Road trip pelo Altiplano Boliviano
O primeiro dia pelo Altiplano boliviano já havia sido incrível. Acordamos empolgados pelo que o segundo dia nos reservava. E posso dizer, foi intenso!
Reabastecemos as coisinhas da mochilinha, tomamos café da manhã, carregamos o carro e partimos para mais Bolívia!
Saiba como organizamos nosso tour em grupo do Atacama ao Salar de Uyuni.
Deserto de Siloli
A primeira parada do dia foi no Deserto de Siloli, onde há diversas formações rochosas esculpidas pelo vento. Dentre elas tem a taça da copa do mundo e a Árvore de Pedra, infelizmente esta última não vimos.
Diversas formas!
Deserto de Siloli
Laguna Negra
Nossa road trip pelo altiplano boliviano seguiu passando por algumas lagunas e bofedales.
Dentre elas estava a Laguna Negra, uma belíssima laguna entre as rochas que para acessá-la é necessário fazer uma pequena trilha. Pelo caminho encontramos diversas llamas e viscachas!!!
Bichinhos pelo caminho!
Trilha em meio ao bofedal
Cânion Anaconda
A última parada antes do almoço foi no Cânion Anaconda cujo nome, bem sugestivo, se refere ao leito serpenteado do rio!
Em algum lugar do Altiplano boliviano!
Paramos em um pequeno povoado para almoçar e seguimos viagem. A paisagem era entre montanhas, verdinha, tinham várias llamas. Lindo!
Até que avistamos algumas emas. O Yony comentou que uma delas tava com bebezinhos. Ele perguntou se a gente não queria vê-los mais de perto. É lógico que sim!!!!
Largamos (talvez até demais…) nossas coisas no carro e fomos correr atrás dos bebês. Tão fofos!!!!
Ta aí mais um mau exemplo meu. Hoje penso: será que tê-los pegado na mão nos os machucou, não os fez serem rejeitados pela mãe? Com certeza os deixamos aterrorizados. As outras consequências nunca saberemos.
Na hora isso nem me passou pela cabeça, mas não podemos agir dessa forma, ser tão impulsivos. Temos que ser muito conscientes quando a diversão envolver qualquer animal.
Parada no meio do altiplano boliviano para socializar!
Voltamos felizes e contentes para o carro e seguimos viagem até uma região próxima a uma linha de trem desativada, onde havia uma lojinha que vendia cervejas. Vários grupos costumam parar ali para socializar.
Fomos escolher uma cervejinha para a gente, quando nos tocamos que nossa carteira com todo nosso dinheiro, cartões, entradas da reserva e habilitação do Yu havia sumido.
Quer saber o que aconteceu? Teve perrengue mais que bárbaro na Bolívia! Mas o final foi surpreendente!
Esta era a última parada do dia. Nossa hospedagem naquela noite foi em um hotel em sal, até os móveis eram feitos de sal.
Desta vez tínhamos quarto privativo e banheiro privativo, somente o banho com água quente era em banheiro compartilhado, pago a parte.
Infelizmente o perrengue do dia não me permitiu curtir o jantar com nosso grupo naquela noite. Tomei meu único banho da viagem, não jantei, me entupi de dramin e fui dormir.
Mas eu tomei banho no Atacama, por onde passamos antes e depois desses dias na Bolívia!
Quem sabe o dia seguinte me animava. Por volta das 4h estávamos em pé para irmos assistir ao nascer do sol no Salar de Uyuni!!!
4 Comentários
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Pedro Schneider
Olá,
Gostaria de uma opinião sua sobre o veículo. Tenho um Renegade 2022 4×4 a gasolina, vc acha que ele aguenta se aventurar pelas estradas de chão da Bolivia ou tem que ser uma pickup 4×4?
barbaracortat
Olá, Pedro, tudo bem?
Seu renegade seria com motor T270 flex (fabricado no Brasil)? Se sim, dá conta do recado tranquilo. Se for algum modelo vendido em outro país eu teria que saber mais sobre ele. Se seu carro for a versão Trailhawk é mais tranquilo ainda, mas as outras versões se saem muito bem também. Não passamos na Bolívia por nenhuma estrada muito complexa. Vale a pena ter um compressor portátil pra poder baixar a pressão um pouco (até umas 28 libras no mínimo) dos pneus nos trechos muito arenosos, especialmente se não estiver em comboio. Se estiver indo sozinho, evite os obstáculos mais complexos, não é legal ficar preso sem ter ninguém pra ajudar. O sistema do 4×4 do renegade é bem inteligente e não precisa de muita habilidade pra usar. Coloque no modo sand nos lugares arenosos, mantenha a velocidade constante. Se o seu tiver modo rock, use para quando o carro ficar com rodas no ar (em X) e não tenha medo de acelerar se começar a patinar. Se tiver mais dúvidas, entre na comunidade do Facebook, tem muita gente por lá disposta a ajudar: https://m.facebook.com/groups/jr4x4br/?ref=share&mibextid=KtfwRi
Boa viagem!