Como ir para Nami Island saindo de Seul: vale a pena ir por conta própria?
Nami Island é um dos bate-voltas mais famosos saindo de Seul. Está em praticamente todo roteiro de primeira viagem para a Coreia do Sul — especialmente para quem gosta de cenários de natureza, quer encaixar um dia mais tranquilo no meio de dias intensos de viagem e doramas — afinal, a ilha foi locação de um dos mais famosos, Winter Sonata.
Se você ainda está montando seu planejamento, recomendo começar pelo meu Guia Completo da Coreia do Sul, onde explico como organizar a viagem do zero.
É possível fazer por conta própria ou precisa de tour?
Nós fomos sozinhos, usando transporte público, sem agência, sem pacote e sem complicação. E a resposta é simples: dá para fazer tranquilamente.
Até mesmo se você quiser incluir outros pontos clássicos que estão incluídos nos tours com agência como o Petite France, Italian Villagei, duas vilas temáticas, e Garden of Morning Calm, um jardim que até mesmo no inverno é uma opção interessante pois ocorre um festival de lanternas, que fica mais bonito durante a noite.
Porém há um detalhe importante que pode fazer você perder algumas horas do seu dia — e foi exatamente o que aconteceu com a gente.
Neste post eu vou te mostrar:
- como ir para Nami Island saindo de Seul
- se o T-Money funciona
- onde comprar os ingressos
- quanto tempo reservar
- e a dica prática que eu gostaria de ter sabido antes de ir.

Como chegar até o píer da balsa da Nami Island: O passo a passo saindo de Seul
Nami Island fica em Gapyeong (가평), província de Gyeonggi-do, cerca de 70 km do centro de Seul.
Usando transporte público, há duas opções principais de trem até a Gapyeong Station:
- Trem ITX-Cheongchun (o mais rápido)
– Parte das estações Yongsan Station ou Cheongnyangni Station;
– Trem expresso com assentos marcado;
– Leva cerca de 1 hora a partir de Yongsan ou cerca de 30–35 minutos saindo de Cheongnyangni;
– É a opção mais confortável, mas você precisa comprar o bilhete com antecedência (Klook, Trip.com ou nas máquinas da estação);
– Não é possível pagar com T-Money. - Trem comum (Linha Gyeongchun – o mais barato) –
– Você pode acessá-lo nas estações Yongsan, Cheongnyangni ou Sangbong do metrô;
– A viagem leva cerca de 1h20 a 1h40, dependendo da estação de embarque;
– Não há assentos marcados, o trem pode ir cheio em horários de pico;
– Pode pagar com seu T-Money.
Para simular os horários e valores dos trens, use o Naver Maps — explico como usar esse e outros aplicativos no post sobre Apps essenciais para viajar pela Coreia do Sul.
Ao desembarcar na Gapyeong Station, você ainda precisa ir até o pier para pegar a balsa para Nami Island. As opções são:
- A pé – cerca de 1,5 km (15–20 minutos);
- Ônibus comum – você usa seu T-Money (cerca de 1.500 won por trecho em jan/2026) e leva aproximadamente 5–10 minutos. O único inconveniente é que ele passa a cada 20–30 minutos;
- Ônibus hop-on hop-off – ideal para quem pretende visitar também vilas e jardins da região. Por cerca de 8 mil won (jan/2026), você pode usá-lo ilimitadamente ao longo do dia;
- Táxi ou carro por aplicativo – opção prática, rápida, mas bem mais cara.
Qual opção escolhemos
Pegamos um ônibus até a Cheongnyangni Station. Lá compramos o ticket do ITX nas máquinas da estação com destino à Gapyeong Station, para um trem que saía cerca de 15 minutos depois.

Como explico no guia completo sobre o T-Money, não é possível utilizá-lo nos trens ITX. A boa notícia é que as máquinas aceitam cartão de crédito internacional (como Wise e Nomad), então a compra é simples e rápida.
O trajeto levou aproximadamente 30–35 minutos, já que embarcamos em Cheongnyangni — uma estação mais próxima de Gapyeong do que Yongsan, que usei como referência acima.
Ao sair da estação de Gapyeong, o ponto de ônibus (tanto do comum quanto do hop-on hop-off) fica logo em frente. Como o ônibus comum havia acabado de passar, decidimos ir a pé. A caminhada é tranquila e levou menos de 20 minutos.
Como cruzar o rio para Nami Island – balsa ou tirolesa?
Existem duas formas de chegar na Nami Island a partir do porto:
- a clássica ida de balsa;
- a emocionante ida de tirolesa.
Simplesmente pelo fato de termos achado o preço da tirolesa salgado que decidimos ir de balsa!
O ingresso da balsa inclui ida e volta em balsa e entrada na ilha. Já o ticket da tirolesa inclui ida na tirolesa, entrada na ilha e volta de balsa.

Por ser baixa temporada, compramos os tickets na hora, e por causa disso vimos que tinha desconto comprando pelo QR code da Trip.com, disponível próximo à bilheteria!!
Dica bárbara: cheque pelo app da Trip.com se é possível comprar o ingresso com desconto antecipadamente!
O que fazer na Nami Island
A ilha não é aquele lugar cheio de atividades para fazer. O legal aqui é caminhar sem pressa, curtindo a paisagem que muda a cada estação do ano.
- No verão é um refresco para as temperaturas altas devido ao frescor dado pela sombra das árvores. Há atividades aquáticas como pedalinho, passeios de barco, escorregadores, tudo com objetivo de se refrescar;
- No outono as cores alteram totalmente o visual da ilha. Eu sou fascinada pelas cores de estação. Fomos para o Japão e nordeste do EUA nesta época e foi de cair o queixo;
- No inverno as árvores perdem as folhas, o rio e as fontes congelam e, se der sorte, o chão estará coberto por neve. Tem a grande vantagem de ser baixa temporada e poder curtir o visual, o som das poucas aves sem o caos dos turistas;
- Na primavera as cores das flores aparecem e algumas atividades aquáticas começam a voltar a funcionar.
Os pontos que acabam ficando sempre cheios são aqueles relacionados ao dorama “Winter Sonata”, como o cartão postal do corredor de sequoias.

Há alguns restaurantes na ilha. Considerando a localização, não eram tão caros.
Recomendamos o Nammoon Korean Restaurant. Comida coreana bem servida, gostosa e preço justo. O chazinho cortesia foi um diferencial, já que fazia um friozinho gostoso naquele dia e tomar um chazinho assim que chegamos nos aqueceu!

Reserve cerca de 2-3 horas se não for almoçar por lá ou 3-4 horas se decidir almoçar. Caso vá na época em que há outras atividades abertas, pode ser um passeio de dia inteiro.
Caso queira visitar outros pontos, como as vilas ou o jardim, é só voltar para o píer e lá pegar o ônibus comum ou o turístico para os próximos pontos de interesse.
Voltando para Seul. Ops, cometemos um erro!
Após umas 3-4 horas curtindo a ilha, iniciamos nosso retorno para Seul. Dessa vez pegamos o ônibus para voltar para a estação. Ao chegar lá, fomos às máquinas do ITX comprar nosso ticket de volta.
Para nossa surpresa, só havia lugares disponíveis a partir das 17h. Eram pouco mais das 15h quando chegamos. Tentamos outras estações, porém todos cheios.
Pensamos no trem comum mas, naquele momento, não sabíamos qual estação escolher e havia vários turistas passando pela mesma situação – confesso que neste momento me achei menos idiota, afinal até os coreanos acharam que teriam lugares disponíveis nesta época do ano!!!
Com medo de voltar ainda mais tarde, acabamos comprando o das 17h mesmo, ao invés de pesquisar mais a fundo como voltar de trem comum, que talvez tivesse nos poupado uns 30-45 minutos de espera. Paciência, pequei por não ter pesquisado tão bem todas as possibilidades.
Mas você não terá esse problema, porque você leu esse post!

Assim, para não COMETER ESTE ERRO, tenha em mente que:
- ⚠️ Se você vai usar o ITX, compre seu ticket de volta assim que chegar pela manhã.
Mesmo na baixa temporada, os lugares no ITX podem ser limitados. Então, ao chegar na estação Gapyeong pela manhã já compre seus tickets de volta. Melhor enrolar um pouco mais na ilha, tomando um café ou só curtindo a paisagem, que ficar sentado na sala de espera do trem.
- Caso o ITX esteja esgotado e você não queira esperar, pegue o trem comum (Linha Gyeongchun) na mesma estação Gapyeong com destino a Sangbong ou Cheongnyangni. É mais demorado, mas o embarque é imediato com o T-Money!
Vale a pena ir para Nami Island por conta própria?
Sim ou com certeza??!!! Num primeiro momento pode parecer complicado, mas foi muito fácil e tranquilo chegar em Nami Island sem agência. Dessa forma:
- acordamos na hora que deu vontade;
- tomamos café da manhã tranquilos;
- fomos para a estação e pegamos o primeiro trem disponível;
- ficamos o tempo que quisemos na ilha;
- almoçamos onde a gente queria;
- voltamos quase na hora que a gente queria (hahahaha)
⚠️ Se você vai usar o ITX, compre seu ticket de volta assim que chegar pela manhã.
- não queríamos visitar outros pontos da região. Em um tour seríamos forçados a isso;
- pagamos muito menos por uma experiência muito mais agradável!

Assim, espero que com este guia de como ir para Nami Island por conta própria, você também possa desfrutar dessa experiência bárbara sem medo de passar por perrengue!
FAQ
Sim. É totalmente possível ir de transporte público usando trem até Gapyeong e depois ônibus ou caminhada até o píer.
Sim, no trem comum da linha Gyeongchun e nos ônibus locais. Porém, no trem ITX é necessário comprar bilhete separado.
Na baixa temporada, geralmente não é necessário comprar antecipadamente, mas vale verificar se há desconto nos ingressos online. Já na alta temporada, é recomendado garantir tanto o ingresso da ilha quanto o bilhete do trem ITX com antecedência, pois os lugares podem esgotar.
Entre 3 e 4 horas é suficiente para conhecer a ilha com calma. Caso inclua outros pontos em Gapyeong, reserve o dia inteiro.


