É/está seguro viajar para o Equador?

Não tenho dúvidas que após tudo que aconteceu no Equador este ano você não tenha se perguntado se é/está seguro viajar para lá. Eu também me fiz essa pergunta.

Quando tudo estourou em janeiro, confesso que fiquei bem preocupada, tive vontade de cancelar a viagem, mas depois de ver como o governo estava lidando com a situação, segui com a viagem, contudo alterando meus planos iniciais.

Inicialmente ficaríamos por 9 dias em Galápagos e 9 dias no continente. Mas conversando com o Yu, ponderando o quanto sonhávamos com uma viagem para Galápagos e queríamos sair com aquela sensação que fizemos tudo que a gente queria numa primeira viagem, decidimos ficar mais tempo por lá.

Outras viagens que eram sonhos e viraram realidade

E olha, foi a melhor decisão que tomamos!

Não porque o continente não seja legal, pelo contrário, tem muita coisa legal para fazer. No entanto, voltar à Galápagos é mais difícil que voltar ao continente, considerando não só a logística de deslocamentos, mas também a questão financeira. Esse tópico será tema para um post exclusivo.

Assim, nesta viagem visitamos 3 regiões: Galápagos, Guayaquil e Cuenca, cortando Quito e os vulcões do roteiro inicial.

Guayaquil

Guayaquil acabou sendo o epicentro de toda a treta.

Para quem não lembra, em janeiro o Equador passou por uma das maiores crises de segurança da sua história recente. Houve um ataque violento a uma emissora de televisão em Guayaquil, sequestros de policiais, assassinatos, fugas de importantes líderes criminosos das prisões e invasões de grupos armados em universidades de todo o país.

Você se pergunta: por que você foi para Guayaquil, sua doida maluca? Por dois motivos: Primeiro, quando comprei as passagens, antes dos ataques, estava muito mais barato chegar no Equador via Guayaquil e segundo, todos os voos para Galápagos obrigatoriamente saem de lá. Ainda que você esteja em Quito, terá uma conexão ou escala em Guayaquil.

É seguro viajar para o Equador? Guayaquil

A sensação que eu tive em Guayaquil foi que antes dos ataques a cidade era mais viva, agitada e cheia de energia, como costumam ser grandes cidades litorâneas. Contudo me parece que pela mudança de comportamento da população local e também pela queda brusca do turismo, Guayaquil perdeu muito do seu brilho. Esperamos que temporariamente.

Pontos turísticos bem vazios, lojas e restaurantes fechados. Mas todos esses pontos muito bem policiados. Em nenhum momento me senti insegura por lá.

Claro que segui as recomendações dos locais e as precauções que já costumamos tomar em grandes cidades: Não se aventurar por lugares desconhecidos, especialmente à noite, não digirir de vidros abertos, não ficar de bobeira com itens de valor à mostra. Idealmente, evitar andar sozinho também.

Assim, é sim seguro viajar para Guayaquil, maior cidade do Equador, seguindo essas recomendações básicas.

Cuenca

Em Cuenca e entorno a sensação que tive é que absolutamente nada aconteceu por lá. Havia policiamento nas ruas, mas nada parecido com Guayaquil.

Nas noites de sexta e sábado as ruas estavam cheias, bares, restaurantes e baladas a todo vapor. Pode visitar essa região também sem medo!

É seguro viajar para o Equador? Cuenca

Galápagos

Gente, se em Cuenca a sensação era que nada tinha acontecido, em Galápagos realmente nada aconteceu.

Como as cidades lá são super pequenas, todos se conhecem, então se algo some ou acontece, todos ficam sabendo e rapidamente o problema é resolvido.

Seu maior receio por lá serão os lobos marinhos. Quando em terra eles são assustadores, especialmente os machos. Eles estão integrados em absolutamente todos os lugares, de praias a píeres, de calçadas a bancos de praça. Deixe suas coisas penduradas, porque se um lobo marinho decidir deitar nela, esqueça!!

É seguro viajar para o Equador? Galápagos

Vimos uma menina tentando recuperar sua máscara e snorkel em um píer em São Cristóval e não foi uma tarefa fácil, ainda mais que ela deu “sorte” de justamente o macho alfa, gigantesco e mal humorado, ter decidido se deitar sobre as coisas dela. Foi num momento de distração que ela conseguiu recuperar.

Ainda que nada os tenha atingido diretamente, os locais estão sofrendo muito com o decréscimo do turismo face ao que ocorreu no continente.

Então esse post serve de incentivo para isso também: está com receio de ir ao continente? Compreensível.  Mas para Galápagos pode ir sem medo de ser feliz. E cuidado: há grandes chances de você se apaixonar perdidamente!

Mas Barbara, eu quero ir para Quito e quero conhecer os famosos vulcões do Equador, lá é seguro viajar?

Conhecemos dois casais de brasileiros que viajaram na mesma época que a gente (até no encontramos em Galápagos sem combinar!!!), e a impressão deles foi muito parecida com a nossa nos outros pontos do continente. Alguns pontos mais policiados, outros parecendo que nada havia acontecido.

Mas calma, nem tudo são flores

Ouvimos de muitos locais para evitarmos o litoral, como a região de Montañita, uma praia muito conhecida, próxima a Guayaquil.

Por lá ainda estão tendo alguns ataques, inclusive a turistas. A grande maioria dos assassinatos são de pessoas relacionadas de alguma forma com o tráfico de droga. Mas vai que você esteja no lugar errado, na hora errada. Melhor não dar sorte ao azar.

É seguro viajar para o Equador?

Assim, evitando o litoral e colocando em prática cuidados básicos que já tomamos aqui no Brasil, como cuidar dos pertences, evitar ficar andando com o celular na mão, pode planejar uma viagem ao Equador sem medo.

Acredito que não precisamos ter receio de outros grandes ataques como aconteceu em janeiro. As forças armadas estão nas ruas, o policiamento está reforçado. Arrisco até mesmo dizer que viajar para o Equador, neste momento, é muito mais seguro que viajar para grandes cidades brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: