaque no mar.

Ademais, daqui também saem passeios para a Skeleton Coast, região costeira que se estende até a fronteira com a Angola.

Ela recebeu esse nome devido à quantidade de navios naufragados e animais mortos encalhados que podem ser avistados, face ao intenso nevoeiro, mar agitado, correntes imprevisíveis e aos fortes ventos. Além disso, navegadores que conseguem chegar na terra não sobrevivem ao ambiente extremamente inóspito do noroeste da Namíbia.

Foi nessa região que comemos a melhor lula da nossa vida, fizemos passeio de quadriciclo nas dunas e atolamos nas areias da península que nos leva ao Pelican Point.

Mas a lula da África do Sul não fica muito atrás não! Tivemos excelentes experiências gastronômicas por lá ao longo da nossa road trip de 17 dias.

Fish River Canyon

O Fish River Canyon localiza-se no sul da Namíbia, bem perto da fronteira com a África do Sul, e é um dos maiores cânions do mundo, com 161 km de extensão, 27 km de largura e 550 metros de profundidade.

Um dos grandes atrativos é o Hell’s Bend, onde está a curva mais famosa do cânion. Além disso, há outros viewpoints que podem ser explorados de carro, de preferência 4×4. Há também trilhas até a base do cânion e um trekking de 5 dias que devem ser obrigatoriamente feitos com guia.

Na região você pode também visitar o Ai-Ais Hot Springs para curtir uma piscina com água quentinha após fazer uma trilha pelo leito do rio, pois aqui já estamos ao nível do rio.

Quando fomos, a Namíbia estava passando por uma seca forte, o rio fish estava quase que completamente seco.

Leito do Rio Fish sequinho 🙁

Waterberg Plateau National Park

São poucas as pessoas que incluem esse parque em seu roteiro pela Namíbia. Não sabem o que estão perdendo!

O Waterberg Plateau National Park está localizado entre dois desertos e é uma das poucas áreas verdes da Namíbia. É constituído por uma cadeia montanhosa que forma um grande platô com cerca de 200 m de altura. O local lembra bastante a vizinha Table Mountain.

A região tem uma flora e fauna riquíssima, incluindo os rinocerontes negros, espécie em risco de extinção. Dentre as atividades estão trilhas a pé ou de carro. No entanto, não é permitida circulação de carros particulares, somente do parque.

Dentre as trilhas que fizemos, subimos o platô e curtimos o pôr do sol lá do alto.

Ah! Cuidado com os babuínos. Foi aqui que sofremos uma tentativa e um roubo consumado!!! Saiba mais em “Namíbia, campeã mundial do perrengue”!

Luderitz e Kolmanskop

A cidade de Luderitz teve seu auge na primeira metade do século XX, com a exploração de diamantes na região. Cidade litorânea com influência germânica, aqui encontramos a maior colônia de pinguins da África, na Halifax Island. Se você der sorte (não foi nosso caso) você consegue vê-los juntos com vários flamingos.

A cidade é bem fria, então não esqueça seu casaco. Além de passeios de barco, você pode ir de 4×4 até o Diaz Point, onde Bartolomeu Dias desembarcou durante a viagem que o tornou o primeiro europeu a ir além do Cabo da Boa Esperança.

Pôr do sol no Diaz Point

Mas o que você não pode deixar de fazem quando em Luderitz é conhecer a mais famosa cidade fantasma da Namíbia: Kolmanskop. O vilarejo foi construído por alemães no início do século XX e abandonado na década de 50. As construções eram de alto luxo e já foi uma das cidades mais ricas do país.

No entanto, hoje em dia, o vilarejo em ruínas está sendo engolido pelo deserto e rende fotos maravilhosas.

Atrações imperdíveis na Namíbia – Etosha National Park

O Etosha National Park é, inegavelmente, uma das atrações imperdíveis na Namíbia. São mais de 22 mil km2, onde circula livremente uma variedade enorme de animais da savana africana.

E esse bebê mamando? Nem surtei!

É possível se hospedar em diversos pontos do parque, seja em lodges ou campings. Além disso, são oferecidas diversas modalidades de safari, além do self drive, durante o qual você pode circular com seu carro pelo parque sem necessitar de guia, bastando respeitar os horários de abertura e fechamento.

Nossa experiência de self drive na Namíbia foi bem diferente da que tivemos na África do Sul. Na Namíbia pegamos tempo seco, então vimos muitos animais em torno das poças d’agua.

Mal entramos no parque e pá!

Conto um pouco da nossa experiência de safari na África do Sul em:

Os 10 mais da África do Sul

Glamping x Camping – Experiências na África e no Brasil – aliás, nesse texto falo brevemente sobre a nossa experiência acampando na Namíbia.

Contudo, seguimos em busca do Leopardo, o único dos big five (os animais mais difíceis de serem caçados – rinoceronte, elefante, leão, búfalo e leopardo) que ainda não vimos em seu habitat natural.

Atrações imperdíveis na Namíbia – Damaraland

Há muito o que se fazer na região de Damaraland, incluindo Spitzkoppe, um dos lugares mais lindos da Namíbia.

A região está localizada entre o litoral e o Etosha, no meio do deserto, onde grandes montanhas rochosas se destacam na paisagem. Sem dúvida essa região é um prato cheio para quem curte trilhar, escalar e morrer de amores pelos nasceres e pores do sol que estão entre os mais lindos que já vi!

Em Damaraland encontramos a montanha mais alta da Namíbia, a Brandberg Mountain, com 2573 metros de altura. Lá está uma das pinturas rupestres do povo indígena Bushman mais conhecidas da Namíbia, a White Lady. Os desenhos datam de 1000 a 6000 anos atrás.

A caminho da Brandberg Mountain (ao fundo)

Já Twyfelfountein, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um sítio histórico repleto de desenhos rupestres e petroglifos milenares.

Muitos desenhos rupestres em Twyfelfountein

A visita a estes dois sítios deve ser acompanhada de um guia. Em ambos os casos, os guias aguardam na entrada e se revezam entre os turistas. Não há necessidade de reserva.

Mas dentre as atrações imperdíveis está Spitzkoppe, um conjunto de formações maravilhosas em granito, dentre elas um pão de açúcar. Eu falo com muito mais detalhes desse local em “Spitzkoppe: uma inspiração para dias especiais”.

Atrações imperdíveis da Namíbia – Sossusvlei

Você pode até nem saber onde é a Namíbia, mas tenho certeza que já viu a imagem do Deadvlei em algum lugar. Sem dúvida esse lugar tem que estar em qualquer lista do que fazer e de atrações imperdíveis na Namíbia.

A região do Sossusvlei é simplesmente um dos lugares mais lindos que já estive na vida. O contraste de cores das dunas cor de laranja e o céu extremamente azul é, surpreendentemente, de fazer a gente esquecer que estamos embaixo de um sol escaldante e enfrentando temperaturas acima dos 45°C.

Sossusvlei está localizado dentro do Namib Naukluft National Park. O parque é a maior área de conservação do país, compreendendo grande parte do Deserto da Namíbia, o mais antigo do mundo, e da cadeia de montanhas de Naukluft. Lá encontramos umas das maiores dunas do mundo, que chegam aos 400 metros de altura.

Dentre as atividades, estão:

  • Ver a nascer do sol do alto da Duna 45 (45 por estar a 45 km da entrada do parque, mas ela tem 85 metros de altura).
  • Deadvlei – o local mais fotografado da Namíbia. O contraste se dá pelo solo de argila na cor bege, as dunas laranjas e o céu azul, emoldurando diversas árvores petrificadas há cerca de 900 anos, uma vez que houve desvio repentino do curso do rio que por ali passava, pelas altas temperaturas e a baixíssima umidade.
  • Subir a Big Daddy, uma duna com 325 metros de altura.
Vista do Deadvlei do alto da Big Daddy
  • Ver o pôr do sol da Duna Elim ou do Sesriem Canyon.

Em síntese: Já posso voltar??? 🙂

Atrações imperdíveis

Por fim, dê uma olhada nestas outras atrações imperdíveis para incluir nos seus roteiros de viagem:

20 Comentários

  • Sy

    Que viagem incrível , todas as atrações imperdíveis que você citou em Namíbia são maravilhosas, dentro todas eu não perderia o pôr do sol, pois é minha paixão!

  • Lulu Freitas

    Lindo o seu post sobr o que fazer na Namíbia. As fotos estão maravilhosas!!!! Esse é um destino que nunca tinha pensado em conhecer, mas depois ler o seu relato já o incluí na minha lista.

  • Cintia Grininger

    Que lugar incrível, Barbara! Engraçado que quando ouvimos falar de parques nacionais na África e esse tipo de turismo que vc descreveu, sempre se pensa em África do Sul – fiquei fascinada em saber como a Namíbia é linda através das atrações que vc descreveu. Imagino que foi uma viagem inesquecível!

  • Helen Pusch

    Realmente, eu nunca tinha pensado em ir para a Namíbia e agora, depois do teu post sobre as atrações imperdíveis, quero ir!
    Quantos lugares lindos!

  • Tainá

    Uau, estou absolutamente fascinada por essas dicas. A Namíbia é um dos países que estão no topo da minha lista que preciso conhecer. Como sou apaixonada por fotografia, tenho certeza de que é um desses destinos que tiram o fôlego a todo momento. Seu post está super completo, muito obrigada por isso.

  • Luana

    Talvez muita gente nem pense em conhecer a Namíbia, como você falouy no começo. Mas eu sonho em conhecer essa região e explorar cada atração imperdível citada aqui no texto. Seu post vai me ajudar demais a montar um roteiro, não terei mais dúvida nenhuma sobre o que fazer na Namíbia. Parabéns!

  • GISELE+PROSDOCIMI

    Amei suas dicas do que fazer na Namibia e suas atrações imperdíveis, pelas fotos foram imperdiveis mesmo, pois estão incríveis.
    Um destino tão exótico deve ser mesmo fascinante, parabéns por mais esta aventura bárbara!

  • Marjorie

    Sou doida pra conhecer a Namíbia! Sempre achei incrível o Deadvlei, parece uma pintura. Mas agora lendo o seu post e conhecendo mais atrações do país, fiquei com mais vontade ainda!

  • Moisés Batista

    Namibia é um lugar que sempre está nos meus planos. E agora sabendo o que fazer em Namibia e conhecendo todas essas atrações imperdiveis a vontade aumentou. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: