Receita de pão italiano caseiro
Se você não está numa dieta low carb com certeza deve ser louco por um pãozinho, principalmente aquele recém feito, quentinho e com aquele cheirinho maravilhoso. Se for pão italiano então…!
Durante essa quarentena, a quantidade de tempo livre aflorou o lado padeiro do Yu. Ganhei duplamente: pão fresquinho e 1 quilo…!
Veja outras receitas, dicas de refeições e de vinhos no instagram Receitas Bárbaras!
Pão traz felicidade!
Pão me remete a muitos momentos felizes da minha vida, sejam reuniões com amigos e família, sejam viagens, sejam experiências gastronômicas em restaurantes. Mas tem um tipo de pão que se destaca: o pão italiano.
Nada supera aquela casquinha crocante! Pão italiano com manteiga, ou com azeite e vinagre balsâmico, ou com caponata! Uhuuuum, tô com água na boca!
Pão italiano com sopa ou fondue também são excelentes ideias!
Uhum, e aquelas tábuas de frios, queijos e pães acompanhados de um bom vinho. Participe de degustações em vinícolas, como a que fizemos na Vinícola Castanho em Jundiaí, ou mesmo em lojas especializadas, como a que fizemos no Empório Húngaro, e deixe essa experiência ainda mais bárbara!
Após muitas tentativas e erros (ainda assim bem gostosos) o Yu conseguiu chegar na receita perfeita, aquela com casquinha bem crocante e muitos buracos no miolo.
Partiu receita bárbara (nesse caso a receita é do Yu, mas ele é bárbaro também!!) de pão italiano.
Receita de pão italiano sem sova
Ingredientes
- 3 ½ xícaras (chá) (cerca de 500g) de farinha de trigo
- ¼ de colher (chá) (cerca de 3g) de fermento biológico seco instantâneo
- 1 ¼ colher (chá) de sal
- 1 ½ xícara (chá) de água filtrada à temperatura ambiente
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada
- Farinha de trigo integral para polvilhar o pão
Modo de Preparo
Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha.
Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12h a no máximo 18 horas. Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura. Esse pão é sem sova.
Após a fermentação a massa terá crescido bastante, estará cheia de bolhas, molenga e grudenta. É assim mesmo!
Polvilhe a bancada com bastante farinha de trigo. Vire a tigela onde o pão estava fermentando raspando bem com uma espátula de silicone para retirar toda a massa.
Utilizando uma espátula (se tiver a de padeiro melhor), dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Com um movimento rápido, vire a massa, deixando as emendas para baixo e a modele até formar uma bola.
Forre uma tigela com um pano de prato limpo ou filme plástico e polvilhe com bastante farinha de trigo integral.
Transfira a massa para a tigela forrada, deixando a emenda para cima – dessa forma o pão fica com a parte lisinha para cima ao ser desvirado dentro da panela.
Opções para assar
Opção 1
Deixe o pão descansar por mais 30 minutos enquanto o forno aquece.
Coloque uma panela média com a tampa dentro do forno e pré-aqueça a 230°C (temperatura alta). Nós usamos uma panela de inox. Mas você pode usar também de ferro, pedra ou cerâmica, só não pode ter peças que derretam no forno.
Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral (ou, se preferir, unte a panela com azeite). Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos.
Opção 2 – para forno de convecção
Deixe a massa descansando 30 minutos na tigela e unte o fundo da panela com margarina. Após esse tempo, vire o pão dentro da panela fria e untada, faça cortes na superfície com uma gilete e coloque no forno, tampada. Ligue o forno a 230°C (temperatura alta) e marque 25 minutos após chegar na temperatura. Isso vai dar um pouco mais de tempo para o pão crescer antes das leveduras morrerem (Usamos sempre esta opção).
Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar.
Para servir ou guardar
Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade. Deixe esfriar um pouco antes de cortar. Se for guardar ou embalar, deixe o pão esfriar completamente, a fim de manter a casquinha crocante!
Em breve novidade: Pão italiano integral!
Agora estamos testando uma nova receita utilizando farinha integral. No entanto, teremos que fazer novos testes, pois na primeira tentativa a massa não pegou forma com as proporções desta receita. Assim que a dominarmos, posto para vocês!
Receitas Bárbaras
- Bolo de banana sem glúten e proteico
- Caldo de legumes caseiro utilizando sobras
- Receita de cookies com ou sem recheio de Nutella
- Receita de Strogonoff de Lula