Bolívia

Road Trip pela Bolívia – Roteiro de 4 dias – Dias 3 e 4

Terceiro Dia

Chegou o dia tão esperado!!! Finalmente iríamos colocar nossos pezinhos no Salar!!! Acordamos cedinho e estava muuuuito frio, temperatura abaixo de zero, eu tava com muito sono e ainda bastante angustiada com o ocorrido do dia anterior. Carregamos nosso carro e na madrugada rumamos ao salar.

A planície do Salar de Uyuni mede cerca de 12 mil km² e foi formada em um lento processo, pela evaporação da água de lagos que existiam na região. A maior parte do ano o Salar fica todo seco, e podemos ver as formas geométricas de sal, porém, no período chuvoso (verão – dezembro a março), você pode ter a sorte de encontrá-lo alagado formando um enorme espelho d’água. Sério, preciso muito voltar para ver isso!!!

Outra curiosidade, foi aqui que foram filmadas as cenas finais do Star Wars – Os Últimos Jedi!! Imagina se não ficamos ainda mais bobos no cinema!!!

Ficamos um bom tempo dirigindo sobre o Salar até que o Yony decidiu parar para assistirmos o nascer do sol. Temos poucas fotos não só pq o yu ficou brincando de bater recorde de distância de voo de drone no salar, já que ali seria facinho encontra-lo caso a bateria acabasse (Deu 10 km ida e volta!), mas também porque eu queria apreciar aquele momento incrível e indescritível e tentar colocar na minha cabeça que dinheiro a gente ganhava depois, mas aquele momento era único (Primeira crise do dia).

Roteiro de 4 dias na Bolívia - Salar de UyuniRoteiro de 4 dias na Bolívia - Salar de UyuniRoteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni
Yu concentrado no drone e não no nascer do sol…

Como viajamos no fim da primavera, o Salar estava seco. Cercado de sal, você perde a noção de espaço e tamanho. Enormes montanhas ao fundo parecem pequenas e próximas, mas estão há uns 200 km de distância.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de UyuniRoteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni

Road Trip - Roteiro de 4 dias na Bolívia - Salar de Uyuni
Uhu! Estamos no Salar!!!

Ficamos ao menos uma hora por lá, quando partimos para a Isla Incahuasi, uma ilha de cactos no meio do deserto de sal. A ilha ainda possui resquícios de corais, corroborando que ali já houve lagos. A entrada custa Bs30 e é possível fazer uma trilha até o topo e ter uma vista de 360° do Salar. Aquela vista sem fim! Mas ao longo da trilha tive minha segunda crise de choro…

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Isla Incahuasi. Road Trip
DCIM100GOPROGOPR7566.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Isla Incahuasi. Road TripRoteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Isla Incahuasi. Road Trip

Em crise.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Isla Incahuasi. Road Trip

Aqui, aproveite para ir ao banheiro!

Enquanto a gente passeava pela ilha, o Yony preparou nosso café da manhã.

Devidamente alimentados, fomos para um outro ponto do Salar para tirar as famosas fotos em perspectiva. Nesse horário o sol tava de rachar, refletindo loucamente no chão o que nos causou belíssimas queimaduras. Eu tava tão desorientada com o ocorrido, que esqueci de passar protetor solar, coisa que mais li para não deixar de fazer…

Eu queria ter ficado mais tempo lá brincando, mas o nosso grupo, com média de 10 anos mais novos que a gente, tava num desânimo total e queriam ir embora… Fomos voto vencidos, mas deu para se divertir um pouco. Depois falam que velho que é sem pique…

De lá seguimos para um antigo hotel abandonado, onde há bandeiras de diversos países, e ao monumento em homenagem ao Rally Dakar.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Road Trip.
Bandeiras
Hotel abandonado
O monumento

Já na borda do Salar com a cidade de Uyuni, paramos no povoado de Colchani, onde podemos comer e comprar souvenirs. Nessa hora tive minha terceira crise de choro, a pior do dia, eu tinha me planejado para comprar todas as lembrancinhas nesse local (tinha lido que era o mais barato). Até dei uma volta para ver o que tinha, mas o desânimo me venceu neste momento.

Depois disso, acho que liberei toda a frustação que eu tava, mas já era tarde. Fui idiota e acabei não curtindo ao máximo aquele dia. Mesmo assim, poderia ter sido bem pior se não fosse pela ajuda das pessoas e da terapia. Ficou o aprendizado!

De lá seguimos para o cemitério de trens, já na cidade de Uyuni, onde há diversos trens abandonados e oxidados pela ação do tempo e do sal. O lugar é bem interessante, nos faz pensar nos desperdícios… mas foi ali que percebi como a Bolívia é um país sofrido apesar de tantas belezas naturais. Como tinha lixo naquele lugar, como a cidade de Uyuni era pobre, mesmo com o turismo tão presente.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Road Trip.img_5037Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Road Trip.Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Road Trip.

Enquanto a gente passeava, o Yony preparou nosso almoço numa casinha e tivemos nossa última refeição em grupo. Foi um momento bem gosto e quente (tava um forno dentro daquela casinha!).

Fomos então para a sede da agência do Yony e ali nos despedimos de 3 do nosso grupo, que seguiriam viagem pela Bolívia. Nós dois e mais a italiana, ficamos no aguardo do motorista que nos levaria de volta para SPA.

A gente aproveitou o tempo livre para irmos na delegacia fazer BO e de repente descobrir depois se tínhamos algum seguro que cobrisse isso, mas não era nosso dia de sorte. Primeiro fomos na delegacia errada, mas os policiais nos levaram de viatura até a delegacia certa. Chegando lá, esperamos muito tempo, a ponto de quase desistirmos pois estava dando a hora de voltar, mas conseguimos fazer o BO. Mas o cara terminou de redigir, foi imprimir e acabou a luz… meeeeeu como assim!!! A gente teve que ir embora sem o BO. Voltamos para agência e comentamos com o pessoal o que havia acontecido e nosso novo motorista topou voltar na delegacia para tentarmos fazer o BO de novo. Esperamos pelo menos meia hora e a luz não havia voltado… paciência, não dava mais para esperar. Mas agradecemos nossa colega e ao motorista por terem topado esperar.

Quarto dia

Bom, a viagem de volta teve somente uma parada na primeira hospedagem da ida, desta vez em condições melhores como expliquei anteriormente, onde jantamos e no dia seguinte saímos cedinho para continuar viagem.

Paramos na Reserva para tomar café da manhã e dar a saída. O Yony já havia explicado a situação ao novo motorista e encontraram nossa entrada no livro de registro, então não tivemos que pagar novamente a entrada!!!!

Nosso motorista nos deixou na fronteira, demos saída da Bolívia e encontramos com o novo grupo que iria fazer o passeio com ele. Era um grupo de portugueses para quem contamos nossa história e trocamos contato, eles nos disseram que tentariam encontrar nossa carteira. Não encontraram, mas foi um papo engraçado, pois a gente não entendia nada do que eles falavam (sério, português de Portugal é grego!!!).

Pegamos nossa carona de volta para SPA e chegamos por volta de 13h no centro.

Ah, mas essa história não acabou! Mais ou menos um mês depois da viagem, do nada, uma brasileira comenta em um post público do Yu no Facebook algo assim: “Oi, precisamos falar com você, encontramos sua carteira”. Quase infartamos. Resumo da história: Um casal do sul encontrou nossa carteira um mês depois quando pararam na estrada em um local bonito com umas lhamas… lembram quando fomos correr atrás de emas? Então…

As bundinhas causadoras dos problemas!!!

Coincidentemente, eles estavam vindo por São Paulo e nos trouxeram a carteira com tudo dentro, o dinheiro, os ingressos, os cartões, a carteira de motorista……foram nossos anjos da guarda! Infelizmente não os encontramos pessoalmente, e agora eles moram no Canadá, mas um dia os agradeceremos em pessoa!

Essa viagem só nos fez acreditar e ter fé novamente no ser humano!!

Considerações Finais

Agência – Tirando o fato deles não terem nos avisado sobre o atraso na ida, o restante foi ótimo. Superou nossas expectativas.

Passeio – OBRIGATÓRIO. Eu pensava só no Salar, mas o caminho até lá é tão lindo quanto ele. Vale demais a pena.

Dá para fazer por conta? Não tem trilha, então se perder e atolar é fácil. Todas as agências sempre fazem o passeio em ao menos 2 carros, exatamente para ter ajuda em casos de imprevistos. Tem que ser com alguém que tenha experiência.

A temperatura oscila entre mais de 30°C e abaixo de zero.

Roteiro de 4 dias na Bolívia. Salar de Uyuni. Road Trip.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *